Budismo - Sangha Online
DÚVIDAS SOBRE O BUDISMO?

Registre-se e nos envie sua pergunta que talvez possamos ajuda-lo, independente de sua religião!
Todos são bem-vindos para dialogarem e pesquisarem aspectos do Budismo. Registrando-se você poderá enviar suas dúvidas particularmente à Administração ou à Comunidade, como exemplos:

No Budismo não podemos ter desejos?
Como o Buddha comia carne? E o vegetarianismo?
O Nirvana é o vazio? É eterno e é uma extinção do ser?
O que significa não-eu? O Budismo é niilista?
O que é prazer no Budismo? E paz interior?
Budismo crê em Devas, logo ele é Politeísta?
No Budismo nos isolamos? Como se relacionar com pessoas?
Como meditar? Budismo crê em super-poderes?!
Posso praticar sem crer no renascimento?
Budismo é religião ou filosofia? Por que há tanta idolatria?


Dialogue sobre essas e outras questões aqui.
Budismo - Sangha Online
DÚVIDAS SOBRE O BUDISMO?

Registre-se e nos envie sua pergunta que talvez possamos ajuda-lo, independente de sua religião!
Todos são bem-vindos para dialogarem e pesquisarem aspectos do Budismo. Registrando-se você poderá enviar suas dúvidas particularmente à Administração ou à Comunidade, como exemplos:

No Budismo não podemos ter desejos?
Como o Buddha comia carne? E o vegetarianismo?
O Nirvana é o vazio? É eterno e é uma extinção do ser?
O que significa não-eu? O Budismo é niilista?
O que é prazer no Budismo? E paz interior?
Budismo crê em Devas, logo ele é Politeísta?
No Budismo nos isolamos? Como se relacionar com pessoas?
Como meditar? Budismo crê em super-poderes?!
Posso praticar sem crer no renascimento?
Budismo é religião ou filosofia? Por que há tanta idolatria?


Dialogue sobre essas e outras questões aqui.


Comunidade dedicada a simpatizantes e seguidores (de todas as escolas) do Budismo, visando à pesquisa e ao diálogo. Participe!
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

Se você já se registrou, apresente-se aqui e tire suas dúvidas sobre Budismo!
Registre-se para expor seus pontos de vista - isso independe de sua religião!
Bem-vindo
Bem-vindo ao Fórum Sangha Online!

Registre-se para dialogar com outras pessoas interessadas no Budismo e para ter acesso a todo o conteúdo para pesquisa sobre o mesmo.

Qualquer dúvida, ficaremos felizes em ajudar!
Últimos assuntos
» Budismo
Quem somos - Objetivos do Fórum Empty por  Liliane Nascimento
Qui 18 Out 2018 - 14:22

» Sobre este Fórum: Dúvidas sobre o Budismo
Quem somos - Objetivos do Fórum Empty por  Convidado
Qua 17 Out 2018 - 10:46

» Templos
Quem somos - Objetivos do Fórum Empty por  Vickimie
Qui 13 Set 2018 - 18:11

» Grupo, sobre Budismo, no Whatsapp
Quem somos - Objetivos do Fórum Empty por  Vickimie
Qui 13 Set 2018 - 16:06

» Nova aqui
Quem somos - Objetivos do Fórum Empty por  Vickimie
Qui 13 Set 2018 - 16:04

» Significado de uma palavra para o budismo
Quem somos - Objetivos do Fórum Empty por  rodrigoL8
Ter 8 maio 2018 - 17:10

» Apresentação dum gaúcho
Quem somos - Objetivos do Fórum Empty por  Roger Otavio
Ter 1 maio 2018 - 22:47

» Apresentação
Quem somos - Objetivos do Fórum Empty por  douglinh4
Seg 23 Abr 2018 - 5:22

» Introduction - Introdução
Quem somos - Objetivos do Fórum Empty por  ritthichai
Qua 28 Mar 2018 - 7:19

» Apresentação - Dúvida: história do Mahayana
Quem somos - Objetivos do Fórum Empty por  Ciro_Vasconcelos
Qua 14 Mar 2018 - 14:04

» Newsletter: Do que você precisa para ser feliz?
Quem somos - Objetivos do Fórum Empty por  leite_paulo
Qui 1 Mar 2018 - 6:16

» Praticar o budismo visando algum beneficio é apego?
Quem somos - Objetivos do Fórum Empty por  Rian
Dom 25 Fev 2018 - 8:26

Geral
Quem somos
Regras Gerais
Apresente-se
Precisa de ajuda?
Por que Sangha Online?
O Básico do Budismo
Introdução ao Budismo
A Vida de Buda
Tire suas Dúvidas!
O que o Budismo não é
Como meditar
5 Preceitos para Virtude
Meditação altera genes
Dúvidas Frequentes
Budismo é religião?
Budismo é ateísta?
Como virar budista?
O que é Fé no Budismo?
Preciso ser vegetariano?
O que significa o Lótus?
Votação
Atualmente, qual preceito você tem mais dificuldade para manter?

Abstenção de matar intencionalmente.
Quem somos - Objetivos do Fórum Empty7%Quem somos - Objetivos do Fórum Empty
 7% [ 56 ]

Abstenção de tomar o que não foi dado (roubar).
Quem somos - Objetivos do Fórum Empty3%Quem somos - Objetivos do Fórum Empty
 3% [ 21 ]

Abstenção de conduta sexual imprópria.
Quem somos - Objetivos do Fórum Empty22%Quem somos - Objetivos do Fórum Empty
 22% [ 177 ]

Abstenção de linguagem incorreta.
Quem somos - Objetivos do Fórum Empty44%Quem somos - Objetivos do Fórum Empty
 44% [ 344 ]

Abstenção de tomar álcool e outros embriagantes.
Quem somos - Objetivos do Fórum Empty24%Quem somos - Objetivos do Fórum Empty
 24% [ 191 ]

Total de votos: 789
Quem está conectado?
3 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 3 visitantes

Nenhum






Compartilhe
 

 Quem somos - Objetivos do Fórum

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
William - Admin

Admin
William - Admin

Masculino
Local : SP
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 504

Quem somos - Objetivos do Fórum Empty
Mensagem Quem somos - Objetivos do Fórum EmptyQui 1 Ago 2013 - 15:35

Buddha Quem somos - Objetivos do Fórum Buddha 
Este Fórum foi criado com o intuito de reunir seguidores e simpatizantes do Budismo dispersos pelo Brasil, e outros países, em um só lugar para diálogo e pesquisa focado em língua portuguesa. Este Site não tem fins lucrativos.
É perceptível que o Budismo, como religião oriental ainda pouco reconhecida no Brasil, muitas vezes é mal interpretado, o que acaba por fazer com que muitas pessoas construam opiniões precipitadas sobre essa doutrina e, consequentemente, um preconceito. Assim sendo, esse Fórum tem a pretensão de ser uma fonte confiável acerca da mensagem passada pelo Budismo, a fim de poder disponibilizar aos seus interlocutores as verdadeiras características dessa religião através de traduções de textos, discursos do Dhamma e compartilhamento de conhecimentos entre a Administração e a Comunidade.
E mais do que isso, esse Fórum pretende ser um palco de esclarecimento de dúvidas pessoais - assim, o internauta poderá não só aprender mais sobre o Budismo, mas também enviar suas próprias dúvidas para a Comunidade e dialogar uns com os outros acerca dos seus questionamentos e ideias.
Importante frisar, nesse ponto, que a Administração desse site não tem formação monástica ou em filosofia Budista, mas busca ajudar apenas até o ponto em que seu conhecimento de estudos e prática permitirem. O mesmo se refere a qualquer membro que se interesse em ajudar, isto é, mesmo sem qualquer formação especial, toda a intenção em ajudar é bem-vinda.
Percebe-se também que muitas pessoas que têm adquirido interesse pelos ensinamentos do Buda estão isoladas, distantes de centros de Estudos do Budismo e sequer conhecem pessoas informadas sobre o mesmo. Assim, esse site poderá ser usado para reunião de pessoas para debate e pesquisa, incluindo todos aqueles que não puderem ter contato pessoal com alguém interessado nessa filosofia.
Vale ressaltar que esse Fórum, apesar de frisar mais conceitos da Escola Theravada (saiba o porquê em Qual a Escola Budista abordada pelo Fórum?), se compromete a disponibilizar aos seus leitores fonte de pesquisas sobre todas as Escolas do Budismo e buscará garantir a boa convivência entre os praticantes de todas elas, apesar de eventuais diferenças na maneira de abordar a religião.
Assim, os Objetivos desse Fórum resumem-se em:
- Ser uma fonte fiel, verdadeira e abrangente para pesquisas sobre o Budismo;
- Servir de dispositivo de interação online entre pessoas interessadas no Budismo;
- Prover atendimento atencioso e dirigido a dúvidas particulares e pessoais;
- Disponibilizar meios para que interessados na religião, especialmente os isolados de centros de Estudos do Budismo por serem moradores de cidades pequenas ou remotas, possam conhecer outras pessoas interessadas nos ensinamentos do Buda.
Para saber quais são as Normas Básicas em vigor nesse Site, leia: Regras Gerais.
Quem somos - Objetivos do Fórum Mensag13
 Que um grande número de seres se beneficie desse Canal do Dharma.
Ir para o topo Ir para baixo
https://sangha-online.forumeiros.com
arnon.cardoso

Discípulos
arnon.cardoso

Masculino
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 4

Quem somos - Objetivos do Fórum Empty
Mensagem Quem somos - Objetivos do Fórum EmptyDom 23 Abr 2017 - 19:54

olá, me chamo Arnon,
estou pesquisando o budismo, pois achei nele uma forma de acalmar o meu interior e ver as coisa de uma maneira mais ampla
Não tenho tido tempo de ir a um centro budista, pois o mais próximo fica longe de onde moro
Alguém poderia me dar alguns conselhos sobre o que fazer para praticar o budismo no meu dia a dia e algumas dicas para meditação?, pois ainda não tenho quem me oriente sobre o caminho de Buda
Ir para o topo Ir para baixo
William - Admin

Admin
William - Admin

Masculino
Local : SP
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 504

Quem somos - Objetivos do Fórum Empty
Mensagem Quem somos - Objetivos do Fórum EmptySeg 1 maio 2017 - 21:19

Olá Arnon. A ideia do Fórum é justamente prover um espaço para que todos possam trocar experiências, ideias e conselhos... Só enfatizo que um aconselhamento de nível de mestre-discípulo você não deve esperar por aqui, certo? A intenção aqui não é construir uma relação de professores-alunos, mas apenas de praticantes ajudando outros praticantes.

De qualquer forma, pode fazer perguntas, ou mesmo tentar ajudar outras pessoas. Essa é a intenção desse espaço.

Para investigar e aprender mais sobre o Budismo, sempre aconselho como início o site acessoaoinsight. Inclusive há seções no site para iniciantes, os quais aconselho muitíssimo.

Sobre praticar o Budismo no dia a dia... de início, tente pelo menos observar os fatos, as pessoas e a si mesmo de acordo com os ensinamentos do Buddha sobre impermanência. Porque o pontapé inicial para praticar o caminho é primeiro começar a compreendê-lo, mesmo que superficialmente, por meio da contemplação e reflexão.
Portanto, comece pelo começo - as 4 nobres verdades. Olhe para a sua vida, para as pessoas, para os fenômenos, e veja como a impermanência está presente em tudo. Veja como nada, naturalmente, pode ser eternamente satisfatório porque tudo está mudando. As pessoas mudam, as personalidades mudam, o tempo muda, as experiências mudam, as paisagens mudam, nossa visão envelhece, o prazer de ouvir os mesmos sons se desgastam... nada é estável. Por causa disso o Buddha disse para olharmos para essa característica do mundo e reconhecermos que nada pode ser eternamente satisfatório, porque nada é estável: nem o que experienciamos, nem o que gostamos ou não gostamos.

Por isso o Buddha sugere investigarmos essa verdade lá fora, bem como aqui dentro (neste corpo, nestes pensamentos, nesta mente), para pararmos de confiarmos nossa felicidade a essas coisas. Em vez disso, passamos a conhecer a alegria que vem da generosidade, de ajudar aos outros, de sermos pacientes, de sermos acolhedores, de sermos virtuosos... depois, conhecemos a alegria da mente meditativa, da tranquilidade, da paz mental, da equanimidade. 
Com essas duas bases, virtude e meditação, que desenvolvemos a terceira -> sabedoria.

Assim resume-se o Nobre Caminho Óctuplo: virtude -> meditação -> sabedoria.

Comece contemplando, estudando e observando isso, de início.

Na verdade, Budismo é basicamente só isso mesmo, esses 3 passos. Ou as 4 Nobres Verdades. Comece nisso.

Basicamente, o início é reflexão/contemplação + conhecer a alegria da generosidade e da virtude. Só isso já será de muito benefício para todos os seres, incluindo você mesmo!  Reverência

E só lembrando: isto não é uma aula ou um ensinamento. É apenas um praticante tentando ajudar o outro, ok?  Feliz
Ir para o topo Ir para baixo
https://sangha-online.forumeiros.com
Ítalo B de M

Discípulos
Ítalo B de M

Masculino
Idade : 35
Local : Criciúma
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 11

Quem somos - Objetivos do Fórum Empty
Mensagem Quem somos - Objetivos do Fórum EmptyTer 2 maio 2017 - 9:10

arnon.cardoso escreveu:
olá, me chamo Arnon,
estou pesquisando o budismo, pois achei nele uma forma de acalmar o meu interior e ver as coisa de uma maneira mais ampla
Não tenho tido tempo de ir a um centro budista, pois o mais próximo fica longe de onde moro
Alguém poderia me dar alguns conselhos sobre o que fazer para praticar o budismo no meu dia a dia e algumas dicas para meditação?, pois ainda não tenho quem me oriente sobre o caminho de Buda

Sendo bem objetivo: sente, faça silêncio e respire conscientemente.
Tente fazer disso um hábito. Paralelamente, procure estudar.
Estude o que é meditação. Estude o Dharma. Entenda quem foi Buda.

Livre-se de conceitos pré-concebidos; permita-se aprender.

Aliar estudo, reflexão e prática é um caminho interessante. Não há um único caminho.

Talvez, ao evoluir no budismo, você perceba que este não é o seu lugar; talvez perceba que o Espiritismo (ex.) lhe seja mais atraente.
Não há o menor problema nisso. 

O importante é caminhar. Inicie.

Sugestões de um colega praticante :)
Ir para o topo Ir para baixo
William - Admin

Admin
William - Admin

Masculino
Local : SP
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 504

Quem somos - Objetivos do Fórum Empty
Mensagem Quem somos - Objetivos do Fórum EmptySáb 13 maio 2017 - 12:53

Ítalo B de M escreveu:

Livre-se de conceitos pré-concebidos; permita-se aprender.

Boa postagem!

"Quando o discípulo está pronto, o mestre aparece." Só desperta a sabedoria, quem é humilde para abrir a mente e o coração para olhar para a realidade como ela de fato é. E, se for difícil entender o que é para olhar, apenas busque as indicações do Buddha. Olhe a impermanência, olhe a inconstância, olhe a alegria proveniente da virtude, olhe qual o sentido dos pensamentos. Deixe essas coisas seguirem seu próprio fluxo, enquanto permanece atento, contemplando-os e investigando-os!  Feliz
Ir para o topo Ir para baixo
https://sangha-online.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado



Quem somos - Objetivos do Fórum Empty
Mensagem Quem somos - Objetivos do Fórum Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Quem somos - Objetivos do Fórum

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Honestidade sobre os nossos objetivos
» [Vídeo] Por que somos felizes (ou infelizes)?
» Quem sou eu ...
» Data de Fundação do Fórum
» O Fórum se utiliza do Páli ou do Sânscrito?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Budismo - Sangha Online :: Geral :: Sobre o Fórum-