Budismo - Sangha Online
DÚVIDAS SOBRE O BUDISMO?

Registre-se e nos envie sua pergunta que talvez possamos ajuda-lo, independente de sua religião!
Todos são bem-vindos para dialogarem e pesquisarem aspectos do Budismo. Registrando-se você poderá enviar suas dúvidas particularmente à Administração ou à Comunidade, como exemplos:

No Budismo não podemos ter desejos?
Como o Buddha comia carne? E o vegetarianismo?
O Nirvana é o vazio? É eterno e é uma extinção do ser?
O que significa não-eu? O Budismo é niilista?
O que é prazer no Budismo? E paz interior?
Budismo crê em Devas, logo ele é Politeísta?
No Budismo nos isolamos? Como se relacionar com pessoas?
Como meditar? Budismo crê em super-poderes?!
Posso praticar sem crer no renascimento?
Budismo é religião ou filosofia? Por que há tanta idolatria?

Dialogue sobre essas e outras questões aqui.

Comunidade dedicada a simpatizantes e seguidores (de todas as escolas) do Budismo, visando à pesquisa e ao diálogo. Participe!

InícioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Se você já se registrou, apresente-se aqui e tire suas dúvidas sobre Budismo!
Registre-se para expor seus pontos de vista - isso independe de sua religião!
Bem-vindo
Bem-vindo ao Fórum Sangha Online!

Registre-se para dialogar com outras pessoas interessadas no Budismo e para ter acesso a todo o conteúdo para pesquisa sobre o mesmo.

Qualquer dúvida, ficaremos felizes em ajudar!
Últimos assuntos
» Novo por aqui!
por  Bruno Kyber
Qua 13 Set 2017 - 12:11

» Professores leigos
por  Ed
Ter 5 Set 2017 - 19:32

» Grupo, sobre Budismo, no Whatsapp
por  Pedro
Seg 4 Set 2017 - 21:51

» Apresentação
por  Administrador
Dom 13 Ago 2017 - 19:26

» O Samsara
por  Erick
Qua 28 Jun 2017 - 12:46

» A Meditação e o Mosquito: Uma Reflexão Sobre Concentração e Virtude
por  Erick
Qua 28 Jun 2017 - 12:41

» A descrição de Arahants e Ariyas para Nirvana
por  Administrador
Dom 11 Jun 2017 - 8:07

» Bom dia - pergunta
por  Erick
Qui 1 Jun 2017 - 8:25

» Oferendas
por  Administrador
Sab 13 Maio 2017 - 13:54

» Meditação altera genes
por  Administrador
Sab 13 Maio 2017 - 13:16

Geral
Quem somos
Regras Gerais
Apresente-se
Precisa de ajuda?
Por que Sangha Online?
O Básico do Budismo
Introdução ao Budismo
A Vida de Buda
Tire suas Dúvidas!
O que o Budismo não é
Como meditar
5 Preceitos para Virtude
Meditação altera genes
Dúvidas Frequentes
Budismo é religião?
Budismo é ateísta?
Como virar budista?
O que é Fé no Budismo?
Preciso ser vegetariano?
O que significa o Lótus?
Votação
Atualmente, qual preceito você tem mais dificuldade para manter?

Abstenção de matar intencionalmente.

Abstenção de tomar o que não foi dado (roubar).

Abstenção de conduta sexual imprópria.

Abstenção de linguagem incorreta.

Abstenção de tomar álcool e outros embriagantes.
Exibir resultados
Quem está conectado
3 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 3 Visitantes

Nenhum

Compartilhe | .

Chat Oficial

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Administrador

Admin

Masculino
Local : SP
Define-se budista? : Sim

Mensagem Sab 29 Jun 2013 - 21:32

Chat Oficial
Este é o Tópico para Conversação Oficial do Site Sangha Online.
Sintam-se livres para conversarem sobre qualquer assunto, seja sobre Budismo, um assunto alheio como gastronomia ou sobre sua vida pessoal.
Este espaço é para uma reunião dentre os membros desse Site para que todos possam interagir, apresentar suas opiniões e conhecer uns aos outros.
* Você pode criar outros Tópicos nesse Fórum para criar novos Chats, enquetes ou para falar de assuntos de seu interesse, podendo ser desde Culinária e Cinema até Política e Literatura. Antes, porém, esteja por dentro das Considerações para abrir um Chat.
Monges Budistas Theravada reunidos em torno de uma estátua do Buda.
O diálogo é uma ação transformadora com não-violência.

Última edição por Administrador em Qui 12 Dez 2013 - 20:09, editado 4 vez(es)
http://sangha-online.forumeiros.com
Administrador

Admin

Masculino

Mensagem Seg 12 Ago 2013 - 12:33

Olá pessoal! O Fórum estagnou porque me encontro um pouco ocupado rs
De qualquer forma, postem seus comentários e outras coisas convenientes, que vocês têm feito? Risonho 
Vi alguns membros novos também, espero que todos possam se apresentar e realmente interagir, porque o diálogo é tão importante quanto o estudo...
Não sei bem quando poderei postar novos assuntos úteis, de qualquer forma compartilhem aqui o que vocês tem feito e em que outros sites vocês tem estudado sobre o Budismo ou sobre a mente ou algo ligado a isso, de tal forma que vocês também possam trazer sua riqueza e conhecimento ao Site!
Assim que arrumar um tempo, pretendo traduzir e postar aqui um texto de Ajahn Thanissaro falando sobre algumas coisas importantes para se fazer no dia a dia que melhoram a Meditação, afinal, meditar sem mudar o estilo de vida pode não mudar muita coisa!

Além disso, saindo um pouco do assunto, o Chat precisa começar a ser usado, levantem algumas discussões se quiserem, compartilhar conhecimento só enriquece a nós mesmos e aqueles que estão a nossa volta! Feliz 
Até mais Oi/Tchau
Leo

Discípulos

Masculino
Local : MG
Define-se budista? : Não

Mensagem Seg 12 Ago 2013 - 18:14

Administrador escreveu:
De qualquer forma, postem seus comentários e outras coisas convenientes, que vocês têm feito? Risonho 
 Olá Admin! eu tenho mesmo é dado umas olhadas em sites mais do zen budismo, como o da www.monjacoen.com.br!

Administrador escreveu:
Assim que arrumar um tempo, pretendo traduzir e postar aqui um texto de Ajahn Thanissaro falando sobre algumas coisas importantes para se fazer no dia a dia que melhoram a Meditação, afinal, meditar sem mudar o estilo de vida pode não mudar muita coisa!
quem sabe isso não me ajuda na minha meditação, porque ela não está muito boa Irônico 
Fico esperando lol

_________________________________________________________________________________________________
    “O tempo rapidamente se esvai e a oportunidade se perde. Cada um de nós deve
      se esforçar para acordar, para despertar. Não desperdice a sua vida.”

Administrador

Admin

Masculino

Mensagem Ter 20 Ago 2013 - 11:07

Já está no Fórum "Conselhos para a prática", Leo! De qualquer forma, não desanime e olhe para sua meditação: "Por que ela não está boa?"... Apesar de não se sentir bem durante a meditação, pergunte com compaixão - qual o problema?
Seja paciente e compassivo consigo mesmo. Lembre-se que limpar uma sala pode ser desagradável, mas essa atividade é necessária para deixa-la limpa, então, limpe com contentamento, medite com contentamento, seja essa meditação boa ou ruim! Feliz 

Aliás pessoal, desmembrei o tópico Apresentações... Agora vou deixar para que cada um se apresente no seu próprio tópico. Coloquei Apresentação [nome] do membro, se vocês quiserem mudar o nome do tópico de vocês, tentem fazer a edição ou me avisem! Muito feliz 
AuroraVon

Discípulos

Feminino

Mensagem Dom 16 Fev 2014 - 2:13

Vcs acham que o budismo é uma ameaça aos mafiosos, gananciosos que manipulam e que querem dominar o mundo?
Administrador

Admin

Masculino

Mensagem Dom 16 Fev 2014 - 22:05

AuroraVon escreveu:
Vcs acham que o budismo é uma ameaça aos mafiosos, gananciosos que manipulam e que querem dominar o mundo?

Eu penso que um governante comum de hoje, isto é, com a mentalidade que temos visto por aí [rs], não gostaria de ter um país constituído de pessoas que observassem as próprias mentes, as próprias intenções por trás dos atos e que se sentassem em um momento do dia para pensar em como estão vivendo suas vidas - resumindo, nenhum governante ou qualquer outro manipulador, como um manipulador x midiático, gostaria de lidar com pessoas que são capazes de pensar e de deixar de pensar também. Porque pensar é uma parte do Budismo - fazer sugestões à mente para que ela modifique os próprios hábitos; mas deixar de pensar também - silenciar a mente quando ela ficar proliferando sem atenção ou trazê-la a um local de descanso. Ser capaz de usar os pensamentos e larga-los no momento desejado é sinal de uma mente treinada, pronta para se recondicionar; mas o comumente desejado são mentes desatentas prontas para serem condicionadas por qualquer coisa.
Afinal, é isto o que acontece conosco: sofremos lavagens cerebrais constantes. Os ensinamentos do Buddha aconselham justamente a treinar a mente para conseguir observar esses condicionamentos e, depois, alterá-los.
É incrível observar os hábitos da mente depois de uma boa meditação, porque tudo parece mais devgar, não é? Você sai com aquele êxtase meditativo e tudo parece ocorrer mais devagar. Se surge raiva, ansiedade ou um pensamento inapropriado, a mente percebe na hora - mesmo antes de surgir a mente já sabe: "Visto que fui condicionado assim, esse fato que acabou de acontecer vai gerar sentimento x", mas isso tudo em milissegundos rs
Só que não é que tudo está mais devagar, é só impressão - depende da mente. É incrível que quando estamos com pressa pensamos demais - por quê? Parece que estamos fazendo as coisas mais depressa, não é? rs Se você aprender a silenciar a mente, experimente fazer as coisas naquela correria mas com uma mente que não se envolve em proliferações. Você sente um sentimento estranho do tipo "Não estou sendo rápido o suficiente", porque quando a cabeça está agitada, parece que estamos sendo mais eficientes, mas isso é ilusão. Podemos praticar o Budismo mesmo na vida moderna e corrida, desde que aprendamos a usar o corpo e mente corretamente - o corpo corre para executar as tarefas da vida moderna, mas a mente permanece estável.
A mente extasiada que vê as coisas como mais devagar também é impressão. Tudo continua no seu ritmo, mas é que a Atenção está diferente - ela está mais afiada e capta mais coisas. Com essa atenção proveniente de uma mente treinada com Virtude, Contentamento, Contenção e Meditação podemos nos libertar de muitas lavagens cerebrais, e isso não deixaria nenhum ambicioso contente.
Além disso, aprender a estar contente com coisas como Virtude e Paz Interior faz com que nossas necessidades sensuais diminuam, mas o que o mundo quer são pessoas mais sedentas, pessoas mais ansiosas que precisam gastar mais com comida, com cinema, assistindo TV ou seja lá o que for. Ninguém ganha dinheiro se seus consumidores potenciais gastarem tempo sentados em meditação ou prestando um serviço comunitário - não são pessoas virtuosas que a sociedade moderna deseja. Estamos buscando conforto demais para o corpo, mas isso só o torna mais exigente. Aqueles que buscam conforto na mente e ainda não buscam tanto conforto para o corpo, descobrem uma verdadeira paz que não trará vazio ou descontentamento depois (o que acontece com os prazeres sensuais). E quando não somos muito exigentes com os confortos para o corpo, como comida, é muito fácil estar satisfeito em um enorme número de situações, porque o que seria um absurdo para outras pessoas, para nós está até bom demais. E o que estaria ruim para outros, para nós está bom o suficiente.
Essa é uma opinião. Todos devem ter grandes ideias  Feliz 
Franciscojose

Discípulos

Masculino

Mensagem Dom 25 Jan 2015 - 2:05

Quem tiver interesse em entrar num grupo de whatsapp para conversar sobre espiritualidade sob uma ótica universalista (sem se prender a uma religião em específico) me chame pelo whatsapp no 7581063479
Eugênio

Discípulos

Masculino

Mensagem Qua 4 Mar 2015 - 19:57

Pessoal gostaria de saber se a Sangha, tem algum grupo de meditação online seja por página com alguém guiando ou pelo skype?
Sinto falta de a samghha online pois me reúno só 1 vez por semana com meu grupo budista em minha cidade. Acho que se ainda não tem poderíamos pensar no assunto existem sites gratuitos que permitem videoconferências.
ADRIANO FREITAS

Discípulos

Masculino

Mensagem Ter 26 Abr 2016 - 22:48

Olá Francisco. Vou adicionar vc no whatsapp para trocar experiência nessa caminhada espiritual ok
Conteúdo patrocinado

Mensagem

Chat Oficial

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Tópicos similares

-
» A CURA DO FILHO DE UM OFICIAL
» chat ou grupo de apoio para quem está a ter ataques de panico
» Alguém sabe se saiu alguma coisa no Diário Oficial ou Folha Dirigida?
» Quantidade de inscritos (OFICIAL).
» SD PM espulso por deixar de acender luz na UPP.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Budismo - Sangha Online :: Comunidade :: Chat-