Budismo - Sangha Online
DÚVIDAS SOBRE O BUDISMO?

Registre-se e nos envie sua pergunta que talvez possamos ajuda-lo, independente de sua religião!
Todos são bem-vindos para dialogarem e pesquisarem aspectos do Budismo. Registrando-se você poderá enviar suas dúvidas particularmente à Administração ou à Comunidade, como exemplos:

No Budismo não podemos ter desejos?
Como o Buddha comia carne? E o vegetarianismo?
O Nirvana é o vazio? É eterno e é uma extinção do ser?
O que significa não-eu? O Budismo é niilista?
O que é prazer no Budismo? E paz interior?
Budismo crê em Devas, logo ele é Politeísta?
No Budismo nos isolamos? Como se relacionar com pessoas?
Como meditar? Budismo crê em super-poderes?!
Posso praticar sem crer no renascimento?
Budismo é religião ou filosofia? Por que há tanta idolatria?


Dialogue sobre essas e outras questões aqui.


Comunidade dedicada a simpatizantes e seguidores (de todas as escolas) do Budismo, visando à pesquisa e ao diálogo. Participe!
 
InícioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Se você já se registrou, apresente-se aqui e tire suas dúvidas sobre Budismo!
Registre-se para expor seus pontos de vista - isso independe de sua religião!
Bem-vindo
Bem-vindo ao Fórum Sangha Online!

Registre-se para dialogar com outras pessoas interessadas no Budismo e para ter acesso a todo o conteúdo para pesquisa sobre o mesmo.

Qualquer dúvida, ficaremos felizes em ajudar!
Últimos assuntos
» preciso de um esclarecimento aqui, por favor
por  frank Knarf
Seg 13 Nov 2017 - 21:35

» [Vídeo] O Fim do Mundo: Vidamorte
por  jean F Carvalho
Sab 28 Out 2017 - 22:10

» Sutra de Lótus / BSGI
por  Administrador
Qui 26 Out 2017 - 20:49

» Grupo, sobre Budismo, no Whatsapp
por  Buddho
Sab 21 Out 2017 - 22:23

» FELIZ NATAL! Mas... Budistas podem comemorar o Natal?
por  frank Knarf
Seg 16 Out 2017 - 11:14

» Sobre este Fórum: Dúvidas sobre o Budismo
por  Administrador
Sab 14 Out 2017 - 21:09

» apresentaçao
por  Administrador
Sab 14 Out 2017 - 20:23

» Dharma e Lamrim
por  Administrador
Dom 1 Out 2017 - 23:20

» Dúvida sobre a NÃO ação
por  Administrador
Dom 1 Out 2017 - 23:11

» Caridade baseada em desejos mundanos
por  Administrador
Dom 1 Out 2017 - 22:57

» Olá!!!!!
por  Administrador
Dom 1 Out 2017 - 22:45

» Novo por aqui!
por  Administrador
Dom 1 Out 2017 - 22:38

Geral
Quem somos
Regras Gerais
Apresente-se
Precisa de ajuda?
Por que Sangha Online?
O Básico do Budismo
Introdução ao Budismo
A Vida de Buda
Tire suas Dúvidas!
O que o Budismo não é
Como meditar
5 Preceitos para Virtude
Meditação altera genes
Dúvidas Frequentes
Budismo é religião?
Budismo é ateísta?
Como virar budista?
O que é Fé no Budismo?
Preciso ser vegetariano?
O que significa o Lótus?
Votação
Atualmente, qual preceito você tem mais dificuldade para manter?

 
Abstenção de matar intencionalmente.

 
Abstenção de tomar o que não foi dado (roubar).

 
Abstenção de conduta sexual imprópria.

 
Abstenção de linguagem incorreta.

 
Abstenção de tomar álcool e outros embriagantes.
Exibir resultados
Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante

Nenhum






Compartilhe | .
 

 Por que os lóbulos das orelhas de Buda eram alongados?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Administrador

Admin
avatar

Masculino
Local : SP
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 485

Mensagem Qui 3 Out 2013 - 7:25

Por que os lóbulos das orelhas de Buda eram alongados?
Símbolo de longa vida? Símbolo de sabedoria? Na verdade, há fundamentos históricos que justificam o fato de os lóbulos das orelhas de Buda serem alongados, o que acaba, por fim, nos remetendo a sua renúncia de sua vida como príncipe como qual ele podia usar diversas joias, inclusive em suas orelhas.
Uma das primeiras observações feitas por pessoas que conhecem variadas estátuas de Siddharta Gautama, o Buda Histórico, é de que em todas elas os lóbulos de suas orelhas se mostram maiores do que o normal, sendo que em algumas obras suas orelhas estão furadas. Surgem daí vários questionamentos acerca do que simbolizariam esses lóbulos alongados, e, por conseguinte, várias interpretações, como aquelas que apontam que tal fisionomia representaria vida longa, sabedoria, inteligência, e outras virtudes espirituais.
Estátua da cabeça de Buda que mostra os lóbulos de suas orelhas com grandes furos, ilustrando a grossura dos brincos que ele usou.
Uma realidade que precisa ser ressaltada é que estátuas de Buda passaram a ser construídas apenas duzentos anos depois de sua morte, aproximadamente, sendo que há poucas anotações sobre o físico de Buda no Cânone em Páli. Apesar disso, há questões histórias que fundamentam tais representações das orelhas de Siddharta. Como se sabe, ele nasceu no Nepal, mas atingiu a Iluminação na Índia, tendo, assim, vivido e ensinado na região fronteiriça desses dois países. Naquela época e local, os nobres, isso é, os reis e príncipes dos palácios e clãs, usavam joias enormes e extravagantes ainda comuns na Índia de hoje. Tendo nascido príncipe, Buda não escapou dessa realidade, de tal forma que ele usou brincos pesados e outros adornos até os 29 anos de idade, quando decidiu seguir a vida de um monge mendicante.
Tais joias são a justificativa mais aceita para o fato dos lóbulos de suas orelhas serem alongados. Devido a esses brincos pesados, seus lóbulos teriam se alongado ao decorrer do tempo e teriam se destacado aos olhos daqueles que o observaram, visto que ao renunciar à vida leiga com todos seus adornos e bens, Buda viveu o resto da sua vida com suas orelhas compridas sem qualquer brinco.
Apesar disso, muitos ainda preferem acreditar nas simbologias comuns do Oriente de que tal fisionomia seria peculiar a pessoas sábias e nobres num ângulo espiritual. Mahatma Gandhi, como exemplo, possuía o lóbulo de sua orelha um pouco maior do que o comum. Outros associam essa "orelha maior" como uma habilidade e disposição em ouvir o sofrimento dos outros, de tal forma que aqueles que possuíssem tal aparência seriam dotados de muita compaixão. Logo, aqueles que defendem essas teorias creem que Buda já teria nascido com os lóbulos de suas orelhas alongados, ao passo que os fundamentos históricos associados ao uso de joias pesadas aponta que ele desenvolveu essa característica com o passar do tempo.
Vale considerar que talvez Buda sequer possuiu os lóbulos das orelhas dessa maneira, considerando-se também que ele não fez menção a essa parte de seu corpo quando citou as 32 marcas de grandes homens com bom Karma de Vidas Passadas no Lakkhana Sutta, de tal forma que isso pode ser apenas um símbolo acrescentado em suas estátuas. Apesar disso, o fato de joias enormes serem usadas pelos nobres da região naquela época acaba por implicar que Sakyamuni teve sim os lóbulos de suas orelhas mais compridos do que o normal.
Sendo essa a teoria mais convincente, essa parte das estátuas de Buda é vista mais como um símbolo de sua renúncia, mostrando que apesar de ter sido agraciado com grandes joias e outros privilégios que a vida palaciana lhe dispunha, ele decidiu escolher a vida de um contemplativo simples em busca de uma realização espiritual superior a qualquer prazer ou joia mundano ou material.


Última edição por Administrador em Qui 3 Out 2013 - 22:01, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://sangha-online.forumeiros.com
Convidado

avatar


Mensagem Qui 3 Out 2013 - 11:21

Outra coisa interessante também é o cabelo anelado, parecendo que está cacheado. Já li que é um simbolo da inteligência elevada do Buda.
Parece que a simbologia budista está bastante próxima da do Hinduísmo, isso é fácil de perceber olhando as imagens de alguns deuses hindus que também aparecem sentados numa flôr-de-lótus e fazendo gestos com as mãos (mudras). Só não sei se tem o mesmo significado.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Administrador

Admin
avatar

Masculino
Local : SP
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 485

Mensagem Qui 3 Out 2013 - 22:14

Shaka escreveu:
Outra coisa interessante também é o cabelo anelado, parecendo que está cacheado. Já li que é um simbolo da inteligência elevada do Buda.

Sim, mas ao contrário dos lóbulos de Buda, essa característica é explicada no Cânone em Páli através da 14ª marca citada: "(14) As pontas dos pelos do corpo são curvadas para cima; a cor dos pelos é preta azulada, enrolados para a direita." - (retirado de Lakkhana Sutta - acessoaoinsight). De acordo com interpretações, o Cânone se refere também ao cabelo de Buda quando usa o termo que traduzimos como pelos.
Shaka escreveu:
Parece que a simbologia budista está bastante próxima da do Hinduísmo, isso é fácil de perceber olhando as imagens de alguns deuses hindus que também aparecem sentados numa flôr-de-lótus e fazendo gestos com as mãos (mudras). Só não sei se tem o mesmo significado.

De fato há algumas coisas semelhantes, especialmente por fatores históricos. Buda nasceu numa sociedade onde os sábios eram aqueles vistos como especialistas nos Vedas, as escrituras hindus, e também onde a flor de Lótus já era usada como metáfora para a libertação espiritual, então algumas similaridades realmente ocorrem.
Apesar disso, pelo menos até onde eu vi, poucos mudras hinduístas coincidem com os budistas. Há tantas peculiaridades quanto similaridades nessas duas religiões. Feliz 
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://sangha-online.forumeiros.com
AuroraVon

Discípulos
avatar

Feminino
Idade : 24
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 5

Mensagem Dom 16 Fev 2014 - 2:01

Gente, como saber  se um buda é de fato um buda? Como detectar um verdadeiro Buda e um falso Buda? Lembro que um amigo meu, que também é budista, me perguntou isso e eu não soube responder e até hoje não descobri a resposta.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Administrador

Admin
avatar

Masculino
Local : SP
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 485

Mensagem Dom 16 Fev 2014 - 23:26

Como assim? Você pergunta como diferenciar uma pessoa verdadeiramente sábia e Iluminada de uma que não é? Se for isso, muito difícil rs. Não tem um modo de fazer isso. Se uma mente não está mais agrilhoada pelos condicionamentos e viu aquilo que é Incondicionado, está Iluminada. Se não, não está. Como isso se mostra em aparências varia muito, é meio difícil captar quem é que alcançar Nirvana ou não só pelas aparências.
Atualmente, há muitas discussões como: "Maha Boowa é ou não um Arahant? Ajahn Chah era um Arahant?", não dá para saber. Cada um vai ter a própria especulação, mas vai ser só isso. Os Iluminados podem fazer coisas que não interpretamos bem. Como eu te disse no outro post, não se incomode com o que os outros dizem, porque às vezes você faz algo que parece errado mas na melhor das intenções. Com um Iluminado é a mesma coisa. Ajahn Chah, como exemplo, falava grosso com alguns discípulos. Mas não significa necessariamente que ele tinha raiva - ele apenas engrossava a voz para chamar a atenção dos alunos. Não significa que ele tinha raiva. Como saber se ele estava usando seu corpo com Atenção Plena ou se estava tomado pela raiva? A chave está na intenção da mente, e é difícil julgar isso só pelas aparências de atitudes.
De qualquer forma, não sei se foi isso que você diz dizer rs  Envergonhado 
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://sangha-online.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado



Mensagem

Voltar ao Topo Ir em baixo
 

Por que os lóbulos das orelhas de Buda eram alongados?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» Homônimos e Parônimos
» Nadando com as orelhas
» Famema/2016
» Haverá crianças na grande tribulação e o inferno tá cheio delas
» AS PRISÕES ANTIGAS É QUE ERAM BOAS...

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Budismo - Sangha Online :: Estudos teóricos sobre o Budismo :: A Vida de Buda-