As 4 Nobres Verdades
Essas afirmações são universais e atemporais, tratando de como devemos compreender o sofrimento para supera-lo. A menos que sintamos as 4 Nobres Verdades em nossas experiências e prática, penetrando-as profundamente e compreendendo-as totalmente, sempre conscientes delas, não estaremos livres do sofrimento.
No seu primeiro Discurso, "Colocando a Roda do Dharma em Movimento", o Buda fez quatro afirmações chamadas de 4 Nobres Verdades, que resumem toda a prática budista, desde sua motivação ao seu objetivo e como realiza-lo. Toda a prática budista é feita visando compreender, na prática, as 4 Nobres Verdades. Penetrando-as em nossas vidas poderemos compreender o sofrimento e dar um fim a ele.
“Monges, é por não compreender, não penetrar as Quatro Nobres Verdades que eu, bem como vocês, durante muito tempo perambulamos e transmigramos neste ciclo de nascimento e morte. Quais são elas? Por não compreender a Nobre Verdade de Dukkha, a Nobre Verdade da Origem de Dukkha, da Cessação de Dukkha e do Caminho que conduz à Cessação de Dukkha que nós perambulamos e transmigramos neste ciclo de nascimento e morte. E por compreender e penetrar essa mesma Nobre Verdade do Sofrimento, da Origem do Sofrimento, da Cessação do Sofrimento e do Caminho que conduz à Cessação do Sofrimento, que o desejo por ser/existir foi cortado, o suporte para o ser/existir foi destruído, não há mais vir a ser a nenhum estado.” - (sintetizado de Mahaparinibbana Sutta - acessoaoinsight)
Para orientar nessa compreensão, o Buda disse qual é a ação que deve ser realizada com cada Verdade e o que cada uma delas busca apontar. Vamos ver tais conselhos, ressaltando que a palavra "sofrimento" veio do páli Dukkha. Para entender melhor o que o Buda quis dizer, para você compreender que
o Budismo não é pessimista como muitos pensam,
clique aqui. Agora, às 4 verdades:
1ª Nobre Verdade: "Agora monges, esta é a nobre verdade do sofrimento: nascimento é sofrimento, envelhecimento é sofrimento, enfermidade é sofrimento, morte é sofrimento; tristeza, lamentação, dor, angústia e desespero são sofrimento; a união com aquilo que é desprazeroso é sofrimento; a separação daquilo que é prazeroso é sofrimento; não obter o que se deseja é sofrimento; em resumo, os cinco agregados influenciados pelo apego são sofrimento."
Esta é a Nobre Verdade do Sofrimento que deve ser completamente compreendida.
2ª Nobre Verdade: “Agora, monges, esta é a nobre verdade da origem do sofrimento: é este desejo que conduz a uma renovada existência, acompanhado pela cobiça e pelo prazer, buscando o prazer aqui e ali; isto é, o desejo pelos prazeres sensuais, o desejo por ser/existir, o desejo por não ser/existir."
Esta é a Nobre Verdade da Origem do Sofrimento que deve ser abandonada.
3ª Nobre Verdade: “Agora, monges, esta é a nobre verdade da cessação do sofrimento: é o desaparecimento e cessação sem deixar vestígios daquele mesmo desejo, abrir mão, descartar, libertar-se, despegar desse mesmo desejo.”
Esta é a Nobre Verdade da Cessação do Sofrimento que deve ser realizada.
4ª Nobre Verdade: “Agora, monges, esta é a nobre verdade do caminho que conduz à cessação do sofrimento: é este Nobre Caminho Óctuplo: entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção plena correta, concentração correta."
Esta é a Nobre Verdade do Caminho que conduz à Cessação do Sofrimento que deve ser desenvolvida.
Compreenda o sofrimento; abandone aquilo que dá origem ao sofrimento; realize a cessação do sofrimento; desenvolva o caminho que dá um fim ao sofrimento - que conduz à Paz Suprema.