Budismo - Sangha Online
DÚVIDAS SOBRE O BUDISMO?

Registre-se e nos envie sua pergunta que talvez possamos ajuda-lo, independente de sua religião!
Todos são bem-vindos para dialogarem e pesquisarem aspectos do Budismo. Registrando-se você poderá enviar suas dúvidas particularmente à Administração ou à Comunidade, como exemplos:

No Budismo não podemos ter desejos?
Como o Buddha comia carne? E o vegetarianismo?
O Nirvana é o vazio? É eterno e é uma extinção do ser?
O que significa não-eu? O Budismo é niilista?
O que é prazer no Budismo? E paz interior?
Budismo crê em Devas, logo ele é Politeísta?
No Budismo nos isolamos? Como se relacionar com pessoas?
Como meditar? Budismo crê em super-poderes?!
Posso praticar sem crer no renascimento?
Budismo é religião ou filosofia? Por que há tanta idolatria?


Dialogue sobre essas e outras questões aqui.
Budismo - Sangha Online
DÚVIDAS SOBRE O BUDISMO?

Registre-se e nos envie sua pergunta que talvez possamos ajuda-lo, independente de sua religião!
Todos são bem-vindos para dialogarem e pesquisarem aspectos do Budismo. Registrando-se você poderá enviar suas dúvidas particularmente à Administração ou à Comunidade, como exemplos:

No Budismo não podemos ter desejos?
Como o Buddha comia carne? E o vegetarianismo?
O Nirvana é o vazio? É eterno e é uma extinção do ser?
O que significa não-eu? O Budismo é niilista?
O que é prazer no Budismo? E paz interior?
Budismo crê em Devas, logo ele é Politeísta?
No Budismo nos isolamos? Como se relacionar com pessoas?
Como meditar? Budismo crê em super-poderes?!
Posso praticar sem crer no renascimento?
Budismo é religião ou filosofia? Por que há tanta idolatria?


Dialogue sobre essas e outras questões aqui.


Comunidade dedicada a simpatizantes e seguidores (de todas as escolas) do Budismo, visando à pesquisa e ao diálogo. Participe!
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

Se você já se registrou, apresente-se aqui e tire suas dúvidas sobre Budismo!
Registre-se para expor seus pontos de vista - isso independe de sua religião!
Bem-vindo
Bem-vindo ao Fórum Sangha Online!

Registre-se para dialogar com outras pessoas interessadas no Budismo e para ter acesso a todo o conteúdo para pesquisa sobre o mesmo.

Qualquer dúvida, ficaremos felizes em ajudar!
Últimos assuntos
» Budismo
Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? Empty por  Liliane Nascimento
Qui 18 Out 2018 - 14:22

» Sobre este Fórum: Dúvidas sobre o Budismo
Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? Empty por  Convidado
Qua 17 Out 2018 - 10:46

» Templos
Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? Empty por  Vickimie
Qui 13 Set 2018 - 18:11

» Grupo, sobre Budismo, no Whatsapp
Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? Empty por  Vickimie
Qui 13 Set 2018 - 16:06

» Nova aqui
Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? Empty por  Vickimie
Qui 13 Set 2018 - 16:04

» Significado de uma palavra para o budismo
Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? Empty por  rodrigoL8
Ter 8 maio 2018 - 17:10

» Apresentação dum gaúcho
Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? Empty por  Roger Otavio
Ter 1 maio 2018 - 22:47

» Apresentação
Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? Empty por  douglinh4
Seg 23 Abr 2018 - 5:22

» Introduction - Introdução
Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? Empty por  ritthichai
Qua 28 Mar 2018 - 7:19

» Apresentação - Dúvida: história do Mahayana
Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? Empty por  Ciro_Vasconcelos
Qua 14 Mar 2018 - 14:04

» Newsletter: Do que você precisa para ser feliz?
Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? Empty por  leite_paulo
Qui 1 Mar 2018 - 6:16

» Praticar o budismo visando algum beneficio é apego?
Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? Empty por  Rian
Dom 25 Fev 2018 - 8:26

Geral
Quem somos
Regras Gerais
Apresente-se
Precisa de ajuda?
Por que Sangha Online?
O Básico do Budismo
Introdução ao Budismo
A Vida de Buda
Tire suas Dúvidas!
O que o Budismo não é
Como meditar
5 Preceitos para Virtude
Meditação altera genes
Dúvidas Frequentes
Budismo é religião?
Budismo é ateísta?
Como virar budista?
O que é Fé no Budismo?
Preciso ser vegetariano?
O que significa o Lótus?
Votação
Atualmente, qual preceito você tem mais dificuldade para manter?

Abstenção de matar intencionalmente.
Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? Empty7%Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? Empty
 7% [ 56 ]

Abstenção de tomar o que não foi dado (roubar).
Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? Empty3%Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? Empty
 3% [ 21 ]

Abstenção de conduta sexual imprópria.
Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? Empty22%Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? Empty
 22% [ 177 ]

Abstenção de linguagem incorreta.
Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? Empty44%Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? Empty
 44% [ 344 ]

Abstenção de tomar álcool e outros embriagantes.
Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? Empty24%Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? Empty
 24% [ 191 ]

Total de votos: 789
Quem está conectado?
4 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 4 visitantes

Nenhum






Compartilhe
 

 Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 

Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar?
Entendimento Correto (samma-ditthi)
Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? Empty0%Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? Empty
 0% [ 0 ]
Intenção/ Pensamento Correto (samma-sankappo)
Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? Empty100%Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? Empty
 100% [ 4 ]
Não encontro dificuldades na Sessão da Sabedoria
Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? Empty0%Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? Empty
 0% [ 0 ]
Total de votos : 4
 

AutorMensagem
William - Admin

Admin
William - Admin

Masculino
Local : SP
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 504

Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? Empty
Mensagem Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? EmptyQua 4 Dez 2013 - 15:48

Na Sessão da Sabedoria, qual fator tem sido mais difícil de praticar?
O Nobre Caminho Óctuplo consiste de 8 fatores:
Entendimento Correto (samma-ditthi)
Intenção/ Pensamento Correto (samma-sankappo)
Linguagem Correta (samma-vaca)
Ação Correta (samma-kammanto)
Meio de Vida Correto (samma-ajivo)
Esforço Correto (samma-vayamo)
Atenção Plena Correta (samma-sati)
Concentração Correta (samma-samadhi)
 
Estes, por sua vez, são divididos em 3 sessões:
Pañña - Sessão da Sabedoria
Entendimento Correto (samma-ditthi)
Intenção/ Pensamento Correto (samma-sankappo)
Sila - Sessão da Virtude
Linguagem Correta (samma-vaca)
Ação Correta (samma-kammanto)
Meio de Vida Correto (samma-ajivo)
Samadhi - Sessão da Concentração
Esforço Correto (samma-vayamo)
Atenção Plena Correta (samma-sati)
Concentração Correta (samma-samadhi)
No que concerne à Sessão da Sabedoria, que refere-se ao desenvolvimento de pontos de vista que estejam de acordo com o funcionamento real do sofrimento no mundo e que orientem à libertação dele; qual fator tem sido mais difícil para você praticar? O que você acha que pode fazer a respeito disso? Como você tem buscado melhorar na prática desse fator do Nobre Caminho Óctuplo? Comente e compartilhe sua sabedoria e suas experiências!


Última edição por Administrador em Sex 6 Dez 2013 - 18:30, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://sangha-online.forumeiros.com
Convidado

Anonymous


Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? Empty
Mensagem Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? EmptySex 6 Dez 2013 - 17:08

Sem duvida o pensamento correto, a minha consciência vive corrigindo ele.
Será que é possível desenvolver benevolência suficiente para que a mente tenha o pensamento correto sempre? 

Por exemplo quando estou no ônibus lotado passando aperto, fico irritado com algumas pessoas que empurram, esse é o primeiro pensamento, logo em seguida a minha consciência me avisa, "essas pessoas precisam deste transporte tanto quanto você,  porque você esta irritado? elas também estão e pelo mesmo motivo talvez" ai eu me acalmo e passo a compreender através do segundo pensamento que sucede ao aviso da consciência.
Ir para o topo Ir para baixo
William - Admin

Admin
William - Admin

Masculino
Local : SP
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 504

Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? Empty
Mensagem Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? EmptySex 6 Dez 2013 - 18:09

Junior escreveu:
Será que é possível desenvolver benevolência suficiente para que a mente tenha o pensamento correto sempre? 
Eu não posso dizer sempre, tanto porque nem tenho benevolência elevada para garantir rs...
Mas é tudo questão de condicionamento contínuo, Junior. Tem um texto no Tipitaka (Cânone em Páli) que diz algo assim:
Para o bom fazer o bem é fácil
Para o mau fazer o mal é fácil
Para o mau fazer o bem é difícil
Para o nobre fazer o mal é difícil
Dê atenção ao último verso - "Para o nobre fazer o mal é difícil", isto é, para aquele que praticou durante um bom tempo, estabeleceu a sua mente continuamente, praticou de forma correta com pouca ou nenhuma interrupção até o ponto em que sua mente se firmou e enxergou as coisas com profundidade, é muito difícil fazer algo ruim. Por quê? Porque quando a mente percebe profundamente o sofrimento resultante de alimentar pensamentos inábeis e egocêntricos, ela fica alerta e consegue se desapegar dessas coisas com mais facilidade. Mas, para isso, precisamos praticar continuamente, insistindo nas desvantagens desses tipos de pensamentos, como você fez. O que você fez foi estabelecer a Intenção Correta a partir da sua causa - qual a causa da Intenção Correta? É o fator que a precede: Entendimento Correto. Quando você entende a Impermanência, você percebe que nem sempre o mundo será como você quer - é disso que o Desapego pode surgir. Apego ao grande, repulsa pelo pequeno; apego a pessoas, repulsa a solidão (os monges convivem com o oposto disso também!) - todas essas coisas trazem sofrimento devido a não se lembrar (papel da Atenção Plena) dos ensinamentos e do que é certo. Mas, quando você se lembra, você faz um Esforço (Esforço Correto) para abandonar seus apegos, e nesses casos os pensamentos são muito úteis para alertar a mente, como você mesmo mostrou. Dessa maneira, a sessão da Virtude é praticada - perceba que eu envolvi quase todos do Nobre Caminho Óctuplo: o Entendimento Correto faz surgir a Intenção Correta, a Intenção Correta faz com que façamos o Esforço do Desapego e assim sustentamos essa prática com a Atenção Plena que sempre se lembra dos ensinamentos e fica atenta quando a mente escapa, reestabelecendo-a corretamente através do Esforço e da prática de Linguagem, Ação e Meio de Vida Corretos. Quando esses 7 primeiros fatores são praticados, o último fator que é samma-samadhi, o prazer e satisfação da renúncia surge por si mesmo e é aprofundado durante a meditação.
Mas toda essa prática precisa ser contínua. Quando a mente perceber constantemente o perigo nos Apegos, eles começarão a ficar mais fracos e será mais fácil larga-los. Com o tempo, eles vão surgir e rapidamente serão abandonados. Só que essa prática de desapegar não é uma coisa forçada, é uma coisa embasada em Entendimento. Então, você tem de ensinar a mente: "Isso não é correto. Tudo é impermanente. O mundo não pode ser como eu sempre desejo. Há outras pessoas que necessitam deste transporte tanto quanto eu. Meu egoísmo somente me conduz a sofrimento desnecessário, e tal sentimento não é alimentado pelos nobres que eu admiro."
Isso é ensinar a mente através de hiri-otappa (vergonha e temor de cometer transgressões), como o Buda mostra a seguir:
[Buda]: "Bhikkhus (monges), se em algum bhikkhu ou bhikkhuni (monja), surgir desejo ou cobiça ou raiva ou delusão ou aversão em relação às formas conscientizadas através do olho, ele/ela deve refrear a mente da seguinte forma: ‘Esse caminho é temeroso, perigoso, espinhoso, cerrado, um caminho depravado, um mal caminho, atormentado pela escassez. Esse é um caminho trilhado por pessoas inferiores; não é um caminho trilhado pelas pessoas superiores, não é digno de mim.’ Desse modo a mente deve ser refreada desses estados em relação às formas conscientizadas pelo olho. Do mesmo modo com relação aos sons conscientizados pelo ouvido ... aos objetos mentais conscientizados pela mente.
Suponham, bhikkhus, que a cevada tivesse amadurecido e o vigia fosse negligente. Um boi que gosta de cevada, invadindo a plantação para comê-la, se embriagaria tanto quanto lhe aprouvesse. Da mesma forma, bhikkhus, uma pessoa comum sem instrução, sem exercer a contenção das seis bases para contato, se embriaga com os cinco elementos do prazer sensual tanto quanto lhe apraza.
Agora, suponham que a cevada tivesse amadurecido e o vigia fosse zeloso. O boi que gosta de cevada invadiria a plantação para comê-la, mas então o vigia o agarraria com firmeza pela focinheira. Tendo agarrado a focinheira com firmeza, ele faria com que o boi se abaixasse empurrando os chifres. Tendo abaixado, ele lhe daria um duro golpe com uma vara. Tendo dado o duro golpe com uma vara, ele o soltaria. Isso poderia acontecer uma segunda vez ... uma terceira vez, o boi que gosta de cevada invadiria a plantação para comê-la, mas então o vigia o agarraria com firmeza pela focinheira. Tendo agarrado a focinheira com firmeza, ele faria com que o boi se abaixasse empurrando os chifres. Tendo abaixado, ele lhe daria um duro golpe com uma vara. Tendo dado o duro golpe com uma vara, ele o soltaria. Como resultado, o boi que gosta de cevada, não importando se ele fosse para o vilarejo ou para a floresta, se estivesse em pé ou deitado, não invadiria a plantação novamente, porque ele se lembraria do sabor da vara. - (retirado de Vina Sutta - acessoaoinsight)
Gosto muito desse Sutta, pois ele mostra que se ensinarmos a mente continuamente, ela "se lembrará do sabor da vara". Isto é, devido aos seus condicionamentos ela vai alimentar raiva e outras coisas ruins pensando que aquilo é justificável - é interessante, porque o que é sofrimento nossa mente busca como se fosse felicidade, da mesma maneira que o boi vai atrás da cevada. Mas você torna a Atenção da mente para a Renúncia e a alerta que aquilo é sofrimento, aquilo é perigoso a você e aos outros. Fazendo isso continuamente, a mente começará a se lembrar desses alertas quando ela quiser alimentar pensamentos prejudiciais novamente - isso é condicionamento.
Mas isso vem com a prática contínua. Devemos encontrar satisfação com as pequenas coisas no agora para nos mantermos na prática até que ela mostre frutos consideráveis, mas se formos atentos e gentis, vamos perceber pequenos frutos no agora. Perceba-os e encoraje-se com isso! Você alertou a sua mente muito bem, Junior! No começo ela pode ficar teimosa às vezes, mas em outros alertas pode ser que ela se estabeleça com menos teimosia, e nesses instantes você pode pensar: "O Desapego é de muito mais valor para mim e aos outros seres.", dessa maneira, você não só mostra o perigo do Apego a mente, mas também a mostra a alegria do Desapego. É como educar uma criança! Não só mostre os erros dela, mas também comemore quando ela acertar.
E, como o Buda disse no Tapussa Sutta, só depois que ele insistiu continuamente nas desvantagens do Apego que seu coração começou a ficar animado pela Renúncia e começou a perceber o perigo em se apegar. É neste instante que a nossa mente começa a se inclinar para a nobreza, em que o bem é fácil de ser feito, e o mal é difícil de ser feito. O que você acha? Penso que se você continuar nessa linha de prática, sua mente aos poucos será preenchida cada vez mais em sua maioria por bons pensamentos. É assim que devemos condicionar a mente! O Buddha ensinou que devemos abandonar o mal condicionamento e fazer bons condicionamentos, porque são estes que nos revelam o Incondicionado.
Permita-me também compartilhar com você o que Ajahn Brahmavamso disse numa palestra dele intitulada como "Lidando com pessoas difíceis". Ele disse que duas coisas devem ser feitas nessas situações:
1- Reconhecer que sempre haverá pessoas difíceis no mundo - se todo mundo já possuísse mentes treinadas, sábias e compassivas; por que o Buda teria vindo e exposto o Dhamma? Ele expôs justamente porque existem pessoas com mentes mal treinadas, e você deve contemplar isso - por que essas pessoas agem dessa maneira? Por que empurram? Por que são tão egoístas e estúpidas? Elas estão se apegando  a coisas, e estão criando sofrimento para si mesmas. E pense bem: você está "suportando" só alguns instantes com elas - elas se "suportam" 24 horas por dia! Quando você pensa assim, geralmente surge até Compaixão dentro de si mesmo.
2- Reconhecer que o nível de "chatice" de alguém depende mais de você do que da pessoa. Isto é, se alguém está te incomodando muito, é culpa sua. Se não está te incomodando muito, é culpa sua. Se não está te incomodando coisa alguma, é "culpa" sua. Lama Padma Santem tem um texto no site dele intitulado mais ou menos assim: "Não são as pessoas que me irritam, mas eu que me irrito.". Precisamos contemplar isso e treinar a nós mesmos, porque aqueles que agem estupidamente são pessoas como nós cujas mentes não foram treinadas. Então, é tudo questão de treino. Quando você vê dessa forma, você pode até pensar - "Espero que essa pessoa que inicialmente me irritou possa encontrar um bom caminho como o Dhamma para treinar a si mesma e ser feliz".

Aliás, eu tinha votado que não encontro muita dificuldade nessa sessão, mas de alguma maneira seu post me fez repensar sobre. Na verdade, acho que eu deveria ver com outros olhos minha relação com o segundo fator do Nobre Caminho Óctuplo... Pensativo  Tirei meu voto rs Obrigado por me despertar! Reverência 
Ir para o topo Ir para baixo
https://sangha-online.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado



Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? Empty
Mensagem Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Sessão da Sabedoria: qual fator tem sido mais difícil de praticar?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Sessão da Concentração: qual fator tem sido mais difícil de praticar?
» Sessão da Virtude: qual fator tem sido mais difícil de praticar?
» Atualmente, qual preceito você tem mais dificuldade para manter?
» Praticar o budismo visando algum beneficio é apego?
» Budismo Kadampa - qual

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Budismo - Sangha Online :: Comunidade :: Fale sobre sua Prática Diária-