Budismo - Sangha Online
DÚVIDAS SOBRE O BUDISMO?

Registre-se e nos envie sua pergunta que talvez possamos ajuda-lo, independente de sua religião!
Todos são bem-vindos para dialogarem e pesquisarem aspectos do Budismo. Registrando-se você poderá enviar suas dúvidas particularmente à Administração ou à Comunidade, como exemplos:

No Budismo não podemos ter desejos?
Como o Buddha comia carne? E o vegetarianismo?
O Nirvana é o vazio? É eterno e é uma extinção do ser?
O que significa não-eu? O Budismo é niilista?
O que é prazer no Budismo? E paz interior?
Budismo crê em Devas, logo ele é Politeísta?
No Budismo nos isolamos? Como se relacionar com pessoas?
Como meditar? Budismo crê em super-poderes?!
Posso praticar sem crer no renascimento?
Budismo é religião ou filosofia? Por que há tanta idolatria?


Dialogue sobre essas e outras questões aqui.
Budismo - Sangha Online
DÚVIDAS SOBRE O BUDISMO?

Registre-se e nos envie sua pergunta que talvez possamos ajuda-lo, independente de sua religião!
Todos são bem-vindos para dialogarem e pesquisarem aspectos do Budismo. Registrando-se você poderá enviar suas dúvidas particularmente à Administração ou à Comunidade, como exemplos:

No Budismo não podemos ter desejos?
Como o Buddha comia carne? E o vegetarianismo?
O Nirvana é o vazio? É eterno e é uma extinção do ser?
O que significa não-eu? O Budismo é niilista?
O que é prazer no Budismo? E paz interior?
Budismo crê em Devas, logo ele é Politeísta?
No Budismo nos isolamos? Como se relacionar com pessoas?
Como meditar? Budismo crê em super-poderes?!
Posso praticar sem crer no renascimento?
Budismo é religião ou filosofia? Por que há tanta idolatria?


Dialogue sobre essas e outras questões aqui.


Comunidade dedicada a simpatizantes e seguidores (de todas as escolas) do Budismo, visando à pesquisa e ao diálogo. Participe!
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

Se você já se registrou, apresente-se aqui e tire suas dúvidas sobre Budismo!
Registre-se para expor seus pontos de vista - isso independe de sua religião!
Bem-vindo
Bem-vindo ao Fórum Sangha Online!

Registre-se para dialogar com outras pessoas interessadas no Budismo e para ter acesso a todo o conteúdo para pesquisa sobre o mesmo.

Qualquer dúvida, ficaremos felizes em ajudar!
Últimos assuntos
» Budismo
Sexo e Casamento, Animais, Purificação e Mácula, Reencarnação. Empty por  Liliane Nascimento
Qui 18 Out 2018 - 14:22

» Sobre este Fórum: Dúvidas sobre o Budismo
Sexo e Casamento, Animais, Purificação e Mácula, Reencarnação. Empty por  Convidado
Qua 17 Out 2018 - 10:46

» Templos
Sexo e Casamento, Animais, Purificação e Mácula, Reencarnação. Empty por  Vickimie
Qui 13 Set 2018 - 18:11

» Grupo, sobre Budismo, no Whatsapp
Sexo e Casamento, Animais, Purificação e Mácula, Reencarnação. Empty por  Vickimie
Qui 13 Set 2018 - 16:06

» Nova aqui
Sexo e Casamento, Animais, Purificação e Mácula, Reencarnação. Empty por  Vickimie
Qui 13 Set 2018 - 16:04

» Significado de uma palavra para o budismo
Sexo e Casamento, Animais, Purificação e Mácula, Reencarnação. Empty por  rodrigoL8
Ter 8 maio 2018 - 17:10

» Apresentação dum gaúcho
Sexo e Casamento, Animais, Purificação e Mácula, Reencarnação. Empty por  Roger Otavio
Ter 1 maio 2018 - 22:47

» Apresentação
Sexo e Casamento, Animais, Purificação e Mácula, Reencarnação. Empty por  douglinh4
Seg 23 Abr 2018 - 5:22

» Introduction - Introdução
Sexo e Casamento, Animais, Purificação e Mácula, Reencarnação. Empty por  ritthichai
Qua 28 Mar 2018 - 7:19

» Apresentação - Dúvida: história do Mahayana
Sexo e Casamento, Animais, Purificação e Mácula, Reencarnação. Empty por  Ciro_Vasconcelos
Qua 14 Mar 2018 - 14:04

» Newsletter: Do que você precisa para ser feliz?
Sexo e Casamento, Animais, Purificação e Mácula, Reencarnação. Empty por  leite_paulo
Qui 1 Mar 2018 - 6:16

» Praticar o budismo visando algum beneficio é apego?
Sexo e Casamento, Animais, Purificação e Mácula, Reencarnação. Empty por  Rian
Dom 25 Fev 2018 - 8:26

Geral
Quem somos
Regras Gerais
Apresente-se
Precisa de ajuda?
Por que Sangha Online?
O Básico do Budismo
Introdução ao Budismo
A Vida de Buda
Tire suas Dúvidas!
O que o Budismo não é
Como meditar
5 Preceitos para Virtude
Meditação altera genes
Dúvidas Frequentes
Budismo é religião?
Budismo é ateísta?
Como virar budista?
O que é Fé no Budismo?
Preciso ser vegetariano?
O que significa o Lótus?
Votação
Atualmente, qual preceito você tem mais dificuldade para manter?

Abstenção de matar intencionalmente.
Sexo e Casamento, Animais, Purificação e Mácula, Reencarnação. Empty7%Sexo e Casamento, Animais, Purificação e Mácula, Reencarnação. Empty
 7% [ 56 ]

Abstenção de tomar o que não foi dado (roubar).
Sexo e Casamento, Animais, Purificação e Mácula, Reencarnação. Empty3%Sexo e Casamento, Animais, Purificação e Mácula, Reencarnação. Empty
 3% [ 21 ]

Abstenção de conduta sexual imprópria.
Sexo e Casamento, Animais, Purificação e Mácula, Reencarnação. Empty22%Sexo e Casamento, Animais, Purificação e Mácula, Reencarnação. Empty
 22% [ 177 ]

Abstenção de linguagem incorreta.
Sexo e Casamento, Animais, Purificação e Mácula, Reencarnação. Empty44%Sexo e Casamento, Animais, Purificação e Mácula, Reencarnação. Empty
 44% [ 344 ]

Abstenção de tomar álcool e outros embriagantes.
Sexo e Casamento, Animais, Purificação e Mácula, Reencarnação. Empty24%Sexo e Casamento, Animais, Purificação e Mácula, Reencarnação. Empty
 24% [ 191 ]

Total de votos: 789
Quem está conectado?
3 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 3 visitantes

Nenhum






Compartilhe
 

 Sexo e Casamento, Animais, Purificação e Mácula, Reencarnação.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Lara

Discípulos
Lara

Feminino
Idade : 35
Local : Niterói, RJ
Define-se budista? : Não
Mensagens : 3

Sexo e Casamento, Animais, Purificação e Mácula, Reencarnação. Empty
Mensagem Sexo e Casamento, Animais, Purificação e Mácula, Reencarnação. EmptyTer 18 Fev 2014 - 3:53

Eu não conheço nada do Budismo, de modo que sou cheia de dúvidas. A única coisa que eu já percebi é que o Budismo tem diversas linhas (que aparentemente se chamam "Escolas") e eu gostaria de saber qual delas se aproxima mais das minhas crenças nos seguintes tópicos.

Sexo e Casamento
Eu não acho que as pessoas devam casar virgens e não vejo nenhum pecado em fazer sexo sem ser com a intenção de ter filhos, mas acho que, para que se faça sexo, é imperativo que haja ao menos a intenção de casar (não necessariamente estar noivo, mas aquele sentimento de "Se essa pessoa me pedisse em casamento, eu aceitaria sem pensar duas vezes."), consequentemente, não acho legal que pessoas façam sexo APENAS por prazer (sem sentimento).

Eu acho que o ideal do casamento é que a mulher faça de tudo para agradar ao marido e que o marido faça de tudo para agradar a mulher. Acho que a função da esposa é fazer o marido feliz e que a função do marido é fazer a esposa feliz. Filhos e emprego são segundo plano, o principal é fazer o parceiro feliz.

Acho que o casamento é a celebração do amor, independente de ser entre pessoas do mesmo sexo ou de pessoas de sexos diferentes, por consequência, defendo o casamento homoafetivo.

Que linha do budismo compartilha destas crenças sobre sexo e casamento e uma dúvida: há cerimônia de casamento budista? Como é?

------------------------
Animais
Eu não acho que os animais humanos são superiores aos animais não-humanos. Na verdade, até acho que os não-humanos são superiores, visto que eles não têm características negativas que os humanos têm, como pensamentos, sentimentos e ações ruins. Acho que os animais não-humanos são puros e que, após a vida na Terra, habitam um local muito bonito (Paraíso) que os animais humanos bons também podem frequentar.
Sou contra o consumo de carne e de qualquer coisa de origem animal.

Que linha do budismo é vegana e acredita que os animais não-humanos frequentam o paraíso junto com os bons animais humanos?

--------------------
Purificação e Mácula
Eu acredito que pensamentos e sentimentos têm força e poder muito grande, podendo purificar ou macular o espírito.
Acredito em Karma, mas também acredito que as pessoas podem se livrar dele, sempre praticando boas ações, tendo bons pensamentos e bons sentimentos.

Acredito que ter contato com coisas boas (como boa música, com flores, com obras de arte) eleva o espírito.

Que linhas do Budismo compartilham dessas crenças?

-----------------
Reencarnação
Eu acho que as pessoas estão na Terra porque não tiveram uma vida adequada anteriormente e precisam evoluir. Acredito que haja vida em outros planetas e que a Terra é o mais involuido. Acredito na crença espírita de que a Terra é planeta de provas e expiações.
Acho que as pessoas reencarnam para tentar sanar dívidas e evoluir. Não acho que reencarnar como animal não-humano seja involução.

Qual linha do Budismo compartilha dessa ideia?



Geralmente são essas as minhas crenças que causam mais discórdia. Eu tenho afinidade com alguma linha budista ou sou um alien nessa filosofia também?   Por favor 
Ir para o topo Ir para baixo
William - Admin

Admin
William - Admin

Masculino
Local : SP
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 504

Sexo e Casamento, Animais, Purificação e Mácula, Reencarnação. Empty
Mensagem Sexo e Casamento, Animais, Purificação e Mácula, Reencarnação. EmptyDom 23 Fev 2014 - 21:47

Lara escreveu:
Eu não conheço nada do Budismo, de modo que sou cheia de dúvidas. A única coisa que eu já percebi é que o Budismo tem diversas linhas (que aparentemente se chamam "Escolas") e eu gostaria de saber qual delas se aproxima mais das minhas crenças nos seguintes tópicos.
Bom... Tem várias Escolas mesmo... Essa parte é um pouco complicada. Algumas poucas escolas são bem excêntricas - não têm muita relação com os ensinamentos do Buddha, mas são quase um Caminho Espiritual novo, com alguns pontos dos ensinamentos budistas. A maioria possui algumas diferenças, em sua maioria devido à cultura e a abordagens e treinamentos distintos, mas geralmente todas compartilham a essência dos ensinamentos: 4 nobres verdades, nobre caminho óctuplo, Impermanência, Nirvana, Origem Dependente, entre outros. 
Lara escreveu:
Sexo e Casamento
Eu não acho que as pessoas devam casar virgens e não vejo nenhum pecado em fazer sexo sem ser com a intenção de ter filhos, mas acho que, para que se faça sexo, é imperativo que haja ao menos a intenção de casar (não necessariamente estar noivo, mas aquele sentimento de "Se essa pessoa me pedisse em casamento, eu aceitaria sem pensar duas vezes."), consequentemente, não acho legal que pessoas façam sexo APENAS por prazer (sem sentimento).
Eu acho que o ideal do casamento é que a mulher faça de tudo para agradar ao marido e que o marido faça de tudo para agradar a mulher. Acho que a função da esposa é fazer o marido feliz e que a função do marido é fazer a esposa feliz. Filhos e emprego são segundo plano, o principal é fazer o parceiro feliz.
Acho que o casamento é a celebração do amor, independente de ser entre pessoas do mesmo sexo ou de pessoas de sexos diferentes, por consequência, defendo o casamento homoafetivo.
Que linha do budismo compartilha destas crenças sobre sexo e casamento e uma dúvida: há cerimônia de casamento budista? Como é?
Hum... É meio complicado essa parte. Primeiro que no Budismo não existe conceito de Pecado, porque onde há pecado, há remorso, e isso é obstáculo na meditação. O que há são atitudes hábeis x inábeis. Não é que existe algo errado x certo, isso é muito rígido. Não dá para definir certinho o que é correto e o que não é, porque o mundo é muito flexível, e as situações são diversas, então não seguimos bem pré-definições. O ponto sempre é: "Qual a intenção? Qual o resultado?". Isto é - sua intenção é trazer benefícios? O resultado da sua ação será benéfico? Não é que Deus não deixa, ou que se fizer isso você é uma pessoa ruim... É só que algumas coisas criam sofrimento, outras não. A abordagem é meio diferente.
Apesar disso, o Buddha ainda propôs regras para auxiliar na prevenção do que seria inábil e, geralmente, intrinsecamente mal intencionado.
Na questão de casamento e sexo... Pelo que eu saiba, sexo sem casamento não podia. Na verdade, eu não tenho certeza nesse aspecto, mas pelo que eu saiba, sexo só depois de casamento mesmo, porque sexo sem casamento seria justamente um sexo sem compromisso muito focado em sempre buscar novos meios de conseguir prazer. Dar espaço para esse tipo de "liberdade" é arriscado no que concerne a uma mente mais equilibrada e autossuficiente que não seja tão sedenta por buscar lá fora prazer e felicidade.
O terceiro preceito diz que um leigo deve fazer sexo de forma apropriada, isto é, somente com seu parceiro conjugal, sem traição e sem violência. Não tem prazer fazer sexo sem a intenção de ter filhos, mas é bom evitar o sexo só por prazer, porque senão a mente só aprende a encontrar felicidade na sexualidade e fica dependente daquilo, sedenta daquilo. Isso tira a paz de espírito. Se for fazer sexo sem intenção de ter filho, é bom que seja aquele sexo em que há a oportunidade de desenvolver qualidades espirituais com o parceiro, como gentileza, cuidado, amor, entre outros. Sempre analise da perspectiva da intenção e resultado, mas a regra básica para você dizer que está praticando o caminho do Buddha é esse: sexo depois do casamento, sem adultério, sem violência, sem obsessão. Se fez sexo antes de se casar e antes de conhecer o Budismo, não precisa ficar triste. Conheceu o Budismo depois, não sabia, não tem problema. Analise porque o Buddha ensinou isso e pratique se ver benefício nisso.
Casamento homoafetivo, ok... Isso causa sofrimento em alguém? Não. Quem sofre porque vê dois homossexuais se beijando, sofre porque quer rs. Homossexualidade não causa um sofrimento definido, como contar uma mentira, roubar, sacanear e agredir alguém. Se há amor, cumplicidade, entre outros, sem problema rs. Apesar de não haver escrituras budistas falando nisso, coloque sob a perspectiva: "Qual a intenção? Qual o resultado?". Não causa sofrimento a ninguém? Ótimo. Viva uma vida pacífica e amorosa com o seu parceiro do mesmo sexo que você e ok!  Risonho 
Quanto a parte cerimonial eu, honestamente, não sei muito. Eu sei que tem, mas não sei como é. Sei, mas não sei rs. A Monja Coen faz cerimônias de casamento, não é? Seria legal pesquisar sobre isso depois, porque eu não sei mesmo.
Lara escreveu:
Animais
Eu não acho que os animais humanos são superiores aos animais não-humanos. Na verdade, até acho que os não-humanos são superiores, visto que eles não têm características negativas que os humanos têm, como pensamentos, sentimentos e ações ruins. Acho que os animais não-humanos são puros e que, após a vida na Terra, habitam um local muito bonito (Paraíso) que os animais humanos bons também podem frequentar.
Sou contra o consumo de carne e de qualquer coisa de origem animal.
Que linha do budismo é vegana e acredita que os animais não-humanos frequentam o paraíso junto com os bons animais humanos?
Hummm... Você já leu os ensinamentos acerca do Samsara, o Ciclo de Nascimento e Morte? De acordo com o Buddha, todos os seres estão nascendo, morrendo e renascendo de novo no Samsara, até que enxerguem a realidade como ela é. Cada um renasce de acordo com o seu Kamma, que é um conjunto de "energia" que pode ser contrastada como energia proveniente de intenções benéficas até intenções maléficas. "Energia boa" gera renascimentos pacíficos, prazerosos e em lugares tranquilos. "Energia má" gera renascimentos ruins, desprazerosos e em lugares opressivos.
Mas não é uma coisa exata. Um Karma frutifica aqui, o outro frutifica vidas depois... Não dá para dizer que um animal é superior a um humano. Existem animais que são incrivelmente sensíveis e inteligentes, enquanto há seres humanos que vivem em péssima situação, com saúde mental comprometida. Então, é relativo, mas no geral, o Reino Humano é melhor que o Reino Animal. Isto é, nascer no Reino Humano é melhor.
De acordo com os ensinamentos do Buddha, nasce no Reino Animal quem carrega muito Karma proveniente de Ignorância. Quem não busca investigar os fenômenos, e apenas segue os hábitos que o meio e a sociedade impôs a si, tem muita tendência a nascer como um animal. Afinal, é isso o que os animais fazem, não é? Só seguem condicionamentos, hábitos - extinto, como dizemos. Eles não têm a capacidade de alterar seus hábitos por vontade própria - seus hábitos são alterados pelo meio externo, por situações da natureza, ou por um adestrador que altera o meio e cria novos hábitos no animal, não é?
Se você for olhar, muitos de nós estamos vivendo assim. Acordamos, tomamos café correndo, vamos trabalhar, fazemos mais ou menos o que nos treinamos a fazer, chegamos em casa, comemos correndo e dormimos. Quando questionamos alguma coisa?
É interessante olhar a Linguagem. Quando você está com boa Atenção Plena, há sempre uma coisa ali assistindo: "Qual a minha intenção em dizer isso? Humm.. Isso é desnecessário, não vou falar.". "Isso fará a pessoa rir, vou contar! rs", "Você quer dizer isso para machucar a pessoa. Não seja tão egocêntrico.", e assim você vai alterando as atitudes da mente e suas ações. O que acontece quando a Atenção Plena não está supervisionando? Você diz o que está habituado a dizer. Eu acho isso muito interessante. Se a mente está habituada a engrossar a voz quando é criticada, é isso o que acontece. Mas se você começa a ficar atento para mudar o tom de voz, então nos momentos de Atenção Plena você muda. Quando a Atenção Plena não está ali e você é criticado de novo, então a voz engrossa de novo, mas menos, porque a mente começou a criar um condicionamento novo, um hábito novo. O interessante é que isso não veio de um treinamento num coral, numa terapia ou onde quer que seja - você, sozinho tomou a decisão de se recondicionar, de mudar seus hábitos. Os animais não têm muito essa capacidade de escolha ética de se alterarem a si mesmos, eles se recondicionam de acordo com as coisas da natureza. Se o meio pedir algum hábito novo, eles tentam desenvolver aquilo. Se não, não. Nós, pelo contrário, podemos desenvolver coisas que não estão de acordo com o que a maioria pensa, mas que é melhor para as pessoas.
É justamente essa capacidade de se recondicionar, sem a necessidade de estímulos externos, mas apenas da vontade interna, que torna o caminho do Dhamma possível. Sabedoria é tudo uma questão de mudar a mente. Você até pode virar monge, comer uma vez ao dia, meditar bastante, entre outras coisas. Esse meio externo vai provocar uma marca em você, mas realmente ver as coisas como de fato são exige o desenvolvimento de novos hábitos muito fortes que só são possíveis com essa escolha interna, esse treinamento interno, esse recondicionamento que vem do interior. Animais não podem fazer isso.
A mente humana é muito mais ampla e menos limitada do que a animal, e justamente por isso que é muito fácil encontrar seres humanos bem piores do que os animais. Assim como os humanos podem ser muito melhores do que os animais, também podem ser muito piores. Mas, em suma, nascer num corpo humano é melhor, porque ele garante capacidades que um animal não possui.
Há de se reconhecer que um animal é mais "puro", eu concordo, mas também tem um outro lado aí...
Um animal pode renascer no paraíso? Difícil. Primeiro teria que passar pelo Reino Humano rs. Mas a questão não é humanos x animais. Você pode renascer como animal na sua próxima vida. O que há são fenômenos mentais que nascem nas mais variadas formas de existência condicionada do universo. Mas a estadia em nenhum reino de existência é eterna.
Basicamente todas as linhas do Budismo compartilham desse ensinamento do Renascimento.
Originalmente, o vegetarianismo não era obrigatório. Mas algumas Escolas Mahayana são veganas. Acho que o Budismo Chan Chinês é vegano também.
Lara escreveu:
Purificação e Mácula
Eu acredito que pensamentos e sentimentos têm força e poder muito grande, podendo purificar ou macular o espírito.
Acredito em Karma, mas também acredito que as pessoas podem se livrar dele, sempre praticando boas ações, tendo bons pensamentos e bons sentimentos.
Acredito que ter contato com coisas boas (como boa música, com flores, com obras de arte) eleva o espírito.
Que linhas do Budismo compartilham dessas crenças?
Pensamentos e sentimentos têm sim muita força, mas o problema é que para provocarem uma marca que crie novos hábitos, precisam ser alimentados e repetidos muitas vezes - é isso que purifica ou macula um espírito.
Sim, há como estar além do domínio do Karma, quando se percebe a vacuidade do Karma, quando se percebe que é apenas um fenômeno. Para isso, há que se ir não só além do mau Karma, mas também do bom Karma - se você se apega a coisas boas que você faz, se você se apega a felicidade de ser virtuosa, meditativa ou sábia, você ainda está gerando Karma, porque você ainda busca prazer no que é impermanente, e para o Buddha isso é Ignorância. Buscar prazer no que é Impermanente é Ignorância porque aquilo não dura para sempre. Você pode alcançar o maior reino de existência do Samsara, mas como tudo é impermanente, uma hora você terá de cair. E toda aquela meditação e sabedoria? Se não conduziu a libertação, então será um prazer impermanente. A verdadeira felicidade é enxergar que tudo o que é condicionado é um processo vazio e, assim, ser capaz de observar os fenômenos (mesmo na própria mente) sem prolonga-los, sem produzir novos fenômenos. Dessa forma não há mais renascimento. Mesmo se você estiver apegada ao prazer proveniente do Desapego, você ainda não alcançou a libertação. Se você busca prazer em abandonar o corpo e entrar em meditação profunda, você ainda está buscando diversão no Samsara e em prazeres impermanentes. O ponto chave é usar todas essas coisas para enxergar a Impermanência em tudo e, assim, permitir que tudo cesse quando chegar a hora. Por mais tempo que dure um prazer, mesmo que ele dure vários Big Bangs, uma hora ele acaba e você tem de cair de novo. Então, nessa parte de Karma, o ensinamento budista é muuuito profundo. O treinamento para alcançar Nirvana é muito intenso e diligente.
Ah sim, cultura é uma coisa boa, basta não ficar obcecada com isso. Se for meditar e a mente ficar cantando a música de alguma orquestra da Broadway ou pensando em algum filme da Disney, tem alguma coisa errada aí, ou não? Por que a mente não consegue largar as coisas do mundo sensual? Por que ela sempre precisa buscar prazer nessas coisas? Será que se sabe aproveitar a beleza da cultura no agora e, depois, largá-la para dar boas vindas ao próximo momento que vier? Eu vou levantar questões complicadas, então vou parar aqui  Calado 
O que eu falei vale para todas as Escolas Budistas fieis aos ensinamentos de Buddha. Não há muita distinção de uma para a outra.
Lara escreveu:
Reencarnação
Eu acho que as pessoas estão na Terra porque não tiveram uma vida adequada anteriormente e precisam evoluir. Acredito que haja vida em outros planetas e que a Terra é o mais involuido. Acredito na crença espírita de que a Terra é planeta de provas e expiações.
Acho que as pessoas reencarnam para tentar sanar dívidas e evoluir. Não acho que reencarnar como animal não-humano seja involução.
Qual linha do Budismo compartilha dessa ideia?
"Não tiveram uma vida adequada anteriormente" é complicado. O Buddha admitiu que não dá para ver um ponto de início do Samsara. Então, o Buddha não vai dizer porque existe o Samsara, ou qual foi a origem de tudo. Simplesmente estamos aqui, enfrentando o sofrimento e a morte - o que vamos fazer a respeito?
O planeta Terra é o mais involuído? Pode ser, pode não ser. Na verdade, o Buddha disse umas coisas bem assustadoras do ponto de vista astronômico, como que existem várias galáxias, vários planetas, vários Sois, entre outros, mas não vou entrar nessa questão.
Como eu disse, um Animal não dispõe de todos os meios para a prática espiritual como um humano. Não sei se pode dizer que nascer como um animal é uma "involução", pode ser apenas que algum Karma antigo frutificou naquele instante. Mas um animal é inferior a um humano no sentido de capacidade para a prática espiritual.
Como no caso anterior, todas as escolas budistas fieis aos ensinamentos do Buddha concordarão com isso, sem distinções entre si.

Tentei te responder de acordo com conhecimentos de escrita mesmo do Budismo, não a minha opinião. Pode ser que eu tenha deixado algumas coisas de algumas Escolas de lado, mas colocando as principais, é basicamente isso.  Confuso 
Bom, em alguns pontos você não estaria de acordo com o Budismo. Mas não use esse termo "alien" numa conotação negativa...  Não sabe 
Ir para o topo Ir para baixo
https://sangha-online.forumeiros.com
 

Sexo e Casamento, Animais, Purificação e Mácula, Reencarnação.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Os animais os sacrificios e as obsessões.
» No budismo clássico, é possível reencarnar nos animais?
» ola o que o budismo tibethano pensa sobre os animais
» Qual a visao budistas em relacao aos animais ?
» Os Animais podem voltar para o dono na proxima reencarnaçao ?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Budismo - Sangha Online :: Comunidade :: Tire suas dúvidas sobre o Budismo-