Budismo - Sangha Online
DÚVIDAS SOBRE O BUDISMO?

Registre-se e nos envie sua pergunta que talvez possamos ajuda-lo, independente de sua religião!
Todos são bem-vindos para dialogarem e pesquisarem aspectos do Budismo. Registrando-se você poderá enviar suas dúvidas particularmente à Administração ou à Comunidade, como exemplos:

No Budismo não podemos ter desejos?
Como o Buddha comia carne? E o vegetarianismo?
O Nirvana é o vazio? É eterno e é uma extinção do ser?
O que significa não-eu? O Budismo é niilista?
O que é prazer no Budismo? E paz interior?
Budismo crê em Devas, logo ele é Politeísta?
No Budismo nos isolamos? Como se relacionar com pessoas?
Como meditar? Budismo crê em super-poderes?!
Posso praticar sem crer no renascimento?
Budismo é religião ou filosofia? Por que há tanta idolatria?


Dialogue sobre essas e outras questões aqui.
Budismo - Sangha Online
DÚVIDAS SOBRE O BUDISMO?

Registre-se e nos envie sua pergunta que talvez possamos ajuda-lo, independente de sua religião!
Todos são bem-vindos para dialogarem e pesquisarem aspectos do Budismo. Registrando-se você poderá enviar suas dúvidas particularmente à Administração ou à Comunidade, como exemplos:

No Budismo não podemos ter desejos?
Como o Buddha comia carne? E o vegetarianismo?
O Nirvana é o vazio? É eterno e é uma extinção do ser?
O que significa não-eu? O Budismo é niilista?
O que é prazer no Budismo? E paz interior?
Budismo crê em Devas, logo ele é Politeísta?
No Budismo nos isolamos? Como se relacionar com pessoas?
Como meditar? Budismo crê em super-poderes?!
Posso praticar sem crer no renascimento?
Budismo é religião ou filosofia? Por que há tanta idolatria?


Dialogue sobre essas e outras questões aqui.


Comunidade dedicada a simpatizantes e seguidores (de todas as escolas) do Budismo, visando à pesquisa e ao diálogo. Participe!
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

Se você já se registrou, apresente-se aqui e tire suas dúvidas sobre Budismo!
Registre-se para expor seus pontos de vista - isso independe de sua religião!
Bem-vindo
Bem-vindo ao Fórum Sangha Online!

Registre-se para dialogar com outras pessoas interessadas no Budismo e para ter acesso a todo o conteúdo para pesquisa sobre o mesmo.

Qualquer dúvida, ficaremos felizes em ajudar!
Últimos assuntos
» Budismo
me apresentando Empty por  Liliane Nascimento
Qui 18 Out 2018 - 14:22

» Sobre este Fórum: Dúvidas sobre o Budismo
me apresentando Empty por  Convidado
Qua 17 Out 2018 - 10:46

» Templos
me apresentando Empty por  Vickimie
Qui 13 Set 2018 - 18:11

» Grupo, sobre Budismo, no Whatsapp
me apresentando Empty por  Vickimie
Qui 13 Set 2018 - 16:06

» Nova aqui
me apresentando Empty por  Vickimie
Qui 13 Set 2018 - 16:04

» Significado de uma palavra para o budismo
me apresentando Empty por  rodrigoL8
Ter 8 maio 2018 - 17:10

» Apresentação dum gaúcho
me apresentando Empty por  Roger Otavio
Ter 1 maio 2018 - 22:47

» Apresentação
me apresentando Empty por  douglinh4
Seg 23 Abr 2018 - 5:22

» Introduction - Introdução
me apresentando Empty por  ritthichai
Qua 28 Mar 2018 - 7:19

» Apresentação - Dúvida: história do Mahayana
me apresentando Empty por  Ciro_Vasconcelos
Qua 14 Mar 2018 - 14:04

» Newsletter: Do que você precisa para ser feliz?
me apresentando Empty por  leite_paulo
Qui 1 Mar 2018 - 6:16

» Praticar o budismo visando algum beneficio é apego?
me apresentando Empty por  Rian
Dom 25 Fev 2018 - 8:26

Geral
Quem somos
Regras Gerais
Apresente-se
Precisa de ajuda?
Por que Sangha Online?
O Básico do Budismo
Introdução ao Budismo
A Vida de Buda
Tire suas Dúvidas!
O que o Budismo não é
Como meditar
5 Preceitos para Virtude
Meditação altera genes
Dúvidas Frequentes
Budismo é religião?
Budismo é ateísta?
Como virar budista?
O que é Fé no Budismo?
Preciso ser vegetariano?
O que significa o Lótus?
Votação
Atualmente, qual preceito você tem mais dificuldade para manter?

Abstenção de matar intencionalmente.
me apresentando Empty7%me apresentando Empty
 7% [ 56 ]

Abstenção de tomar o que não foi dado (roubar).
me apresentando Empty3%me apresentando Empty
 3% [ 21 ]

Abstenção de conduta sexual imprópria.
me apresentando Empty22%me apresentando Empty
 22% [ 177 ]

Abstenção de linguagem incorreta.
me apresentando Empty44%me apresentando Empty
 44% [ 344 ]

Abstenção de tomar álcool e outros embriagantes.
me apresentando Empty24%me apresentando Empty
 24% [ 191 ]

Total de votos: 789
Quem está conectado?
6 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 6 visitantes

Nenhum






Compartilhe
 

 me apresentando

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Mente Purificada

Discípulos
Mente Purificada

Masculino
Idade : 33
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 87

me apresentando Empty
Mensagem me apresentando EmptyQua 19 Mar 2014 - 22:35

Sou do interior do Rio de Janeiro, e sou ex-católico, sempre fui nas missas quando criança, mas deixei de ir. Na adolescência, tive uma fase muito difícil e senti muita angústia por não encontrar as respostas que queria.

Comecei a ler um livro de auto ajuda (Mestre Silencioso, autora Tae Yun Kim), gostei e tentei praticar os ensinamentos, mas verifiquei que isso não mudou muito a minha vida, entretanto, por causa do livro, fiquei extremamente curioso de encontrar respostas para perguntas do tipo "O que é amor, o que é paciência?"  Fiquei triste por não encontrar respostas. Contudo, continuei fazendo as pesquisas e acabei encontrando o site do Dalai Lama. Lendo os seus textos e ensinamentos, eu ficava fascinado e sentia paz dentro de mim. Depois disso, comecei a pesquisar tudo sobre Budismo. Hoje sou grato ao livro de auto ajuda por ter me ajudado a encontrar os ensinamentos do Dalai Lama e do Budismo.

Depois disso, conheci mestres budistas como Thich Nhat Hanh. E uma coisa que realmente marcou a minha vida foi o site "Acesso ao Insight". Gostei muito de ler os suttas. Para mim, o Budismo é maravilhoso, foi a melhor coisa que aconteceu foi ter entrado em contato com os ensinamentos do Buda. Já tive o ideal de ir para uma caverna e passar o resto da minha vida meditando. Agora acho que estamos nos tempos modernos e o melhor a fazer é eu ajudar as pessoas à minha volta. Tenho que buscar purificar a minha mente, não importa em qual lugar eu me encontre.

Abraços e muito obrigado!


Última edição por Mente Purificada em Qua 22 Abr 2015 - 22:25, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
William - Admin

Admin
William - Admin

Masculino
Local : SP
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 504

me apresentando Empty
Mensagem me apresentando EmptyDom 25 maio 2014 - 10:47

Olá Mente Purificada, bem-vindo ao Fórum Sangha Online  Bem-vindo! 
Minha trajetória até o Budismo foi semelhante a sua - um texto/livro foi levando ao outro até que cheguei ao Budismo e, especialmente, ao Cânone disponibilizado no Acessoaoinsight.
Me parece que você também se você muito inspirado pelos ensinamentos do Buddha, o que me deixa muito feliz. De fato os ensinamentos do Buddha possuem um valor inestimável.
Sobre viver em uma caverna, pode fazer parte da prática, apesar de ser algo muito avançado. Alguns monges, especialmente da Tradição das Florestas Theravada e do Budismo Tibetano, se dedicam a períodos prolongados de isolamento em territórios distantes a fim de se dedicarem à meditação, mas costumam voltar à sociedade posteriormente. Ajahn Brahmavamso, por exemplo, passou seis meses isolado em uma floresta, sem ver nenhum ser humano - ele apenas pegava uma tigela deixada pelos leigos perto de uma caverna de granito onde ele meditava. Leigos e monges do monastério dele lembram que quando ele voltou desse período, ficou 5 dias impossibilitado de falar, porque sua felicidade e êxtase era tamanha que a mente não conseguia sair muito de si mesma, senão se deliciar com a felicidade do desapego do mundo sensual. Quando ele conseguiu voltar a falar, sua primeira palestra foi "Seis meses de bem-aventurança". Ele é um monge que admiro muito e que continua vivo.
Mas, naturalmente, ele só fez isso depois de mais de 20 anos de vida monástica. É necessário muito treinamento e muita habilidade com a solidão, meditação, contenção e contentamento interior para ser capaz de ficar em lugares remotos e isolados meditando. É algo que faz parte da prática também.
Naturalmente, devemos encontrar paz em qualquer lugar que estejamos, especialmente na sociedade, onde possamos trazer benefícios. Porém, faz parte da natureza da mente que um lugar remoto e calmo é mais frutífero para a formação de uma base mais sólida para a prática meditativa. Como disse Ajahn Chah em uma palestra, não devemos nos apegar nem à solidão nem a sociabilização, mas é natural que a solidão é mais frutífera à prática meditativa e, portanto, ela deve ser buscada no começo da prática. Assim que o praticante consolida e treina melhor sua mente, ele é capaz de manter sua paz em ambas as situações em vez de depender sempre da quantidade de estímulos e sons a que está envolvido.
O Budismo envolve muito isso de saber usar as formações e os fenômenos condicionados para ir além deles - usar o mundo para transcender o mundo. É frutífero buscar períodos de isolamento e de distanciamento de prazeres sensuais para ficar mais fácil para acalmar a mente e silenciar os desejos e impulsos, a fim de alcançarmos uma capacidade maior de permanecermos calmos, observando sem apegar e, assim, perceber como tudo o que existe simplesmente surge e cessa. Mas não devemos nos apegar nem ao prazer sensual, nem ao meditativo. De fato, um leigo se torna monge para ir além do apego tanto a vida laica quanto a vida monástica - porém, a vida monástica termina por ser mais frutífera do que a laica para a prática budista.
Então, é importante buscar certos ambientes como um local isolado de vez em quando, ainda mais para consolidar a base da prática meditativa. Mas, de fato, precisamos aprender, gradualmente, a encontrar a paz em qualquer lugar que estejamos, porque em qualquer lugar que estejamos, há os fenômenos condicionados, não é? rs
Paz a sua mente  Feliz 
Ir para o topo Ir para baixo
https://sangha-online.forumeiros.com
Mente Purificada

Discípulos
Mente Purificada

Masculino
Idade : 33
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 87

me apresentando Empty
Mensagem me apresentando EmptySeg 14 Jul 2014 - 22:18

Muito obrigado, ótima resposta! Agora me senti com muito mais vontade de buscar locais isolados, é claro, sem ir para um extremo ou outro, mas buscando um equilíbrio e um caminho do meio. Paz!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado



me apresentando Empty
Mensagem me apresentando Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

me apresentando

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Me apresentando.
» Me apresentando...
» Leo se apresentando lol
» Apresentando - me.
» Apresentando-me

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Budismo - Sangha Online :: Comunidade :: Apresentações-