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 Por que alguns monges budistas colocam fogo nos próprios corpos?

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AutorMensagem
NatanMarques98

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Mensagem Qua 17 Set 2014 - 8:46

Olá pessoal do Sangha Online. Eu gostaria de saber o "porque" de alguns monges atearem fogo nos seus próprios corpos. Esse tipo de ação, é correto?

Vi esse vídeo e achei impressionante:



Eles estão protestando. Mas, também o que eu gostaria de saber é que, como no budismo existe o renascimento, esse ato, irá trazer coisas negativas em outra vida? Ou pode interferir na sua evolução para o Nirvana?

Abraços!  Feliz


Última edição por NatanMarques98 em Qua 17 Set 2014 - 22:36, editado 1 vez(es) (Razão : Correção de uma palavra no título)
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Mente Purificada

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Mensagem Qui 18 Set 2014 - 17:33

olá, acredito que esse link possa te ajudar em algo:
http://pazacadapasso.blogspot.com.br/2009_08_01_archive.html
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NatanMarques98

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Mensagem Dom 21 Set 2014 - 1:14

Mente Purificada escreveu:
olá, acredito que esse link possa te ajudar em algo:
http://pazacadapasso.blogspot.com.br/2009_08_01_archive.html
Obrigado. Me esclareceu um pouco. Ele e muitos não fizeram isso por ódio, por desgosto da vida...
Só que eu queria saber se esse ato iria ter uma consequência em outra vida...
Abraços!  Feliz
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Mente Purificada

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Mensagens : 87

Mensagem Sex 17 Out 2014 - 15:52

Oi/Tchau  

NatanMarques98 escreveu:
Só que eu queria saber se esse ato iria ter uma consequência em outra vida...

Acho que é muito difícil responder esse tipo de pergunta. Para mim, isso tem muito a ver com a motivação e somente a pessoa que cometeu o ato sabe das suas próprias motivações.

Isso vai depender do ponto de vista. Se você pensar a partir do ponto de vista do suicídio, esse ato pode ser negativo e portanto pode ser um obstáculo para nibbana ou nirvana.

Não acredito que o suicídio seja algo totalmente ruim, porque como eu disse isso vai depender muito da motivação da pessoa. Existe um sutta em que um bhikku comete suicídio, veja a seguir:

Retirado da Wikipédia:

Para o Budismo, já que o primeiro preceito é que não se destrua nenhuma forma de vida, incluindo a sua própria, o suicídio é visto como uma ação negativa.

Nos ensinamentos budistas, o passado dos indivíduos atua fortemente na influência que experimentam no presente; atos presentes, por sua vez, tornam-se a influência de fundo para experiências futuras (carma). As ações produzidas pela mente, pelo corpo e pela reação, ou repercussão, por sua vez, são a causa das condições (boas e más) de que nos deparamos no mundo de hoje.

No entanto, alguns suttas mostram que a questão não é tão simples:
No Samyutta Nikaya  IV.23, o Buda fala sobre o suicídio do venerável Godhika:
"Assim de fato é como os determinados agem:
eles não têm apego à vida.
Extirpando o desejo pela raiz,
Godhika realizou o paranibbana."

No Majjhima Nikaya 144, o Buda fala sobre o suicídio do bhikkhu Channa:
"Sariputta, quando alguém deita este corpo e se apega a um novo corpo, então eu digo que esse alguém é censurável. Não houve nada disso no bhikkhu Channa; o bhikkhu Channa usou a faca de modo puro."
Isso não significa que o Buda aprovasse o suicídio; o que estes dois suttas mostram é que existem circunstâncias em que o suicídio pode ser aceitável, por exemplo quando ele conduz ao paranibbana. [Creio que a Wikipédia escreveu errado aqui, acho que o certo seria parinibbana ao invés de paranibbana]

Entretanto, monges tibetanos já foram entrevistados sobre esse assunto. Alguns tem uma visão mais negativa, enquanto outros enxergam um acúmulo de virtude.  Veja o trecho abaixo falando dos monges vietnamitas. Caso deseje ler a entrevista completa, basta clicar no link, um documento pdf será aberto.

Retirado de shiwalha.org.br,  Viajando Habilidosamente De Vida a Vida:

Durante a guerra do Vietnã, muitos monges budistas imolaram-se, aparentemente com a motivação de chamar atenção para o sofrimento do Vietnã. Tratava-se de uma ação negativa desses monges?


Dilgo Khyentse Rinpoche: A auto-imolação parece absolutamente contrária ao modo budista de agir.


Geshe Lamrimpa: Aos Bodhisattvas é permitido realizar ações que são consideradas negativas para as pessoas comuns. Contudo os textos do Hinayana ou do pequeno veículo não fazem exceções.  Assim sendo, o suicídio seria sempre entendido como ação negativa nessa tradição. Quando analisamos mais estritamente, a motivação dos monges era virtuosa, mas a
ação era não-virtuosa. Portanto, houve uma mistura de branco e preto.


Um dos sutras do cânone budista conta a história de um monge noviço e uma mulher que exigiu fazer sexo com ele. Por um lado, o noviço sabia que fazer sexo com ela seria a quebra de votos, e por outro, sabia que se recusasse a mulher diria às pessoas que ele havia agido de forma errada de qualquer maneira. Para resolver a situação sem quebrar sua própria moralidade, ele decidiu se matar.

Ele concordou com a solicitação da mulher, disse que esperasse um momento e, dirigindo-se ao quarto, cortou sua própria garganta. Antes de morrer, prosternou-se três vezes para o Buda, o Dharma e a Sangha dizendo que em
respeito a eles e para preservar a sua moralidade, ele se mataria e abandonaria o corpo.


Nesse sutra está dito que essa foi uma ação virtuosa. Se os monges vietnamitas tiveram uma motivação justa, sua ação seria entendida como virtuosa.

Garje Khamtul Rinpoche: Os monges budistas que se queimaram fizeram isso pelo seu país, pelo bem do povo etc. Portanto, de uma forma ajudaram o povo, ajudaram o país, mas ainda assim isso é considerado um ato negativo.
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NatanMarques98

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Define-se budista? : Sim
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Mensagem Sex 17 Out 2014 - 22:45

Obrigado Mente Purificada.
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Por que alguns monges budistas colocam fogo nos próprios corpos?

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