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 Dúvida ref. a 2ª Nobre Verdade

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Mensagem Qua 24 Set 2014 - 12:20

Bom dia prezados.


Tem um dúvida que sempre "martela em minha cabeça", lendo alguns livros sobre o budismo, na 2ª Nobre Verdade, diz que a causa do sofrimento (Dukkha) são os desejos e especifica-os conforme abaixo.


 Os desejos apresentam-se sob as mais diferentes formas, a saber:

I. Desejo dos prazeres dos sentidos, kama-tanha;
II Desejo de autopreservação (existir e vir-a-ser), bhava-tanha;
III Desejo de não-existência (auto-aniqui1ação), vibhana-tanha.
 
I.                    DESEJO DOS PRAZERES DOS SENTIDOS, em relação á visão, audição, olfato, paladar, tato e mente. O desejo dos sentidos surge em conexão com um, ou mais, sentidos. O prazer não é a sensação nascida dos sentidos; uma pessoa pode ter prazer em uma sensação, ou pode ser indiferente a cia; portanto, o prazer depende da atitude mental da pessoa, que varia com os condicionamentos de costumes da família, do país, religião etc.
 
II DESEJO DE AUTOPRESERVAÇÃO. O desejo de uma existência separada, individual ou egocêntrica é um dos mais fortes, porque todos nós temos o desejo de continuidade, o desejo de vir-a-ser, o desejo da existência de um ego e de que este suposto EU viva eternamente. Levado pela ilusão, o homem se delicia nos prazeres dos sentidos e no fato de sua existência – “eu existo" ou "minha existência" -, conceitua em ver as coisas como "minhas". Pela ilusão ele pensa: "o corpo é meu", "minha sensação", "meu pensamento", e não vê que a ilusão desta existência egoística é sofrimento. Pela ignorância, tem aversão a destruir Os pensamentos de
"eu" e "meu"; só reconhece que o desejo é sofrimento (Insatisfatoriedade), quando vê que também é Impermanência e Impessoalidade.
 
III.DESEJO DE ANIQUILAMENTO. Apenas confirma a existência do "eu", pois é baseado na ilusão da existência de um "eu" e "meu", ou pessoa que será aniquilada após a morte. Este desejo jamais leva é cessação da existência, pois para conseguir isto, torna-se necessário seguir um treino especial, isto é, trilhar a Nobre Senda Óctupla, que veremos adiante...


A dúvida é a seguinte, deve se então, abrir mão de todos os desejos? É possível viver sem nenhum desejo? 
Por exemplo,se escrevo esse post, é porque há algum desejo(desejo  de esclarecer uma dúvida e discutir sobre o assunto). Ou não?

Não existem "desejos bons"? como por exemplo: se aperfeiçoar na prática, para beneficiar você e os outros seres; ou desejo de ajudar alguém que necessite; desejo de crescer e se aperfeiçoar profissionalmente, etc....

O desejo é prejudicial e causa sofrimento, ou somente o apego a ele que é o responsável por gerar sofrimento?
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Mente Purificada

Discípulos
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Define-se budista? : Sim
Mensagens : 88

Mensagem Qua 24 Set 2014 - 18:46

Olá amigo!      Muito feliz

Eu também tenho dúvidas com relação a isso, mas essa questão eu já tinha lido algo sobre isso, e por causa disso eu busquei informação em um livro pdf do Bhante Henepola Gunaratana.

Na página 51 está escrito:

Pergunta: O que é cobiça? No budismo, o desejo tem um significado negativo? Almejar a iluminação não é um desejo também?

Bhante G: O desejo tem uma conotação negativa com certeza, e isso é o que eu chamo “desejo insalubre”. O desejo também tem um lado positivo, que eu chamo “desejo saudável”.

Assim como em nosso corpo temos bactérias negativas e colesterol negativo, há também bactérias positivas e colesterol positivo. Da mesma forma, desejo também tem dois aspectos, negativo e positivo. O desejo para perpetuar o desejo é um desejo negativo.

Desejar ser sem desejo é um desejo positivo; o desejo de atingir a iluminação é um desejo saudável e positivo.
Desejo de se tornar rico e popular é apego, e isso é um desejo negativo. Desejo insalubre sempre nos traz muita dor. É por isso que o desejo insalubre é chamado “a causa do sofrimento”.

Desejo saudável é uma aspiração, assim você pode aspirar a um nível espiritual mais e mais elevado. É
precisamente como subir numa escada de mão, imagine quando você tenta subir em uma escada de mão: primeiro você tem que galgar um degrau, e alcançar então o degrau superior. Se você fica de pé em um
degrau, e segurando o próximo degrau, e não se move, você está parado. Assim, para subir na escada de mão, você tem que deixar o degrau em que você está e pôr um pé no próximo e a mão no seguinte. Assim, em todo passo que você segue você tem que deixar um passo para trás para alcançar o outro.

Da mesma maneira, na escada espiritual também há um desejo, subir mais e mais alto, até que você alcance o nível mais alto, em que você não precisa de desejo nenhum. Dessa forma, o desejo saudável, lentamente, gradualmente, o ajuda a ficar livre do desejo. Desejo insalubre o faz, lenta e gradualmente, entrar
na mais profunda das profundidades do estado de confusão mental.

Então Buda disse: “Desejo deve ser superado por desejo”, o que significa que o desejo insalubre deve ser superado por meio do desejo saudável.

Aqui termina o trecho do livro que eu tinha mencionado. Espero ter sido útil!


Última edição por Mente Purificada em Seg 13 Out 2014 - 17:55, editado 1 vez(es)
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Mensagem Qua 24 Set 2014 - 19:21

Mente purificada obrigado,
Também já tinha pensado dessa forma como citada no livro
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Dúvida ref. a 2ª Nobre Verdade

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