Budismo - Sangha Online
DÚVIDAS SOBRE O BUDISMO?

Registre-se e nos envie sua pergunta que talvez possamos ajuda-lo, independente de sua religião!
Todos são bem-vindos para dialogarem e pesquisarem aspectos do Budismo. Registrando-se você poderá enviar suas dúvidas particularmente à Administração ou à Comunidade, como exemplos:

No Budismo não podemos ter desejos?
Como o Buddha comia carne? E o vegetarianismo?
O Nirvana é o vazio? É eterno e é uma extinção do ser?
O que significa não-eu? O Budismo é niilista?
O que é prazer no Budismo? E paz interior?
Budismo crê em Devas, logo ele é Politeísta?
No Budismo nos isolamos? Como se relacionar com pessoas?
Como meditar? Budismo crê em super-poderes?!
Posso praticar sem crer no renascimento?
Budismo é religião ou filosofia? Por que há tanta idolatria?


Dialogue sobre essas e outras questões aqui.


Comunidade dedicada a simpatizantes e seguidores (de todas as escolas) do Budismo, visando à pesquisa e ao diálogo. Participe!
 
InícioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Se você já se registrou, apresente-se aqui e tire suas dúvidas sobre Budismo!
Registre-se para expor seus pontos de vista - isso independe de sua religião!
Bem-vindo
Bem-vindo ao Fórum Sangha Online!

Registre-se para dialogar com outras pessoas interessadas no Budismo e para ter acesso a todo o conteúdo para pesquisa sobre o mesmo.

Qualquer dúvida, ficaremos felizes em ajudar!
Últimos assuntos
» Grupo, sobre Budismo, no Whatsapp
por  matheus_ps
Ontem à(s) 0:26

» O Samsara
por  Erick
Qua 28 Jun 2017 - 12:46

» A Meditação e o Mosquito: Uma Reflexão Sobre Concentração e Virtude
por  Erick
Qua 28 Jun 2017 - 12:41

» A descrição de Arahants e Ariyas para Nirvana
por  Administrador
Dom 11 Jun 2017 - 8:07

» Bom dia - pergunta
por  Erick
Qui 1 Jun 2017 - 8:25

» Oferendas
por  Administrador
Sab 13 Maio 2017 - 13:54

» Meditação altera genes
por  Administrador
Sab 13 Maio 2017 - 13:16

» Sobre este Fórum: Fale sobre sua Experiência Meditativa
por  Administrador
Sab 13 Maio 2017 - 13:03

» Quem somos - Objetivos do Fórum
por  Administrador
Sab 13 Maio 2017 - 12:53

» Nova Tradição Kadampa [+Seita?]
por  Nyendrag Yeshe
Qua 10 Maio 2017 - 22:40

Geral
Quem somos
Regras Gerais
Apresente-se
Precisa de ajuda?
Por que Sangha Online?
O Básico do Budismo
Introdução ao Budismo
A Vida de Buda
Tire suas Dúvidas!
O que o Budismo não é
Como meditar
5 Preceitos para Virtude
Meditação altera genes
Dúvidas Frequentes
Budismo é religião?
Budismo é ateísta?
Como virar budista?
O que é Fé no Budismo?
Preciso ser vegetariano?
O que significa o Lótus?
Votação
Atualmente, qual preceito você tem mais dificuldade para manter?

 
Abstenção de matar intencionalmente.

 
Abstenção de tomar o que não foi dado (roubar).

 
Abstenção de conduta sexual imprópria.

 
Abstenção de linguagem incorreta.

 
Abstenção de tomar álcool e outros embriagantes.
Exibir resultados
Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante

Nenhum






Compartilhe | .
 

 Apresentando - me.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Balthazar Lira

Discípulos
avatar

Masculino
Idade : 43
Local : Rio de Janeiro
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 6

Mensagem Dom 23 Ago 2015 - 12:20

Olá a todos. Bem, eu descobri o Buddhismo faz pouco tempo e desde então tenho tentado seguir seus Ensinamentos. Contudo, infelizmente, a pressão do dia a dia, a convivência com pessoas difíceis, têm me feito negligenciar o pouco que aprendi. Não raro percebo-me violando os Ensinamentos mais básicos do Buddha. 
E como se isso não fosse o bastante, ultimamente tenho questionado minha vivência como Buddhista. Indago-me se meu esforço até aqui não foi em vão. 
Espero, sinceramente que aqui eu retome o "folêgo"necessário para seguir adiante.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Administrador

Admin
avatar

Masculino
Local : SP
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 472

Mensagem Dom 30 Ago 2015 - 11:58

Olá Balthazar, seja bem-vindo ao Fórum Sangha Online  Bem-vindo! 
Espero que você não desanime e continue tentando seguir o Caminho do Buddha.
Cometemos muitos erros a medida que vamos tentando nos "alinhar" rs, e nesse processo eu tenho percebido que é importante evitarmos um dos 5 Obstáculos (Nivaranas), que é Inquietação e Remorso/Ansiedade. Um dos Suttas que me trouxe Insight sobre esse Obstáculo foi o Anuruddha Sutta, caso queira ler:


"Então o Ven. Anuruddha foi até o Ven. Sariputta e ao chegar ambos se cumprimentaram. Depois que a conversa cortês e amigável havia terminado ele sentou a um lado e disse para o Ven. Sariputta: Através do olho divino, que é purificado e ultrapassa o humano, eu vejo milhares de universos. Minha energia está estimulada e incansável. Minha atenção plena está estabelecida e inabalável. Meu corpo está calmo e sem agitação. Minha mente está concentrada e unificada. No entanto a minha mente não está liberta das impurezas através do desapego.
Sariputta: Meu amigo, quando o pensamento lhe ocorre, ‘Através do olho divino, que é purificado e ultrapassa o humano, eu vejo milhares de universos,’ isso está relacionado com a sua presunção. Quando o pensamento lhe ocorre, ‘Minha energia está estimulada e incansável. Minha atenção plena está estabelecida e inabalável. Meu corpo está calmo e sem agitação. Minha mente está concentrada e unificada,’ isso está relacionado com a sua inquietação. Quando o pensamento lhe ocorre, ‘No entanto a minha mente não está liberta das impurezas através do desapego,’ isso está relacionado com a sua ansiedade. Seria bom se - abandonando essas três qualidades, não dando atenção a essas três qualidades - você dirigisse a sua mente para a propriedade do Imortal.’"

Gosto desse Sutta porque ele me ajudou a entender o que é esse Obstáculo. Inquietação é quando ficamos nos conferindo de cima a baixo, por assim dizer, a fim de conferir se estamos fazendo tudo certinho - você percebeu como isso aparece no Sutta? Anuruddha vai "se conferindo": minha mente está unificada, meu corpo está calmo... Vamos conferindo sempre buscando ver se não tem nada errado. Como diz Ajahn Brahm, Inquietação é a "mente procuradora de defeitos". Enquanto isso, Remorso/Ansiedade é a mágoa devido a algum erro no passado: eu não devia ter dito aquilo... Por que minha mente não sentiu êxtase nessa meditação? O que estou fazendo errado?
Não sei se você tem problemas com isso também, mas eu tenho esse hábito inábil de ficar me exigindo perfeição e me chatear com facilidade quando faço algo errado. Isso não ajuda! 
Essa prática é sobre apenas nos dedicarmos a nossas tarefas nesse mundo com generosidade e virtude (isto é, deixar de fazer as coisas por causa dos nossos desejos e preferências) e, ao encontrarmos tempo, abandonarmos esse mundo para que a mente possa se unificar e enxergar as coisas como impermanentes e não-eu. Nesse processo, os desejos virão, a mente vai se agitar, vamos sentir raiva... Não tem jeito - esses grilhões vão se manifestar. É importante aceitarmos que esses sentimentos vão surgir para que, quando aparecerem, possamos acolhê-los. Não tem problema sentir raiva, desejo ou aversão - isso é bom o suficiente para fazer o que é generoso. Não importa o que surja, tento continuar a fazer apenas o que é generoso, mesmo que esse sentimento persista. Se ficou redirecionando minha mente para a alegria daquilo que estou fazendo, ela vai se acalmando. Agora, quando fico desejando que a raiva que surgiu vá embora, ou quando fico magoado por ela ter surgido, eu só me envolvo em problemas rs. O mesmo ocorre quando fico me exigindo perfeição.
Não sei se isso pode te ajudar, mas Contentamento (qualquer coisa é boa o suficiente) e Perdão são qualidades que me ajudam muito. Não importa se há êxtase ou depressão na mente, qualquer coisa é boa o suficiente para continuar o meu dia fazendo minhas tarefas mundanas por generosidade. Se você tiver essa paciência de deixar aquela depressão ali e continuar o seu dia, você verá que ela desaparecerá sozinha! Você percebe a verdade da Impermanência bem ali - quando aquilo some sozinho. E então, para qualquer sentimento que vier, você pode contemplar: não é meu eu. Então você segue em frente e deixa aquilo passar. 
Se devido a seus condicionamentos fortes você se envolver com algum desejo ou preferência e deixar de ser generoso e inclinado à renúncia, não fique remoendo o erro. Perceba onde errou, perdoe-se, aprenda e siga em frente. Ficar lembrando de novo e de novo daquele erro, como se tê-lo em mente sem parar fosse te evitar de cometê-lo de novo, realmente não funciona - só te deixa mais tenso e magoado. Aprenda com os seus erros e deixe-os para trás. O que você deve manter em mente são os acertos - os momentos em que você soube abrir mão e deixar algo cessar a seu próprio tempo, o momento em que em vez de seguir suas preferências você fez algo por alguém por generosidade... mantenha a alegria que você sentiu nesses momentos em mente e ela se inclinará para eles mais e mais.

Quem sabe essas ideias te ajudem! 
E só um trocadilho que faço de vez em quando: costumo dizer "Paz a sua mente", mas se for ver, o ideal é dizer "Paz em suas atitudes", porque qualquer experiência é boa o suficiente para AGIR com generosidade. Entende? A chave não é ficar desejando, buscando a paz e buscando chutar para longe as coisas ruins que surgirem rs. A chave é acolher qualquer coisa que surgir com uma atitude, uma intenção de paz e generosidade, e assim as coisas ruins vão cessar porque são impermanentes, e as que levam à renúncia irão florescer. Assim a mente se aprofundará na meditação de acordo com sua própria natureza.
Paz!  Reverência
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://sangha-online.forumeiros.com
Balthazar Lira

Discípulos
avatar

Masculino
Idade : 43
Local : Rio de Janeiro
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 6

Mensagem Dom 30 Ago 2015 - 15:44

Obrigado pelas boas-vindas e pelos aconselhamentos. Vou fazer o máximo para não ceder às "pancadas"do dia-a-dia. Obrigado!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado



Mensagem

Voltar ao Topo Ir em baixo
 

Apresentando - me.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» Vazamento de água
» Calor e energia mecânica
» Apresentando: Um ateu disfarçado de crente?
» I am Ninja(Se apresentando)
» me apresentando!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Budismo - Sangha Online :: Comunidade :: Apresentações-