Budismo - Sangha Online
DÚVIDAS SOBRE O BUDISMO?

Registre-se e nos envie sua pergunta que talvez possamos ajuda-lo, independente de sua religião!
Todos são bem-vindos para dialogarem e pesquisarem aspectos do Budismo. Registrando-se você poderá enviar suas dúvidas particularmente à Administração ou à Comunidade, como exemplos:

No Budismo não podemos ter desejos?
Como o Buddha comia carne? E o vegetarianismo?
O Nirvana é o vazio? É eterno e é uma extinção do ser?
O que significa não-eu? O Budismo é niilista?
O que é prazer no Budismo? E paz interior?
Budismo crê em Devas, logo ele é Politeísta?
No Budismo nos isolamos? Como se relacionar com pessoas?
Como meditar? Budismo crê em super-poderes?!
Posso praticar sem crer no renascimento?
Budismo é religião ou filosofia? Por que há tanta idolatria?

Dialogue sobre essas e outras questões aqui.

Comunidade dedicada a simpatizantes e seguidores (de todas as escolas) do Budismo, visando à pesquisa e ao diálogo. Participe!

InícioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Se você já se registrou, apresente-se aqui e tire suas dúvidas sobre Budismo!
Registre-se para expor seus pontos de vista - isso independe de sua religião!
Bem-vindo
Bem-vindo ao Fórum Sangha Online!

Registre-se para dialogar com outras pessoas interessadas no Budismo e para ter acesso a todo o conteúdo para pesquisa sobre o mesmo.

Qualquer dúvida, ficaremos felizes em ajudar!
Últimos assuntos
» Budismo
Permitam que me apresente. Empty por  Liliane Nascimento
Qui 18 Out 2018 - 14:22

» Sobre este Fórum: Dúvidas sobre o Budismo
Permitam que me apresente. Empty por  Convidado
Qua 17 Out 2018 - 10:46

» Templos
Permitam que me apresente. Empty por  Vickimie
Qui 13 Set 2018 - 18:11

» Grupo, sobre Budismo, no Whatsapp
Qui 13 Set 2018 - 16:06

» Nova aqui
Qui 13 Set 2018 - 16:04

» Significado de uma palavra para o budismo
Permitam que me apresente. Empty por  rodrigoL8
Ter 8 Maio 2018 - 17:10

» Apresentação dum gaúcho
Permitam que me apresente. Empty por  Roger Otavio
Ter 1 Maio 2018 - 22:47

» Apresentação
Permitam que me apresente. Empty por  douglinh4
Seg 23 Abr 2018 - 5:22

» Introduction - Introdução
Permitam que me apresente. Empty por  ritthichai
Qua 28 Mar 2018 - 7:19

» Apresentação - Dúvida: história do Mahayana
Permitam que me apresente. Empty por  Ciro_Vasconcelos
Qua 14 Mar 2018 - 14:04

» Newsletter: Do que você precisa para ser feliz?
Permitam que me apresente. Empty por  leite_paulo
Qui 1 Mar 2018 - 6:16

» Praticar o budismo visando algum beneficio é apego?
Permitam que me apresente. Empty por  Rian
Dom 25 Fev 2018 - 8:26

Geral
Quem somos
Regras Gerais
Apresente-se
Precisa de ajuda?
Por que Sangha Online?
O Básico do Budismo
Introdução ao Budismo
A Vida de Buda
Tire suas Dúvidas!
O que o Budismo não é
Como meditar
5 Preceitos para Virtude
Meditação altera genes
Dúvidas Frequentes
Budismo é religião?
Budismo é ateísta?
Como virar budista?
O que é Fé no Budismo?
Preciso ser vegetariano?
O que significa o Lótus?
Votação
Atualmente, qual preceito você tem mais dificuldade para manter?

Abstenção de matar intencionalmente.

Abstenção de tomar o que não foi dado (roubar).

Abstenção de conduta sexual imprópria.

Abstenção de linguagem incorreta.

Abstenção de tomar álcool e outros embriagantes.
Exibir resultados
Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante

Nenhum

Compartilhe

Permitam que me apresente.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Eduardo Vianna

Discípulos
Eduardo Vianna

Masculino
Define-se budista? : Não

Permitam que me apresente. Empty
Mensagem Permitam que me apresente. EmptyQua 20 Abr 2016 - 11:11

Saudações, amigos e amigas aqui do fórum sobre o budismo.

Chamo-me Eduardo Rodrigues Vianna, não me defino como um budista, mas me interesso pelos aspectos culturais e históricos dessa religião, e em especial pelos modos de meditar - de fato, é o motivo que me traz aqui, a meditação e suas abordagens. Tenho pois me visto na condição de um estudioso do budismo, ou de um buscador de coisas por meio do budismo embora o meu objetivo não tenha um cunho necessariamente religioso.

Moro e trabalho em Jundiaí, São Paulo. É bom fazer contato com vocês.
William - Admin

Admin
William - Admin

Masculino
Local : SP
Define-se budista? : Sim

Mensagem Permitam que me apresente. EmptySex 22 Abr 2016 - 7:35

Olá Eduardo Vianna, seja bem-vindo ao Fórum Sangha Online Bem-vindo!
Sinta-se bem-vindo para conversar e pesquisar sobre meditação, há realmente muitas abordagens.
Mas acho importante salientar que sempre estará na essência de uma verdade e boa meditação sentimentos como acolhimento, abrir mão, aceitação e desapego. As abordagens que realmente levam as pessoas à paz e à tranquilidade são as abordagens que falam sobre cultivar essas atitudes, sobre cultivar o não-controle... Só que é algo difícil de entendermos na prática rsrs... Mas sempre envolve acolher o que quer que a vida nos traga, e então podemos ter duas respostas:
- usar aquilo que acolhemos em benefício de todos os seres, seja cultivando o pensamento ou a sensação (de êxtase, de paz, de renúncia, entre outros) ou contemplando-o;
- se não for algo útil, deixar que aquilo passe A SEU PRÓPRIO TEMPO.
Paciência também é algo importante. É essencial abandonar o desejo por controle, por que as coisas aconteçam quando queremos. Nosso papel é apenas acolher tudo o que vier (não rejeitar coisa alguma) e, então, encaminhar o que veio da forma adequada - aquilo que pode ser usado para generosidade, para caridade, para treinar a nós mesmos ou para nos acalmarmos, nós usamos; aquilo que não pode ser usado, nós soltamos, nós deixamos estar, nós deixamos passar a seu próprio tempo.
É como Ajahn Brahmavamso, monge budista theravada, diz: "onde quer que você esteja, deseje estar lá. Porque a partir do momento em que você não desejar estar onde está, esse será o fim do seu progresso.". Então, a essência é sempre sobre abandonar o desejo e acolher qualquer coisa que a vida trouxer. Isso é amor incondicional e coragem real. É ser capaz de estar pronto para qualquer coisa que a vida trouxer, e ser capaz de acolher tudo sem raiva, sem irritação, sem cobiça, sem desejo, sem nojo, sem indignação... mas apenas com paz e com mãos abertas. À medida que treinamos, é isso que vai acontecendo...
É por isso que não é saudável irmos meditar com uma mente sedenta por conseguir paz logo, por conseguir super-poderes ou por conseguir controlar a si mesma (quero silenciar quando quiser; quero pensar numa coisa só por determinado tempo o quanto eu quiser)... enquanto houver esses desejos, isso só agitará a mente em vez de tranquilizá-la. Meditação não serve essencialmente para nos tornarmos super-poderosos e com mentes super bem-controladas rsrs... Serve para aprendermos a cultivar a paz e a serenidade para qualquer situação que a vida nos traga, mesmo que isso seja uma mente enlouquecida, de vez em quando rsrs...
O que treinamos na meditação são nossas intenções... Isso não significa que, vez ou outra, não possa se manifestar uma mente estressada, ou cansada, ou raivosa... Nessas circunstâncias é que fica a questão: como vou responder a isso? Com que intenção? Com que motivação?
O que você acha? Paz nas intenções, mesmo que a mente em si não esteja em paz! Grato
http://sangha-online.forumeiros.com
Eduardo Vianna

Discípulos
Eduardo Vianna

Masculino
Define-se budista? : Não

Mensagem Permitam que me apresente. EmptySex 22 Abr 2016 - 18:53

Olá, Administrador, obrigado pela sua bonita e simpática mensagem, eu tinha a ideia de que seria recebido desse modo aqui no fórum.

Acho muito inspirador tudo o que escreveu, e também desafiador. Neste momento, vou experimentando a meditação utilizando livros muitíssimo interessantes e bem escritos sobre Vipassaná: seus fundamentos, os agregados da aderência (este mundo é cheio de coisas que grudam), os obstáculos, o movimento de se concentrar e de ir para a introspecção, o RAIN, essas coisas.

Haverá certamente muito o que quererei compartilhar aqui com os amigos e amigas mais tarde; como eu disse, é bom fazer contato com vocês.

Um grande abraço.
Conteúdo patrocinado

Mensagem Permitam que me apresente. Empty

Permitam que me apresente.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Budismo - Sangha Online :: Estudos e conversas sobre as Escolas do Budismo :: As 4 ramificações gerais do Budismo-