- TheBeatles escreveu:
- O que o budismo acha do homessexualismo?
Sem problemas, TheBeatles
Sempre quando tivermos dúvidas a respeito do que é adequado ou não no ensinamento do Buddha, basta lembrarmos que ele dizia que deveríamos cultivar intenções hábeis, benéficas, saudáveis, que tragam coisas boas a todos os seres e que não os prejudique.
Precisamos ser heteros para cultivarmos intenções hábeis? Precisamos ser héteros para cultivarmos generosidade, caridade, amor bondade, paciência e serenidade?
Se não, então do que realmente precisamos? Apenas de um corpo e mente (para o caso da prática espiritual, tem de ser um corpo e mente humanos, porque os animais ainda não têm a capacidade para praticarem um caminho espiritual, mas isso não significa que não tenham o potencial). Enfim, se o que precisamos é apenas de um corpo e mente, isso já é um grande alívio, porque significa que podemos renunciar, desapegar e abrir mão dos nossos apegos e exigências desesperados, pelos quais sempre acreditamos que para sermos felizes teríamos que ser mais altos, magros, bonitos, com voz grossa, com mamas menores, com pele mais clara, de orientação heterossexual ou seja lá o que for... Se entendemos que o que realmente precisamos para fazer o que realmente importa é muito pouco, então podemos aceitar a nós mesmos, porque vemos que somos bons o suficiente. Basta ter um corpo e mente, e então você está pronto para cultivar a coisa mais importante da vida, que é o treinamento da mente-coração. Isso é a coisa mais importante a ser feita, e é muito bonito que a coisa mais importante a se fazer na vida peça por tão pouco: apenas um corpo e mente. Não importa a cor da sua pele, a sua orientação sexual, o seu país de origem, se você tem alguma deficiência física ou mental (não que não atrapalhem, aí varia) ou se você cometeu crimes ou atrocidades no passado - não importa. Qualquer pessoa é boa o suficiente para começar a mudar, começar a melhorar.
Então, o que o budismo acha do Homossexualismo? Nada de importante. Aqueles que são dignos de serem venerados e admirados são os homossexuais e heterossexuais que treinam a mente e o coração. Não é a orientação sexual que importa - mas as intenções que cada um cultiva em seu coração.
Quando o Buddha diz, nos 5 preceitos, que deve-se abster de conduta sexual imprópria, ele refere-se à agressividade, adultério e desrespeito. Isso vale tanto para os héteros como para os homossexuais. Então, não há problema em dois indivíduos do mesmo sexo se casarem. O problema é que um traia o outro ou agrida o outro. Portanto, tudo refere-se Às qualidades das intenções (se são hábeis e benéficas ou inábeis e prejudiciais), e não a qualidades superficiais como etnia, raça, orientação sexual, beleza entre outros.
É triste que alguns monges budistas são contra o homossexualismo. Embora o Buddha nunca tenha falado abertamente sobre o assunto, para aqueles que realmente penetram em seu ensinamento, dá para ver que orientação sexual é algo superficial tanto quanto a cor da pele. E é bom que não levemos isso muito a sério, porque as coisas mudam de vida em vida, sabe? rsrs... Você pode ser uma negra lésbica nessa vida, e renascer como um homem branco heterossexual na próxima e vice e versa. Essas coisas são relativas - não são elas que realmente importam. O que realmente importa é a qualidade da mente e do coração de cada um - isso é algo que tem valor depois da morte, ao contrário desse corpo.
Veja o que o Buddha diz sobre Ação Correta:
A habilidade de uma pessoa leiga
"E como alguém se torna puro de três formas pela ação corporal? É o caso em que alguém, abandonando matar seres vivos, se abstém de matar seres vivos; ele permanece com a sua vara e arma postas de lado, bondoso e gentil, compassivo com todos os seres vivos. Abandonando tomar o que não seja dado, ele se abstém de tomar o que não é dado; ele não toma, como se fosse um ladrão, os bens e propriedades de outros num vilarejo ou na floresta. Abandonando a conduta imprópria com relação aos prazeres sensuais, ele se abstém da conduta imprópria com relação aos prazeres sensuais; ele não se envolve sexualmente com quem está sob a proteção da mãe, do pai, dos irmãos, das irmãs, dos parentes, que possuem esposo, protegidas pela lei ou mesmo com quem esteja coroada de flores por um outro homem. Assim é como alguém se torna puro de três formas pela ação corporal.
-- AN X.176 - http://www.acessoaoinsight.net/sutta/ANX.176.php
Perceba que ele fala como se estivesse ensinando apenas para homens heterossexuais. De fato, não há referência de que o Buddha tenha falado sobre homossexualidades. Além disso, os seus ensinamentos foram escritos como se dados apenas para homens, porque no começo apenas os homens podiam virar monges. Só depois de algum tempo o Buddha conferiu o mesmo direito às mulheres, o que criou um estardalhaço na Índia da época, que era muito patriarcalista e machista. Apesar disso, o Buddha permitiu que as mulheres também se tornassem monjas.
De qualquer forma, apesar de não haver referência explícita ao homossexualismo, veja bem qual o ensinamento do Buddha. Ser caridoso, generoso, não matar, não roubar, ser virtuoso, ser fácil de satisfazer, ter contentamento e serenidade no coração, ser compassivo com todos os seres, acolher tudo o que a vida trouxe e fazer o melhor uso possível... Do que realmente precisamos para fazer isso? De quase nada, de quase nada. O Buddha ensinou sobre acolher com amor bondade. É assim que acolhemos a nós mesmos do jeito que somos: "somos bons o suficiente para fazermos aquilo que realmente importa, porque para fazer aquilo que realmente importa, que é treinar a mente e o coração, basta um corpo e uma mente humanos.". Portanto, já somos perfeitos, com todos os defeitos que temos. Isso é acolher incondicionalmente a si mesmo.
Se quiser ver um monge budista falando sobre:
https://www.youtube.com/watch?v=1pinkLuxZ2I