Budismo - Sangha Online
DÚVIDAS SOBRE O BUDISMO?

Registre-se e nos envie sua pergunta que talvez possamos ajuda-lo, independente de sua religião!
Todos são bem-vindos para dialogarem e pesquisarem aspectos do Budismo. Registrando-se você poderá enviar suas dúvidas particularmente à Administração ou à Comunidade, como exemplos:

No Budismo não podemos ter desejos?
Como o Buddha comia carne? E o vegetarianismo?
O Nirvana é o vazio? É eterno e é uma extinção do ser?
O que significa não-eu? O Budismo é niilista?
O que é prazer no Budismo? E paz interior?
Budismo crê em Devas, logo ele é Politeísta?
No Budismo nos isolamos? Como se relacionar com pessoas?
Como meditar? Budismo crê em super-poderes?!
Posso praticar sem crer no renascimento?
Budismo é religião ou filosofia? Por que há tanta idolatria?


Dialogue sobre essas e outras questões aqui.


Comunidade dedicada a simpatizantes e seguidores (de todas as escolas) do Budismo, visando à pesquisa e ao diálogo. Participe!
 
InícioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Se você já se registrou, apresente-se aqui e tire suas dúvidas sobre Budismo!
Registre-se para expor seus pontos de vista - isso independe de sua religião!
Bem-vindo
Bem-vindo ao Fórum Sangha Online!

Registre-se para dialogar com outras pessoas interessadas no Budismo e para ter acesso a todo o conteúdo para pesquisa sobre o mesmo.

Qualquer dúvida, ficaremos felizes em ajudar!
Últimos assuntos
» Grupo, sobre Budismo, no Whatsapp
por  matheus_ps
Ontem à(s) 0:26

» O Samsara
por  Erick
Qua 28 Jun 2017 - 12:46

» A Meditação e o Mosquito: Uma Reflexão Sobre Concentração e Virtude
por  Erick
Qua 28 Jun 2017 - 12:41

» A descrição de Arahants e Ariyas para Nirvana
por  Administrador
Dom 11 Jun 2017 - 8:07

» Bom dia - pergunta
por  Erick
Qui 1 Jun 2017 - 8:25

» Oferendas
por  Administrador
Sab 13 Maio 2017 - 13:54

» Meditação altera genes
por  Administrador
Sab 13 Maio 2017 - 13:16

» Sobre este Fórum: Fale sobre sua Experiência Meditativa
por  Administrador
Sab 13 Maio 2017 - 13:03

» Quem somos - Objetivos do Fórum
por  Administrador
Sab 13 Maio 2017 - 12:53

» Nova Tradição Kadampa [+Seita?]
por  Nyendrag Yeshe
Qua 10 Maio 2017 - 22:40

Geral
Quem somos
Regras Gerais
Apresente-se
Precisa de ajuda?
Por que Sangha Online?
O Básico do Budismo
Introdução ao Budismo
A Vida de Buda
Tire suas Dúvidas!
O que o Budismo não é
Como meditar
5 Preceitos para Virtude
Meditação altera genes
Dúvidas Frequentes
Budismo é religião?
Budismo é ateísta?
Como virar budista?
O que é Fé no Budismo?
Preciso ser vegetariano?
O que significa o Lótus?
Votação
Atualmente, qual preceito você tem mais dificuldade para manter?

 
Abstenção de matar intencionalmente.

 
Abstenção de tomar o que não foi dado (roubar).

 
Abstenção de conduta sexual imprópria.

 
Abstenção de linguagem incorreta.

 
Abstenção de tomar álcool e outros embriagantes.
Exibir resultados
Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante

Nenhum






Compartilhe | .
 

 O que o budismo acha do homessexualismo?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
TheBeatles

Discípulos
avatar

Masculino
Define-se budista? : Não
Mensagens : 8

Mensagem Qui 12 Maio 2016 - 20:46

O que o budismo acha do homessexualismo?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Administrador

Admin
avatar

Masculino
Local : SP
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 472

Mensagem Sab 14 Maio 2016 - 19:34

TheBeatles escreveu:
O que o budismo acha do homessexualismo?

Sem problemas, TheBeatles Piscadela
Sempre quando tivermos dúvidas a respeito do que é adequado ou não no ensinamento do Buddha, basta lembrarmos que ele dizia que deveríamos cultivar intenções hábeis, benéficas, saudáveis, que tragam coisas boas a todos os seres e que não os prejudique.
Precisamos ser heteros para cultivarmos intenções hábeis? Precisamos ser héteros para cultivarmos generosidade, caridade, amor bondade, paciência e serenidade? Feliz
Se não, então do que realmente precisamos? Apenas de um corpo e mente (para o caso da prática espiritual, tem de ser um corpo e mente humanos, porque os animais ainda não têm a capacidade para praticarem um caminho espiritual, mas isso não significa que não tenham o potencial). Enfim, se o que precisamos é apenas de um corpo e mente, isso já é um grande alívio, porque significa que podemos renunciar, desapegar e abrir mão dos nossos apegos e exigências desesperados, pelos quais sempre acreditamos que para sermos felizes teríamos que ser mais altos, magros, bonitos, com voz grossa, com mamas menores, com pele mais clara, de orientação heterossexual ou seja lá o que for... Se entendemos que o que realmente precisamos para fazer o que realmente importa é muito pouco, então podemos aceitar a nós mesmos, porque vemos que somos bons o suficiente. Basta ter um corpo e mente, e então você está pronto para cultivar a coisa mais importante da vida, que é o treinamento da mente-coração. Isso é a coisa mais importante a ser feita, e é muito bonito que a coisa mais importante a se fazer na vida peça por tão pouco: apenas um corpo e mente. Não importa a cor da sua pele, a sua orientação sexual, o seu país de origem, se você tem alguma deficiência física ou mental (não que não atrapalhem, aí varia) ou se você cometeu crimes ou atrocidades no passado - não importa. Qualquer pessoa é boa o suficiente para começar a mudar, começar a melhorar.

Então, o que o budismo acha do Homossexualismo? Nada de importante. Aqueles que são dignos de serem venerados e admirados são os homossexuais e heterossexuais que treinam a mente e o coração. Não é a orientação sexual que importa - mas as intenções que cada um cultiva em seu coração.
Quando o Buddha diz, nos 5 preceitos, que deve-se abster de conduta sexual imprópria, ele refere-se à agressividade, adultério e desrespeito. Isso vale tanto para os héteros como para os homossexuais. Então, não há problema em dois indivíduos do mesmo sexo se casarem. O problema é que um traia o outro ou agrida o outro. Portanto, tudo refere-se Às qualidades das intenções (se são hábeis e benéficas ou inábeis e prejudiciais), e não a qualidades superficiais como etnia, raça, orientação sexual, beleza entre outros.

É triste que alguns monges budistas são contra o homossexualismo. Embora o Buddha nunca tenha falado abertamente sobre o assunto, para aqueles que realmente penetram em seu ensinamento, dá para ver que orientação sexual é algo superficial tanto quanto a cor da pele. E é bom que não levemos isso muito a sério, porque as coisas mudam de vida em vida, sabe? rsrs... Você pode ser uma negra lésbica nessa vida, e renascer como um homem branco heterossexual na próxima e vice e versa. Essas coisas são relativas - não são elas que realmente importam. O que realmente importa é a qualidade da mente e do coração de cada um - isso é algo que tem valor depois da morte, ao contrário desse corpo. Reverência

Veja o que o Buddha diz sobre Ação Correta:

A habilidade de uma pessoa leiga

"E como alguém se torna puro de três formas pela ação corporal? É o caso em que alguém, abandonando matar seres vivos, se abstém de matar seres vivos; ele permanece com a sua vara e arma postas de lado, bondoso e gentil, compassivo com todos os seres vivos. Abandonando tomar o que não seja dado, ele se abstém de tomar o que não é dado; ele não toma, como se fosse um ladrão, os bens e propriedades de outros num vilarejo ou na floresta. Abandonando a conduta imprópria com relação aos prazeres sensuais, ele se abstém da conduta imprópria com relação aos prazeres sensuais; ele não se envolve sexualmente com quem está sob a proteção da mãe, do pai, dos irmãos, das irmãs, dos parentes, que possuem esposo, protegidas pela lei ou mesmo com quem esteja coroada de flores por um outro homem. Assim é como alguém se torna puro de três formas pela ação corporal.
-- AN X.176 - http://www.acessoaoinsight.net/sutta/ANX.176.php

Perceba que ele fala como se estivesse ensinando apenas para homens heterossexuais. De fato, não há referência de que o Buddha tenha falado sobre homossexualidades. Além disso, os seus ensinamentos foram escritos como se dados apenas para homens, porque no começo apenas os homens podiam virar monges. Só depois de algum tempo o Buddha conferiu o mesmo direito às mulheres, o que criou um estardalhaço na Índia da época, que era muito patriarcalista e machista. Apesar disso, o Buddha permitiu que as mulheres também se tornassem monjas.
De qualquer forma, apesar de não haver referência explícita ao homossexualismo, veja bem qual o ensinamento do Buddha. Ser caridoso, generoso, não matar, não roubar, ser virtuoso, ser fácil de satisfazer, ter contentamento e serenidade no coração, ser compassivo com todos os seres, acolher tudo o que a vida trouxe e fazer o melhor uso possível... Do que realmente precisamos para fazer isso? De quase nada, de quase nada. O Buddha ensinou sobre acolher com amor bondade. É assim que acolhemos a nós mesmos do jeito que somos: "somos bons o suficiente para fazermos aquilo que realmente importa, porque para fazer aquilo que realmente importa, que é treinar a mente e o coração, basta um corpo e uma mente humanos.". Portanto, já somos perfeitos, com todos os defeitos que temos. Isso é acolher incondicionalmente a si mesmo. Feliz

Se quiser ver um monge budista falando sobre:
https://www.youtube.com/watch?v=1pinkLuxZ2I
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://sangha-online.forumeiros.com
AsmitaNoVirgo

Discípulos
avatar

Masculino
Idade : 26
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 15

Mensagem Qua 18 Maio 2016 - 10:46

@TheBeatles O termo não é mais homossexualismo essa conotação se designava a algum tipo de doença mental que constava no livro geral de doenças da psiquiatria DSM, portanto o novo termo é Homosexualidade, pois não se trata de ESCOLHA ou DOENÇA  e sim de ORIENTAÇÃO. O Budismo penso eu estar muito a frente de seu tempo e supera essa característica do ser humano que para o Samsara é mero detalhe decorativo! Pratique o Dharma sento hetero ou homo, isso tanto faz!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Administrador

Admin
avatar

Masculino
Local : SP
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 472

Mensagem Sab 28 Maio 2016 - 19:20

AsmitaNoVirgo escreveu:
@TheBeatles O termo não é mais homossexualismo essa conotação se designava a algum tipo de doença mental que constava no livro geral de doenças da psiquiatria DSM, portanto o novo termo é Homosexualidade, pois não se trata de ESCOLHA ou DOENÇA  e sim de ORIENTAÇÃO. O Budismo penso eu estar muito a frente de seu tempo e supera essa característica do ser humano que para o Samsara é mero detalhe decorativo! Pratique o Dharma sento hetero ou homo, isso tanto faz!

É verdade, nem me lembrei disso e acabei usando ambos os termos rsrs...
Mas, de fato, o convencionado de maneira adequada é Homossexualidade, e não Homossexualismo. Obrigado por lembrar, AsmitaNoVirgo!  Obrigado!
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://sangha-online.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado



Mensagem

Voltar ao Topo Ir em baixo
 

O que o budismo acha do homessexualismo?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» Você se acha uma pessoa boa?
» Budismo
» O QUE OS IRMÃOS ACHA DAS IGREJAS PENTCOSTAIS E DO QUE ESTA ACONTECENDO NO MEIO EVANGELICO NOS DIAS DE HOJE?
» E o homem acha que está no controle...
» Achar a lei da função.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Budismo - Sangha Online :: Comunidade :: Tire suas dúvidas sobre o Budismo-