Budismo - Sangha Online
DÚVIDAS SOBRE O BUDISMO?

Registre-se e nos envie sua pergunta que talvez possamos ajuda-lo, independente de sua religião!
Todos são bem-vindos para dialogarem e pesquisarem aspectos do Budismo. Registrando-se você poderá enviar suas dúvidas particularmente à Administração ou à Comunidade, como exemplos:

No Budismo não podemos ter desejos?
Como o Buddha comia carne? E o vegetarianismo?
O Nirvana é o vazio? É eterno e é uma extinção do ser?
O que significa não-eu? O Budismo é niilista?
O que é prazer no Budismo? E paz interior?
Budismo crê em Devas, logo ele é Politeísta?
No Budismo nos isolamos? Como se relacionar com pessoas?
Como meditar? Budismo crê em super-poderes?!
Posso praticar sem crer no renascimento?
Budismo é religião ou filosofia? Por que há tanta idolatria?


Dialogue sobre essas e outras questões aqui.
Budismo - Sangha Online
DÚVIDAS SOBRE O BUDISMO?

Registre-se e nos envie sua pergunta que talvez possamos ajuda-lo, independente de sua religião!
Todos são bem-vindos para dialogarem e pesquisarem aspectos do Budismo. Registrando-se você poderá enviar suas dúvidas particularmente à Administração ou à Comunidade, como exemplos:

No Budismo não podemos ter desejos?
Como o Buddha comia carne? E o vegetarianismo?
O Nirvana é o vazio? É eterno e é uma extinção do ser?
O que significa não-eu? O Budismo é niilista?
O que é prazer no Budismo? E paz interior?
Budismo crê em Devas, logo ele é Politeísta?
No Budismo nos isolamos? Como se relacionar com pessoas?
Como meditar? Budismo crê em super-poderes?!
Posso praticar sem crer no renascimento?
Budismo é religião ou filosofia? Por que há tanta idolatria?


Dialogue sobre essas e outras questões aqui.


Comunidade dedicada a simpatizantes e seguidores (de todas as escolas) do Budismo, visando à pesquisa e ao diálogo. Participe!
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

Se você já se registrou, apresente-se aqui e tire suas dúvidas sobre Budismo!
Registre-se para expor seus pontos de vista - isso independe de sua religião!
Bem-vindo
Bem-vindo ao Fórum Sangha Online!

Registre-se para dialogar com outras pessoas interessadas no Budismo e para ter acesso a todo o conteúdo para pesquisa sobre o mesmo.

Qualquer dúvida, ficaremos felizes em ajudar!
Últimos assuntos
» Budismo
Olá, meu nome é Ítalo Empty por  Liliane Nascimento
Qui 18 Out 2018 - 14:22

» Sobre este Fórum: Dúvidas sobre o Budismo
Olá, meu nome é Ítalo Empty por  Convidado
Qua 17 Out 2018 - 10:46

» Templos
Olá, meu nome é Ítalo Empty por  Vickimie
Qui 13 Set 2018 - 18:11

» Grupo, sobre Budismo, no Whatsapp
Olá, meu nome é Ítalo Empty por  Vickimie
Qui 13 Set 2018 - 16:06

» Nova aqui
Olá, meu nome é Ítalo Empty por  Vickimie
Qui 13 Set 2018 - 16:04

» Significado de uma palavra para o budismo
Olá, meu nome é Ítalo Empty por  rodrigoL8
Ter 8 maio 2018 - 17:10

» Apresentação dum gaúcho
Olá, meu nome é Ítalo Empty por  Roger Otavio
Ter 1 maio 2018 - 22:47

» Apresentação
Olá, meu nome é Ítalo Empty por  douglinh4
Seg 23 Abr 2018 - 5:22

» Introduction - Introdução
Olá, meu nome é Ítalo Empty por  ritthichai
Qua 28 Mar 2018 - 7:19

» Apresentação - Dúvida: história do Mahayana
Olá, meu nome é Ítalo Empty por  Ciro_Vasconcelos
Qua 14 Mar 2018 - 14:04

» Newsletter: Do que você precisa para ser feliz?
Olá, meu nome é Ítalo Empty por  leite_paulo
Qui 1 Mar 2018 - 6:16

» Praticar o budismo visando algum beneficio é apego?
Olá, meu nome é Ítalo Empty por  Rian
Dom 25 Fev 2018 - 8:26

Geral
Quem somos
Regras Gerais
Apresente-se
Precisa de ajuda?
Por que Sangha Online?
O Básico do Budismo
Introdução ao Budismo
A Vida de Buda
Tire suas Dúvidas!
O que o Budismo não é
Como meditar
5 Preceitos para Virtude
Meditação altera genes
Dúvidas Frequentes
Budismo é religião?
Budismo é ateísta?
Como virar budista?
O que é Fé no Budismo?
Preciso ser vegetariano?
O que significa o Lótus?
Votação
Atualmente, qual preceito você tem mais dificuldade para manter?

Abstenção de matar intencionalmente.
Olá, meu nome é Ítalo Empty7%Olá, meu nome é Ítalo Empty
 7% [ 56 ]

Abstenção de tomar o que não foi dado (roubar).
Olá, meu nome é Ítalo Empty3%Olá, meu nome é Ítalo Empty
 3% [ 21 ]

Abstenção de conduta sexual imprópria.
Olá, meu nome é Ítalo Empty22%Olá, meu nome é Ítalo Empty
 22% [ 177 ]

Abstenção de linguagem incorreta.
Olá, meu nome é Ítalo Empty44%Olá, meu nome é Ítalo Empty
 44% [ 344 ]

Abstenção de tomar álcool e outros embriagantes.
Olá, meu nome é Ítalo Empty24%Olá, meu nome é Ítalo Empty
 24% [ 191 ]

Total de votos: 789
Quem está conectado?
3 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 3 visitantes

Nenhum






Compartilhe
 

 Olá, meu nome é Ítalo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Ítalo B de M

Discípulos
Ítalo B de M

Masculino
Idade : 35
Local : Criciúma
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 11

Olá, meu nome é Ítalo Empty
Mensagem Olá, meu nome é Ítalo EmptySeg 17 Abr 2017 - 15:03

Boa tarde,

Me chamo Ítalo, tenho 28 anos, sou biólogo e advogado.
Encontrei o fórum por acaso ao pesquisar sobre budismo (sobre o budismo de Nitiren, mais especificamente. Escola esta que tenho pouca familiaridade). 

Estudo o budismo zen há aproximadamente uns 10 anos, de forma autônoma.
Há uns 2 anos, resolvi me dedicar a estudar o Budismo Tibetano. Esta abertura, do zen ao Tibetano, foi de grande importância para a minha compreensão do budismo como um todo.
Nesse tempo, participei de palestras e encontros esporádicos.

Apesar de estudar e ter interesse no budismo, de forma geral, venho me dedicando regularmente à prática há pouco tempo (2 anos +-).
Através de meditação e estudo dos sutras, tive algumas experiências meditativas profundas (pretendo relata-la no espaço adequado), que corroboraram aquilo que até então somente havia tido contato através da leitura.

Sempre fui curioso. Antes de ter contato com o budismo, filosofia, biologia, física teórica e psicologia eram áreas do conhecimento nas quais eu dedicava boa parte da minha atenção e curiosidade.

Espero encontrar nesta sangha virtual um espaço de troca de experiências e discussões e que possamos, juntos, tornar esta caminhada mais leve e esclarecedora.  Feliz
Ir para o topo Ir para baixo
William - Admin

Admin
William - Admin

Masculino
Local : SP
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 504

Olá, meu nome é Ítalo Empty
Mensagem Olá, meu nome é Ítalo EmptySex 21 Abr 2017 - 12:48

Olá Ítalo B de M, seja bem-vindo ao Fórum Sangha Online!  Bem-vindo!
É muito bom nós transitarmos entre várias escolas e linhagens do Budismo, porque realmente nos ajudam a nos aprofundarmos nos ensinamentos do Buddha.
Não digo que todas as escolas por aí que se intitulam "uma linhagem do Budismo" sejam corretas, porque infelizmente não é tudo por aí que posa de Budismo que está de acordo com o que o Buddha ensinou... Mas se pudermos entender a base dos ensinamentos originais do Buddha, podemos discenir quais são as escolas que verdadeiramente seguem seus ensinamentos, e assim, ao interagirmos com diferentes linhagens, podemos ver palavras e abordagens diferentes para uma mesma verdade. É muito bonito ver como o caminho pode ser explicado de tantas formas diferentes, pois isso reforça e fortalece a compreensão dos ensinamentos. É como fazer uma revisão de algo que aprendemos com palavras diferentes.  Feliz
Lembro quando vi no Youtube uma palestra da Marcia Baja, que segue o Lama Padma Samten do Budismo Tibetano, dizendo que por causa da ignorância nós nos apegamos a ideia do gosto/não-gosto. Fiquei em dúvida quando vi isso: como assim?
Então lembrei do que Ajahn Chah, do Budismo Theravada, dizia: "Se você ainda segue seus gostos e desgostos, você nem sequer começou a praticar o Budismo!".
E liguei isso com o que Ajahn Brahm ensina: "Não importa o que você está experimentando, importa o que você está cultivando.". Só então percebi que essas 3 pessoas diferentes estavam falando da mesma coisa: sobre trocar a felicidade de TER boas experiências pela felicidade de SER bom em todas as experiências  Reverência
Vejo isso como um exemplo de como transitar pelos ensinamentos de diferentes mestres, de diferentes escolas, é algo que enriquece a compreensão dos ensinamentos do Buddha, bem como a compreensão do que realmente é sofrimento, e do que realmente é paz, não é? O caminho não precisa ser expresso por palavras repetidas - ele pode ser colocado de diversas maneiras! Feliz
Ir para o topo Ir para baixo
https://sangha-online.forumeiros.com
Ítalo B de M

Discípulos
Ítalo B de M

Masculino
Idade : 35
Local : Criciúma
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 11

Olá, meu nome é Ítalo Empty
Mensagem Olá, meu nome é Ítalo EmptySeg 24 Abr 2017 - 10:02

Grato pela atenção!

Realmente, por mais paradoxal que seja, o estudo de diferentes linhagens permite perceber aquilo que elas tem em comum, que é a essência do ensinamento de Buda.

Permite ver, também, aquilo que estas diferentes tradições absorveram das tradições e culturas das regiões em que se desenvolveram.

Acredito que esse desapego, inclusive em relação à tradição budista a que se pretende seguir seja importante no sentido de que estudando a base dos ensinamentos, conhecendo as diferenças entre as linhagens, se forma leve e aberta, naturalmente o praticante se identificará e eventualmente tomará abrigo naquela em que o mesmo tenha encontrado a paz necessária para caminhar e evoluir.

Na minha experiência pessoal, conforme relatei brevemente, me apeguei de certa forma ao budismo zen; ou pelo menos ao conceito que eu tinha do mesmo.

Após me permitir estudar o budismo tibetano, percebi o quão limitada e apegada era a minha concepção do budismo zen.
Hoje, após transitar pelo budismo tibetano, sinto que minha relação com o Zen esta mais madura e acredito que estudar ainda outras linhagens, como o Theravada, também será de grande valia.

Fico feliz com este espaço de discussões.

É uma Grande Sangha, sem os limites territoriais, étnicos e culturais.
As possibilidades de evolução através da troca de experiências por meio de diálogos e debates são reais.

Tenho certeza que Buda ficaria muito feliz de ver uma espaço como esse, que pode unir praticantes das mais diversas linhagens, cada qual expondo o seu ponto de vista e compartilhando as suas experiências.  Grato
Ir para o topo Ir para baixo
Nyendrag Yeshe

Discípulos
Nyendrag Yeshe

Masculino
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 13

Olá, meu nome é Ítalo Empty
Mensagem Olá, meu nome é Ítalo EmptySeg 24 Abr 2017 - 23:46

Ítalo B de M escreveu:
Grato pela atenção!

Realmente, por mais paradoxal que seja, o estudo de diferentes linhagens permite perceber aquilo que elas tem em comum, que é a essência do ensinamento de Buda.

Permite ver, também, aquilo que estas diferentes tradições absorveram das tradições e culturas das regiões em que se desenvolveram.

Acredito que esse desapego, inclusive em relação à tradição budista a que se pretende seguir seja importante no sentido de que estudando a base dos ensinamentos, conhecendo as diferenças entre as linhagens, se forma leve e aberta, naturalmente o praticante se identificará e eventualmente tomará abrigo naquela em que o mesmo tenha encontrado a paz necessária para caminhar e evoluir.

Na minha experiência pessoal, conforme relatei brevemente, me apeguei de certa forma ao budismo zen; ou pelo menos ao conceito que eu tinha do mesmo.

Após me permitir estudar o budismo tibetano, percebi o quão limitada e apegada era a minha concepção do budismo zen.
Hoje, após transitar pelo budismo tibetano, sinto que minha relação com o Zen esta mais madura e acredito que estudar ainda outras linhagens, como o Theravada, também será de grande valia.

Fico feliz com este espaço de discussões.

É uma Grande Sangha, sem os limites territoriais, étnicos e culturais.
As possibilidades de evolução através da troca de experiências por meio de diálogos e debates são reais.

Tenho certeza que Buda ficaria muito feliz de ver uma espaço como esse, que pode unir praticantes das mais diversas linhagens, cada qual expondo o seu ponto de vista e compartilhando as suas experiências.  Grato
Oi Ítalo, 
Tenho 26 e pratico desde a adolescência! 

Pratico essencialmente Budismo Tibetano, mas já tive contato com diversas tradições e até hoje ainda faço práticas de outras tradições ( Especificamente a Chinesa e Bon Tibetano).

Na verdade como duas tradições Budistas, ambas tem muitas similaridades e algumas diferenças fundamentais tb! Além de serem duas vertentes Mahayana! O Zen tendendo a enfatizar mais a realização direta por meio da meditação, enquanto a maioria das tradições Tibetanas tendendo a ser mais gradualistas e na minha opinião um pouco mais pragmáticas! Uma exceção notável é o Dzogchen que tb enfatiza muito o acesso mais direto à natureza primordial da mente ou "Rigpa".

No demais não existem contradições. Acho que é saudável dar uma estudada em cada tradição antes de escolher uma para si, ou mesmo combinar práticas como eu faço!

Boa sorte,
Thiago.
Ir para o topo Ir para baixo
Ítalo B de M

Discípulos
Ítalo B de M

Masculino
Idade : 35
Local : Criciúma
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 11

Olá, meu nome é Ítalo Empty
Mensagem Olá, meu nome é Ítalo EmptyTer 25 Abr 2017 - 9:26

Legal, Thiago.

Concordo contigo!
Assim como você, eu venho combinando práticas entre o Zen e o Tibetano.

Pratico o zazen e estudo e me interesso por toda a simbologia do Tibetano.
Por morar em uma cidade relativamente pequena, me falta a oportunidade de praticar o zen sob a supervisão de um mestre, o que seria essencial na caminhada por esta linhagem.

Desta forma, tenho que buscar auxilio em tudo o que tenho à disposição para continuar evoluindo.
Tenho encontrado no budismo Tibetano uma riqueza de detalhes e orientações sobre a teoria budista, conceitos, etc.. que completam e enriquecem a minha prática meditativa no Zazen.

Boa prática!
Ir para o topo Ir para baixo
Nyendrag Yeshe

Discípulos
Nyendrag Yeshe

Masculino
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 13

Olá, meu nome é Ítalo Empty
Mensagem Olá, meu nome é Ítalo EmptyTer 25 Abr 2017 - 11:30

Ítalo B de M escreveu:
Legal, Thiago.

Concordo contigo!
Assim como você, eu venho combinando práticas entre o Zen e o Tibetano.

Pratico o zazen e estudo e me interesso por toda a simbologia do Tibetano.
Por morar em uma cidade relativamente pequena, me falta a oportunidade de praticar o zen sob a supervisão de um mestre, o que seria essencial na caminhada por esta linhagem.

Desta forma, tenho que buscar auxilio em tudo o que tenho à disposição para continuar evoluindo.
Tenho encontrado no budismo Tibetano uma riqueza de detalhes e orientações sobre a teoria budista, conceitos, etc.. que completam e enriquecem a minha prática meditativa no Zazen.

Boa prática!
Eu não sei se esse tipo de metodologia te interessa, mas existem alguns professores ensinando Zen online  à distancia, como o oferecido pela Monja Isshin no Brasil, e no internacional pelo  Rev. Jundo Cohen! Cobram uma taxa pequena. Mas acredito que pode ser uma solução que pode atender as suas necessidades no momento! Já pensou me viajar para participar de retiros?
Ir para o topo Ir para baixo
Ítalo B de M

Discípulos
Ítalo B de M

Masculino
Idade : 35
Local : Criciúma
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 11

Olá, meu nome é Ítalo Empty
Mensagem Olá, meu nome é Ítalo EmptyTer 25 Abr 2017 - 14:46

Não conhecia esse recurso à distancia.. vou procurar conhecer melhor. Valeu!
Teria interesse em fazer um retiro sim. É só questão de me organizar :)
Ir para o topo Ir para baixo
Nyendrag Yeshe

Discípulos
Nyendrag Yeshe

Masculino
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 13

Olá, meu nome é Ítalo Empty
Mensagem Olá, meu nome é Ítalo EmptyTer 25 Abr 2017 - 15:00

Ítalo B de M escreveu:
Não conhecia esse recurso à distancia.. vou procurar conhecer melhor. Valeu!
Teria interesse em fazer um retiro sim. É só questão de me organizar :)
Os sites da Monja Isshin e da Monja Coen oferecem esse possibilidade. Você inclusive poderá interagir e tirar dúvidas e relatar sua prática com o Professor, desenvolver uma relação mesmo! Não sei se ainda é assim o sistema, mas você pode tentar se inscrever ou entrar em contato.

[url=http://www.monjacoen.com.br/cursos]http://www.monjacoen.com.br/cursos[/url]
http://www.zendosul.org.br/si/site
Ir para o topo Ir para baixo
Ítalo B de M

Discípulos
Ítalo B de M

Masculino
Idade : 35
Local : Criciúma
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 11

Olá, meu nome é Ítalo Empty
Mensagem Olá, meu nome é Ítalo EmptyTer 25 Abr 2017 - 15:05

Muito bom!
Muito obrigado!

Era um viés que eu nem cogitava Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado



Olá, meu nome é Ítalo Empty
Mensagem Olá, meu nome é Ítalo Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Olá, meu nome é Ítalo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Oi, meu nome é Caio Rafael

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Budismo - Sangha Online :: Comunidade :: Apresentações-