Olá Nina C (Karina), seja bem-vinda ao Fórum Sangha Online
É normal essa confusão no início das pesquisas, quando descobrimos que o Budismo se subdivide em várias escolas. Não se preocupe - pesquise com calma e curiosidade, e aos poucos as coisas irão se esclarecendo!
Um conselho é que você primeiro conheça os ensinamentos do Buddha de fato, que você poderá encontrar nos Sutras do Cânone em Páli. Não estou aqui favorecendo a escola Theravada (minha escola rs) que se limita aos suttas desse cânone, mas é consenso que esses suttas são os mais antigos e, portanto, remontam aos ensinamentos básicos do Buddha, isto é: 4 Nobres Verdades, Nobre Caminho Óctuplo, Caminho do Meio, 4 Moradas Divinas (Amor, Compaixão, Altruísmo e Equanimidade), Contemplação da Morte, 3 marcas do mundo (Impermanência, Insatisfatoriedade, Não-eu), Desapego, Contentamento, Virtude, Meditação e Sabedoria.
Primeiro tente entender essa base lendo os sutras. Se não entender muito também, tudo bem. A partir daí, procure estudar como cada escola aborda esses assuntos, partindo principalmente das 4 Nobres Verdades, que é a base. Como a Escola Theravada ensina as 4 Nobres Verdades? Como a Vajrayana ensina? Qual o método de ensino do Budismo Zen? Do Budismo da Terra Pura?
Depois, busque ouvir representantes de cada uma das escolas ensinando. Escute monges de cada Escola, e contemple como os ensinamentos condizem ou não com os ensinamentos do Buddha.
Você vai descobrir que há várias maneiras de falar sobre um único ensinamento, de tal forma que mesmo essas maneiras sendo diferentes, não significa que não sejam legítimas.
Perceberá que algumas acrescentaram ensinamentos de outros mestres junto aos ensinamentos do Buddha, e que em alguns casos isso deu certo sim, ao contrário do que os budistas mais tradicionais dizem.
Talvez também perceba que algumas escolas vão mais a fundo do que outras.
E só com o tempo poderá notar também que nem todas as escolas do Budismo são de fato budistas, porque não são todas que ensinam de fato o que o Buddha ensinou. Algumas distorceram demais os ensinamentos.
Mas não existe isso de que uma escola só está correta, ou só quem estiver numa dada escola "será salvo" ou "é de fato budista". De fato há escolas ruins ou que se desviam dos ensinamentos, mas boa parte delas são legítimas, ensinam valores budistas e têm bons professores e monges traduzindo os ensinamentos de forma prática e atual. Na verdade não tem como o ensinamento do Buddha não ser atual, porque sua doutrina é basicamente sobre as intenções que cultivamos no coração e a forma como vemos o mundo. Cada ação que você realiza é baseada no que você gosta ou não gosta, ou baseada no que é benéfico ou prejudicial? Você aposta nas suas percepções subjetivas, ou reconhece que tanto experiências como preferências são impermanentes? E que a única certeza objetiva que podemos ter sobre a realidade é que tudo é impermanente? Você reconhece que há um sentimento de contentamento e alegria interior, lá no fundo, que pode coexistir com tristeza ou felicidade que se manifestam na parte superficial da mente-coração? Logo, o ensinamento do Buddha é muito atual.
Então, estude primeiro as palavras do próprio Buddha. Investigue isso na sua vida e no coração. Depois, estude como ensina cada escola e os monges de cada escola. Investigue isso comparando com os ensinamentos, e também na sua vida e no coração. O que você perceber que conduz à renúncia e à libertação desse vício de achar que a felicidade está em conseguir o que desejo e evitar o que odeio, levando-a a reconhecer a alegria de fazer o que é benéfico independente dos seus gostos ou desgostos, esse é o caminho. Porque no interior de todos nós já há um gosto natural e latente pela generosidade, pela caridade e pela sabedoria. Só temos que descobrir (literalmente, tirar o que cobre), cultivar e realizar.
Sinta-se à vontade! É um benefício estudar o que torna bom o coração. Pode ser difícil no começo, mas vale a pena descobrir que mais do que viver a vida seguindo nossas preferências, podemos vivê-la seguindo valores que beneficiam a todos os seres, incluindo a nós mesmos. Então entendemos que sofremos porque sempre achamos que a felicidade estaria em atender nossas preferências, mas como se nossas preferências estão sempre mudando? Estamos aqui para correr atrás de experiências que mudam, baseados em preferências que mudam? Ou estamos aqui para algo maior?
O que você acha? Leia os ensinamentos do Buddha e pergunte-se isso. Leia os ensinamentos da escola e pergunte-se isso. Ouça os monges e pergunte-se isso. Teste os ensinamentos de cada escola olhando para sua vida, para sua mente e como as coisas funcionam. Isso é investigar na prática com os ensinamentos como pano de fundo.