Budismo - Sangha Online
DÚVIDAS SOBRE O BUDISMO?

Registre-se e nos envie sua pergunta que talvez possamos ajuda-lo, independente de sua religião!
Todos são bem-vindos para dialogarem e pesquisarem aspectos do Budismo. Registrando-se você poderá enviar suas dúvidas particularmente à Administração ou à Comunidade, como exemplos:

No Budismo não podemos ter desejos?
Como o Buddha comia carne? E o vegetarianismo?
O Nirvana é o vazio? É eterno e é uma extinção do ser?
O que significa não-eu? O Budismo é niilista?
O que é prazer no Budismo? E paz interior?
Budismo crê em Devas, logo ele é Politeísta?
No Budismo nos isolamos? Como se relacionar com pessoas?
Como meditar? Budismo crê em super-poderes?!
Posso praticar sem crer no renascimento?
Budismo é religião ou filosofia? Por que há tanta idolatria?


Dialogue sobre essas e outras questões aqui.


Comunidade dedicada a simpatizantes e seguidores (de todas as escolas) do Budismo, visando à pesquisa e ao diálogo. Participe!
 
InícioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Se você já se registrou, apresente-se aqui e tire suas dúvidas sobre Budismo!
Registre-se para expor seus pontos de vista - isso independe de sua religião!
Bem-vindo
Bem-vindo ao Fórum Sangha Online!

Registre-se para dialogar com outras pessoas interessadas no Budismo e para ter acesso a todo o conteúdo para pesquisa sobre o mesmo.

Qualquer dúvida, ficaremos felizes em ajudar!
Últimos assuntos
» Grupo, sobre Budismo, no Whatsapp
por  matheus_ps
Ontem à(s) 0:26

» O Samsara
por  Erick
Qua 28 Jun 2017 - 12:46

» A Meditação e o Mosquito: Uma Reflexão Sobre Concentração e Virtude
por  Erick
Qua 28 Jun 2017 - 12:41

» A descrição de Arahants e Ariyas para Nirvana
por  Administrador
Dom 11 Jun 2017 - 8:07

» Bom dia - pergunta
por  Erick
Qui 1 Jun 2017 - 8:25

» Oferendas
por  Administrador
Sab 13 Maio 2017 - 13:54

» Meditação altera genes
por  Administrador
Sab 13 Maio 2017 - 13:16

» Sobre este Fórum: Fale sobre sua Experiência Meditativa
por  Administrador
Sab 13 Maio 2017 - 13:03

» Quem somos - Objetivos do Fórum
por  Administrador
Sab 13 Maio 2017 - 12:53

» Nova Tradição Kadampa [+Seita?]
por  Nyendrag Yeshe
Qua 10 Maio 2017 - 22:40

Geral
Quem somos
Regras Gerais
Apresente-se
Precisa de ajuda?
Por que Sangha Online?
O Básico do Budismo
Introdução ao Budismo
A Vida de Buda
Tire suas Dúvidas!
O que o Budismo não é
Como meditar
5 Preceitos para Virtude
Meditação altera genes
Dúvidas Frequentes
Budismo é religião?
Budismo é ateísta?
Como virar budista?
O que é Fé no Budismo?
Preciso ser vegetariano?
O que significa o Lótus?
Votação
Atualmente, qual preceito você tem mais dificuldade para manter?

 
Abstenção de matar intencionalmente.

 
Abstenção de tomar o que não foi dado (roubar).

 
Abstenção de conduta sexual imprópria.

 
Abstenção de linguagem incorreta.

 
Abstenção de tomar álcool e outros embriagantes.
Exibir resultados
Quem está conectado
2 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 2 Visitantes

Nenhum






Compartilhe | .
 

 [Vídeo] As únicas imagens de Ajahn Chah

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Administrador

Admin
avatar

Masculino
Local : SP
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 472

Mensagem Sab 13 Jul 2013 - 12:15

As únicas imagens de Ajahn Chah
Esse vídeo possui trechos de documentários feitos na década de 70 acerca do Budismo, nos quais aparece Ajahn Chah, um monge theravada famoso na Tailândia. Visto como um mestre muito sábio e experiente, tendo habitado florestas por algum tempo, as pessoas adoravam ouvir as palestras de Ajahn Chah que sabia muito bem como se adaptar aos conhecimentos de quem o ouvia. Aqueles que foram seus discípulos acreditam que ele alcançou o Nirvana.
Esse vídeo apresenta os únicos arquivos em vídeo que ficaram para nosso século de Ajahn Chah, que morreu em 1992. Que todos possam desfrutar das palavras de sabedoria desse grande mestre budista tailandês que foram legendadas e disponibilizadas pelo site [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.].
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
 Lembre-se de ativar as legendas em português, se necessário.


Última edição por Administrador em Qui 26 Set 2013 - 9:37, editado 5 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://sangha-online.forumeiros.com
Convidado

avatar


Mensagem Sab 13 Jul 2013 - 19:12

Os monges theravada tem uma aparência bastante simples, baseado nas imagens que vi até agora. E nesses vídeos que assisti, tanto do Ajahn Brahm quanto do Ajahn Chah, os ensinamentos são baste práticos. Quando Ajahn Chah estava no meio da floresta com seu discípulo e pegou um pau no chão e disse: "veja, está pesado", depois largou e disse "agora não mais". Largar é a chave.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Administrador

Admin
avatar

Masculino
Local : SP
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 472

Mensagem Sab 13 Jul 2013 - 20:05

Shaka escreveu:
Os monges theravada tem uma aparência bastante simples, baseado nas imagens que vi até agora. E nesses vídeos que assisti, tanto do Ajahn Brahm quanto do Ajahn Chah, os ensinamentos são baste práticos. Quando Ajahn Chah estava no meio da floresta com seu discípulo e pegou um pau no chão e disse: "veja, está pesado", depois largou e disse "agora não mais". Largar é a chave.

Você tem razão Shaka. Uma das razões para isso é que a Theravada é a escola budista mais antiga. Portanto, devido ao seu tradicionalismo, essa escola mantêm muitos costumes da época de Buda, inclusive o manto de cor ocre.
Nas Escolas que vieram depois, que foram se modernizando, percebemos que as roupas foram sendo mudadas. No Zen prevalecer o preto, e no Tibetano costumamos perceber a ênfase no vermelho. Apesar de continuarem pregando a simplicidade, ela é mais nítida no Theravada devido ao seu tradicionalismo.
Quanto à praticidade, isso é muito importante mesmo! A única forma de compreender o Buda, como eu mesmo tenho concluído, é praticar... precisamos não só refletir e questionar, mas também sentir e observar.
Ajahn Chah sempre foi não só prático, mas bastante inusitado. Seus discípulos, inclusive Ajahn Brahm, sempre apontaram que Ajahn Chah era imprevisível, que de fato parecia um iluminado incondicionado. Ajahn Chah, pelo que parece, possuía o que chama-se no Zen de louca sabedoria, em que o mestre dá ensinamentos imprevisíveis, inesperados e enigmáticos que não só buscam passar a mensagem de bandeja ao discípulo, mas buscam chocá-lo e fazê-lo pensar.
Um exemplo das habilidades de Ajahn Chah em mostrar a importância da prática foi, certa vez, com Ajahn Sumedho. Talvez você já tenha lido. Ajahn Chah estava com os monges construindo uma estrada para um local onde um mosteiro seria construído e Ajahn Sumedho não concordava com aquilo. Desde que chegara no mosteiro de Ajahn Chah se sentira incomodado com várias tradições e práticas que para ele eram inúteis, para ele o importante era se dedicar à meditação. Então, ele pediu a Ajahn Chah se ele não poderia meditar, porque aquela construção da estrada atrapalhava sua prática. Ajahn Chah concordou, mas ele, travesso que era, avisou aos outros monges que Ajahn Sumedho ficaria de fora das atividades para se dedicar exclusivamente à meditação e que ninguém deveria oprimi-lo.
O resultado foi que a meditação de Ajahn Sumedho foi péssima. Ele se sentiu mal devido ao seu egoísmo, deixando os outros construindo a estrada sozinhos. E mais do que isso: ele resolveu voltar a ajudar aos outros e a meditação dele incrivelmente estava melhor. Ele se sentiu muito mais feliz ajudando na construção do que se dedicando apenas à meditação.
Isso ocorreu porque Ajahn Sumedho fez uma diferenciação entre a prática da meditação e a vida cotidiana, mas isso é incorreto. O que aprendemos na meditação devemos aplicar em nossas vidas, a todo o segundo. No final das contas, ele estava apegado a sua meditação, queria apenas ficar sentado meditando.
Ajahn Chah gostava de ser inusitado dessa forma. Ele gostava de mostrar a impermanência das coisas e a nos ensinar a parar de nos conformarmos com uma tranquilidade em que não há muito a ser feito. Ele forçava mudanças drásticas no ritmo de vida dos monges para eles verem a Impermanência e se desapegarem de tudo o que quisessem, porque absolutamente tudo era impermanente. Desta forma, eles poderiam parar de querer atender aos pedidos de sua mente e a perceber o que acontecia agora e como eles deformavam tudo o que acontecia com suas opiniões.

É como você disse, largar é a chave. Vida é Dukkha, impermanente. Se quisermos um lado, qualquer que seja, mesmo que queiramos o sofrimento, nós vamos sofrer porque a vida vai mudar para a felicidade. Então, entender o que é desapegar é complicado mas, como sempre enfatiza Ajahn Brahm, aprender a estar contente com o agora é um começo! ^-^
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://sangha-online.forumeiros.com
Convidado

avatar


Mensagem Sab 13 Jul 2013 - 23:42

Administrador, você tem muito conhecimento. Quais livros você possui que dizem respeito ao budismo theravada, não apenas tratam o theravada como assunto principal, mas que pertencem as essa escola?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Administrador

Admin
avatar

Masculino
Local : SP
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 472

Mensagem Dom 14 Jul 2013 - 7:49

Shaka escreveu:
Administrador, você tem muito conhecimento. Quais livros você possui que dizem respeito ao budismo theravada, não apenas tratam o theravada como assunto principal, mas que pertencem as essa escola?

É que eu li bastante rs
Quanto a livros, de Budismo não possuo quase nenhum, do Theravada, então, nenhum mesmo.
Todo o conhecimento que consegui dessa escola, que eu sigo, foi pela Internet.
Praticamente o que eu li foi o acessoaoinsight, o livro [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.], que foi uma dedicatória ao aniversário de Ajahn Brahmavamso e está disponível para download aí nesse link, na parte esquerda da página. É em inglês, mas fala muitas coisas interessantes das experiências de Ajahn Brahm.
Também tenho lido um livro de 700 páginas com todos os ensinamentos de Ajahn Chah que puderam ser gravados e guardados. Você pode baixa-lo no final do Wikipédia [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] - está intitulado PDF ebook: The Teachings of Ajahn Chah. O problema é que está em inglês também.

A questão é que o Theravada provavelmente é a escola menos difundida aqui no Brasil, enquanto o Zen parece ser a mais popular. Então é difícil ter acesso ao conhecimento do Theravada, mesmo que online - a maior parte do que sei é estudando sobre Ajahn Chah e os seus discípulos mesmo, como Ajahn Brahmavamso, cujo método de meditação eu sigo, e Ajahn Sumedho. Esse está em Portugal, tem um site dele sobre Budismo Theravada que aí está em PT-PT, é o [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.].

Por fim, tem um livro de um monge Theravada, mas que aborda o Budismo em geral, inclusive o choque de opiniões entre Theravada e Mahayana. Esse livro foi divulgado por Ricardo Sasaki, ele é uma das pessoas que mais ajuda a divulgar o Theravada aqui no Brasil. O site dele é o [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]. Se você for para o ícone "Sala de Estudos", clique em "Sala K. Sri. Dhammananda" para você ter acesso ao livro que falei, "noqueosbudistasacreditam", tem muitos tópicos interessantes sobre o Budismo lá.
Depois de terminar o básico no fórum, eu espero poder traduzir alguns livros como esse do Ajahn Chah, para que pessoas que não saibam o inglês possam saber mais sobre o Theravada, essencialmente aquele de grandes mestres como os Ajahns da Tailândia.

Espero ter dado algumas fontes. A maior parte do que sei foi tirada daí! De qualquer forma muito eu irei disponibilizando aqui. Boa sorte ^-^
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://sangha-online.forumeiros.com
luciano tadeu

Discípulos
avatar

Masculino
Local : guariba - sp
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 31

Mensagem Qua 1 Jan 2014 - 20:52

oi Administrador esse livro do ajahn chah vem sendo traduzido pelo grupo de tradução do nalanda: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e as vezes o Bhante Mudito também traduz alguma palestra desse livro, caso for traduzir algo desse livro talvez valeria a pena antes dar uma olhada no link do nalanda e no blog do Bhante Mudito pra ver se já não fizeram.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Administrador

Admin
avatar

Masculino
Local : SP
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 472

Mensagem Sex 3 Jan 2014 - 18:47

Você tem razão! Quanto ao Bhante Mudito, eu demorei um tempo para perceber que ele estava legendando alguns dos capítulos desse livro [rs]. Obrigado por avisar!
Há tantas coisas para se traduzir... É importante ver o que os outros estão fazendo para colaborar com algo que ainda não foi traduzido e disponibilizar o Dhamma em português. Esse livro de Ajahn Chah é maravilhoso!  Feliz 
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://sangha-online.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado



Mensagem

Voltar ao Topo Ir em baixo
 

[Vídeo] As únicas imagens de Ajahn Chah

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» Redimensionamento de imagens
» funções orgânicas
» imagens enantiomorfas
» Química - Distribuições eletrônicas e diagramas
» UEG - Reações Orgânicas

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Budismo - Sangha Online :: Estudos e conversas sobre as Escolas do Budismo :: Budismo Theravada-