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 Sutra de Lótus / BSGI

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AutorMensagem
Luana

Discípulos
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Feminino
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 1

Mensagem Dom 22 Out 2017 - 20:35

Boa noite. Antes de qualquer coisa, desculpe se utilizarei termos errados, se eu falar algo sem sentido etc, ainda não possuo muito conhecimento em relação ao budismo.

Há um dia conheci a Brasil Soka Gakkai Internacional e, pelo que entendi, eles se baseiam em cima do Sutra de Lótus, tanto é que recitam o Nam-myoho-renge-kyo. Eu gostaria de saber, primeiramente, se existe um livro do Sutra de Lótus em português que eu possa estar comprando. 

Dando sequência, eu conheci, primeiramente, a prática da meditação por Osho e depois o zen-budismo pela Monja Coen. No diálogo que tive perguntei sobre o zazen e eu fiquei um pouco perdida, porque me pareceu que o zazen não tem tanto sentido, como se fosse algo momentâneo, não sei ao certo como explicar, mas me pareceu, segundo o diálogo, que o zazen não funciona em nossa época, que é algo antiquado, no sentido de que para a época era adequada, mas para a nossa não e que a outra vertente -não sei ao certo como chamá-la, então vou tratá-la como Nam-myoho-renge-kyo- seria o resumo de todo o conhecimento (ensinamentos) até hoje, mas de forma funcional, que surte efeito, que tem fundamento, que rende etc. 

Mil perdões pela ignorância.  Chorando2
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Administrador

Admin
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Masculino
Local : SP
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 485

Mensagem Qui 26 Out 2017 - 20:49

Olá Luana, seja bem-vinda ao Fórum Sangha Online!  Bem-vindo!
Eu sei que se você pesquisar pode achar livros do Sutra da Flor de Lótus para comprar, geralmente divididos em volumes, haja vista tratar-se de um texto extenso...

Sobre o Zazen, eu te sugeriria a não se agarrar ou se limitar a essa visão negativa sobre a prática.
O Budismo tem várias ramificações, que geralmente são úteis para perfis diversos - embora nem todos os "ramos" possam ser reconhecidos como, de fato, fieis aos ensinamentos do Buddha, ok?

Grosso modo, podemos comparar com o Cristianismo - tem várias ramificações como Catolicismo, Evangélicos, Anglicanos, TJs, Presbiterianos e por aí vai, não é?
O Budismo também tem várias ramificações: Budismo Theravada, Zen, Sun (Coreia), Budismo Vajrayana (Tibetano), Budismo Terra Pura, assim como o Budismo Nitiren/Nichiren, que é o que você citou.

Eu sempre sugiro para as pessoas tentarem buscar os ensinamentos mais "originais" do Buddha, no caso o Cânone em Páli (você pode achar no site acessoaoinsight), tentarem compreender os ensinamentos do Buddha em si, para depois comparar com o que é ensinado pelos mestres e cada uma das linhagens existentes.

Isso não significa defender o Theravada, que é a Escola Budista mais antiga e que se baseia só no Cânone, enquanto outras Escolas acrescentaram sutras e estudos posteriores. Mesmo no Theravada há linhagens que distorceram os ensinamentos. Há o Budismo Theravada do Laos, Camboja, Birmânia, Tailândia... e se você for investigar, vai perceber que algumas contrariam muitos aspectos dos ensinamentos do Buddha, enquanto outras... inspiram pela sua fidelidade  Feliz

O mesmo ocorre em outras Escolas...
O Budismo Vajrayana, o Tibetano, também tem várias linhagens. Aquela praticada pelo Dalai Lama é apenas uma delas. Mas você poderá verificar aspectos mais gerais e comuns entre essas linhagens que as identificam como Budismo Tibetano, para poder comparar com as outras Escolas.

Você precisa perceber que o Budismo se divide em Escolas, e cada Escola se divide em Tradições e Linhagens. Busque ver a parte mais geral primeiro (Escolas), e depois vá sendo mais específica, aprendendo pouco a pouco.

O Budismo Zen também tem uma história, que começou no Japão com Dogen. O mesmo fez uma releitura e buscou praticar os ensinamentos do Buddha, e a partir disso tentou traduzir os ensinamentos dele para que seus discípulos no Japão pudessem praticar. À medida que os discípulos foram levando esses ensinamentos para outros países, como China (Budismo Chan) e Coreia (Budismo Sun), os ensinamentos foram sendo adaptados a cada país ou cultura, mas pontos centrais foram mantidos.

E é aí que você precisa investigar.

Algumas Escolas podem ter mudado aspectos superficiais, acrescentado características culturais ou mesmo acrescentado novos textos, sutras e ideias do fundador da Escola para falar sobre o ensinamento do Buddha... mas o essencial é cada um de nós verificar se os pontos centrais do ensinamento do Buddha estão ali, isto é, o ensinamento sobre as 4 Nobres Verdades e o Nobre Caminho Óctuplo, que é a base ou, como dizia o Buddha, "que é o ensinamento que envolve todos os outros ensinamentos, assim como a pegada do elefante é tão grandiosa que envolve as pegadas de todos os outros animais (terrestres)"; e também os ensinamentos de Originação Dependente e Causalidade, que são aspectos mais profundos do ensinamento do Buddha. Se outra Escola manter esses pontos centrais, e ensinar de acordo com o que o Buddha dizia, está ok.

Logo, a tendência é que você não vi achar uma  Escola Budista que esteja certa. Há diversos mestres de diversas tradições que alcançaram compreensões profundas sobre o Dhamma/Dharma (o ensinamento do Buddha), fazendo uma leitura dos ensinamentos deles de forma diferente, mas que em essência falava basicamente a mesma coisa.

Porém, também não são todas as Escolas que são fieis ao ensinamento. Muitas distorcem os ensinamentos, acrescentam ideias que não fazem sentido ou que até contrariam o que o Buddha ensinou. Cabe a cada um de nós investigar pouco a pouco. É um processo gradual e demorado.

Pode ser assustador no começo. São tantas ramificações, que o Budismo parece uma árvore enorme repleta de ramos, em que não sabemos por onde começar. Seja paciente e curiosa - conheça pouco a pouco. Assista vídeos de diversos monges de tradições diferentes e compare a didática de cada um com as palavras do Buddha. Compare os ensinamentos com a sua vida. Teste cada ensinamento na prática, na sua vida. Assim você poderá identificar, pouco a pouco, o que levar o coração ao desapego e à paz. Isso, de acordo com o Buddha, seria um ensinamento em acordo com o dele.

Sobre o Zazen, tem que tomar cuidado rsrs... É uma forma de ensinar meditação que confunde muitas pessoas, mas que também é util para outras. É uma forma diferente de abordar a prática meditativa, mas eu não diria que é uma forma inferior... É só uma forma diferente de ensinar. Para mim há mestres sábios no Budismo Zen, embora também haja nessa escola alguns que ensinam mais de forma superficial, em vez de ensinar algo do fundo do coração, que realmente tenham entendido... isso existe em todas.

Sobre o Sutra do Lótus, tome cuidado com essa ideia de que seria o resumo de todos os ensinamentos até hoje. A essência está nos ensinamentos originais do Buddha dados em torno do séc. V a.C. O que veio depois, no séc. I d.C., ou nos séculos XII e XIII... são "acréscimos". Podem ser acréscimos úteis, novas formas de ler e falar sobre os ensinamentos do Buddha... mas se em essência não ensinarem a mesma coisa que o Buddha, então estão distorcendo seus ensinamentos.

Além disso, o essencial do ensinamento do Buddha é atemporal. Não vejo muitas coisas nos ensinamentos dele que precisassem ser atualizadas para o dia hoje. O Buddha ensinou sobre a mente e o coração, e basicamente o que valia 2500 anos atrás é o que vale hoje. A forma como essa mente cria sofrimento para si mesmo, bem como a forma como ela funciona, não mudou muito... Em ESSÊNCIA, o caminho é o mesmo.   Grato

O Caminho é o Nobre Caminho Óctuplo. O Grande Ensinamento são as 4 Nobres Verdades. Busque aprender sobre essa base, investigue, reflita e, com base nisso... abra-se para as várias Escolas... Theravada, Zen, Tibetano, Terra Pura, Nitiren... e assim você poderá identificar aquelas que são realmente fieis aos ensinamentos do Buddha, e qual é mais prática para você, ou mais fácil para o seu coração compreender. Mas cuidado: o aparentemente mais fácil ou mais agradável não é, necessariamente, o ensinamento completo ou fiel. Às vezes o ensinamento puro do Buddha pode ser meio difícil, mas não aceite menos do que isso, muito menos engane-se com menos do que isso...

A melhor forma de você conhecer as Escolas é ler textos e ver vídeos de monges dessas escolas e comparar o que eles dizem com os ensinamentos básicos do Buddha.

Veja primeiro a história sobre o Buddha Histórico, Siddhattha Gotama (ou Siddharta Gautama, ou Siddharta Shakyamuni), seus ensinamentos básicos... e depois conheça a história e os ensinamentos de cada Escola e compare. Seja paciente.

Se quiser sugestões de vídeos ou textos de cada escola, posso sugerir o pouco que conheço... A verdade é que você não vai precisar conhecer profundamente todas as tradições, porque são muitas... Com um pouco de tempo e pesquisa, a tendência é que você logo perceba que há mestres realizados e mestres de aparência... que há tradições íntegras e regulares numa mesma Escola... que há Escolas mais simples e outras mais sofisticadas... e, principalmente, que apesar de diferenças culturais ou externas, muitas linhagens, embora superficialmente diferentes, são, essencialmente, verdadeiras e fieis à essência do que o Buddha ensinou. Isso é o que realmente importa.  Feliz

Sobre o Osho... bom, vale comparar o que ele disse com o que o Buddha disse também rsrs. O Buddha dizia que para conhecer alguém de verdade, é preciso tempo, investigação e reflexão. Mesmo o Buddha não queria ser visto rapidamente com fé e dogmas... ele pedia que cada discípulo dele o questionasse e investigasse seus ensinamentos e sua conduta. É essa atitude que você deveria ter com cada Escola e cada mestre, ok? Investigue, questione, compare com os ensinamentos do Buddha.. mas antes de tudo, questione o próprio Buddha! Esse é o ensinamento dele. Sugiro ler o seguinte texto sobre Fé no Budismo:

http://sangha-online.forumeiros.com/t27-o-equilibrio-entre-a-fe-e-a-investigacao-no-budismo

Você também pode verificar no final da página principal do site que há uma categoria com fóruns específicos sobre as "4 Ramificações Gerais do Budismo". Algumas pessoas me questionam sobre a falta de textos do Budismo Mahayana e admito que tenho pouco conhecimento nessa parte... espero contribuições de praticantes mais presentes nesta parte do Budismo rs...

Quanto ao seu perdão pela sua ignorância, não há problema algum. Não sinta remorso ou desespero.

Já ouviu aquela frase do Taoísmo (outra religião asiática), que diz que um caminho de mil léguas começa com um único passo? É essa convicção que precisa haver no seu coração. Aqueles que são apressados e impacientes, que querem achar que sabem tudo e que querem concluir o caminho espiritual o quanto antes, geralmente ficam confusos em meio a sua arrogância e orgulho. Agora, aqueles que, com humildade, reconhecem sua ignorância, e são pacientes para trilhar cada parte do caminho dedicando-se a ele com carinho, e reconhecendo a sua complexidade, geralmente são aqueles que chegam mais rápido!

Contraditório, não é? Os mais humildes e pacientes, que reconhecem o quão comprido é o caminho, geralmente são os que avançam mais rápido. Portanto, reconhecer sua falta de conhecimento e ter paciência para buscá-lo, com curiosidade, é a melhor abordagem. Tenha inspiração e fé nisso, e assim qualquer remorso ou desespero irá esvair sozinho...   Piscadela

Paz nas suas intenções, mesmo que não haja paz no mundo!  Reverência
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Sutra de Lótus / BSGI

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