Dukkha e Anicca nas folhas em uma garagem
As folhas que crescem e caem das árvores são um exemplo perfeito acerca de Anicca (Impermanência). Se elas sujarem sua garagem, não se apegue, não fique atado a Dukkha (Insatisfatoriedade) - essa é a natureza do nosso mundo.
Hoje gostaria de compartilhar uma reflexão com vocês que tive a esses dias. Não foi um Insight, apenas uma reflexão simples resultante da Atenção Plena Correta que, bem como o Buda ressaltou, consiste tanto em estar consciente do momento presente quanto em se recordar nele todos os ensinamentos do Dharma para aplica-los. Foi se lembrando dos ensinamentos de Buda que eu pude sorrir diante das reclamações do meu pai.
Aconteceu no finalzinho de uma tarde, pouco depois de eu e minha mãe termos lavado a garagem. O tempo de repente se alterou bruscamente, saindo do Sol para um céu nublado que descarregou uma chuva acompanhada de um vendaval que trouxe muita poeira e folhas para a região em que eu moro. O meu pai, sempre muito maníaco com limpeza - ele é um pouco doente nesse aspecto - olhou a garagem toda imunda e comentou numa voz grossa e raivosa que aquilo até desanimava, e que teria que limpar tudo de novo porque não podia suportar que a garagem ficasse suja. Quando eu ouvi isso, eu sorri.
Afinal, como poderia ser diferente? Essa é a natureza, ela não é estática. Mas por não aceitar isso, o meu pai sofreu, alimentou sentimentos negativos como raiva e ficou completamente insatisfeito, mas isso é uma grande negligência ao possível surgimento de sabedoria - não haveria outra forma de ser. Seria como ficar chateado porque os pássaros usam asas para voar: por que esses bichos idiotas não usam essas asas para outra coisa? Ficam voando acima de nós defecando sobre nossas cabeças e carregando suas sujeiras para fazerem seus ninhos! Mas o que fazer? Essa é a natureza das necessidades fisiológicas dos seres vivos. Não aceitar isso só traz sofrimento a nós mesmos.
Além disso, é por haver pó e sujeira que existe limpeza a qual o meu pai e todas as pessoas ávidas a mesma se apegam, mas não é necessário se apegar, porque isso inevitavelmente não vai durar porque a vida é Anicca (impermanente). Então não adianta esperar que a garagem fique limpa sempre, ou que ela só suje naquele momento em que eu estiver desocupado, a vida é Dukkha (insatisfatória), incerta, insegura, ela não sujará num momento em que possamos prever e por isso a vida é, assim, insatisfatória. Mas podemos nos satisfazer com ela se mudarmos nossas atitudes e nos desapegarmos. Não adianta lutarmos contra a sujeira, a doença ou a morte, pois sem elas não haveria limpeza, saúde e a vida em si mesma - tudo está integrado, não há um sem o outro. Também não adianta querermos prever quando ficaremos doente, ou desejarmos que possamos morrer dormindo, porque nada é certo. Então devemos seguir os conselhos de Buda, nos desapegarmos de nossos desejos sedentos e fazer as pazes com a vida, só assim Dukkha não nos controlará.
Foi isso que eu fiz e foi por isso que ao ouvir o comentário do meu pai eu sorri, porque eu fiquei atento àquela situação e eu percebi que não poderia ser diferente e, assim sendo, me apegar a desejos que fossem contra a natureza do Samsara só me acorrentariam a Dukkha, sofrimento. Em virtude disso, eu e minha mãe pudemos limpar a garagem outra vez contentes, porque nosso sofrimento ou raiva não inverteriam as características naturais de Dukkha e Anicca do nosso mundo.
É uma simples reflexão, mas que eu gostaria de compartilhar com todos para mostrar como os ensinamentos de Buda são valiosos e capazes de nos ensinar a apreciar os momentos mais simples. É por isso que Sabedoria não é a mesma coisa que Conhecimento ou Intelectualidade, coisa que especialmente os ocidentais têm dificuldade para compreender. Sabedoria só pode surgir numa mente que esteja receptiva, contente e que saiba se acalmar, se silenciar, para ser capaz de perceber o quão tola ela tem sido, quanto sofrimento desnecessário ela tem criado. Devido a isso que Sabedoria anda de mão dada com Humildade e Simplicidade, porque só pode surgir numa mente simples, aberta à realidade e capaz de enxergar seus próprios erros.
Então, gostaria de encorajar a todos a seguirem o Nobre Caminho Óctuplo, nesse caso, para darem atenção especial a Atenção Plena Correta. Se vocês estiverem atentos, mesmo o mais simples momento pode se tornar um grande aprendizado. Não são necessários grandes discursos, ou palavras complicadas. Eles são úteis, mas tudo o que nós temos é esse momento, e esse, e esse, que incessantemente nasce e morre, que é sempre impermanente (Anicca) e insatisfatório (Dukkha) quando não o aceitamos como ele é. Portanto, se desapeguem e contemplem a realidade em sua pureza para compreenderem o que o Buda quis dizer quando afirmou que sofremos por nos apegarmos. Percebam isso no aqui e agora, porque esse momento, é a única coisa que existe e é a única coisa que temos, a única oportunidade de colocarmos o Dharma em prática, então não o desperdicem, a Vida é Anicca e Dukkha, ela não é eterna e não sabemos quando acabará. É no agora que podemos trilhar e realizar Nirvana, a Paz Suprema. Assim, contemplem isso com carinho.
Para finalizar, não haveria mensagem melhor do que a de um monge Theravada que admiro muito e que certa vez comentou com muita sabedoria:
"Nossas vidas são como a respiração, como as folhas que crescem e caem. Quando realmente compreendermos sobre as folhas que caem, seremos capazes de varrer os caminhos todos os dias e nos alegrarmos com nossas vidas neste mundo mutável." - Ajahn Chah