Budismo - Sangha Online
DÚVIDAS SOBRE O BUDISMO?

Registre-se e nos envie sua pergunta que talvez possamos ajuda-lo, independente de sua religião!
Todos são bem-vindos para dialogarem e pesquisarem aspectos do Budismo. Registrando-se você poderá enviar suas dúvidas particularmente à Administração ou à Comunidade, como exemplos:

No Budismo não podemos ter desejos?
Como o Buddha comia carne? E o vegetarianismo?
O Nirvana é o vazio? É eterno e é uma extinção do ser?
O que significa não-eu? O Budismo é niilista?
O que é prazer no Budismo? E paz interior?
Budismo crê em Devas, logo ele é Politeísta?
No Budismo nos isolamos? Como se relacionar com pessoas?
Como meditar? Budismo crê em super-poderes?!
Posso praticar sem crer no renascimento?
Budismo é religião ou filosofia? Por que há tanta idolatria?


Dialogue sobre essas e outras questões aqui.


Comunidade dedicada a simpatizantes e seguidores (de todas as escolas) do Budismo, visando à pesquisa e ao diálogo. Participe!
 
InícioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Se você já se registrou, apresente-se aqui e tire suas dúvidas sobre Budismo!
Registre-se para expor seus pontos de vista - isso independe de sua religião!
Bem-vindo
Bem-vindo ao Fórum Sangha Online!

Registre-se para dialogar com outras pessoas interessadas no Budismo e para ter acesso a todo o conteúdo para pesquisa sobre o mesmo.

Qualquer dúvida, ficaremos felizes em ajudar!
Últimos assuntos
» preciso de um esclarecimento aqui, por favor
por  frank Knarf
Seg 13 Nov 2017 - 21:35

» [Vídeo] O Fim do Mundo: Vidamorte
por  jean F Carvalho
Sab 28 Out 2017 - 22:10

» Sutra de Lótus / BSGI
por  Administrador
Qui 26 Out 2017 - 20:49

» Grupo, sobre Budismo, no Whatsapp
por  Buddho
Sab 21 Out 2017 - 22:23

» FELIZ NATAL! Mas... Budistas podem comemorar o Natal?
por  frank Knarf
Seg 16 Out 2017 - 11:14

» Sobre este Fórum: Dúvidas sobre o Budismo
por  Administrador
Sab 14 Out 2017 - 21:09

» apresentaçao
por  Administrador
Sab 14 Out 2017 - 20:23

» Dharma e Lamrim
por  Administrador
Dom 1 Out 2017 - 23:20

» Dúvida sobre a NÃO ação
por  Administrador
Dom 1 Out 2017 - 23:11

» Caridade baseada em desejos mundanos
por  Administrador
Dom 1 Out 2017 - 22:57

» Olá!!!!!
por  Administrador
Dom 1 Out 2017 - 22:45

» Novo por aqui!
por  Administrador
Dom 1 Out 2017 - 22:38

Geral
Quem somos
Regras Gerais
Apresente-se
Precisa de ajuda?
Por que Sangha Online?
O Básico do Budismo
Introdução ao Budismo
A Vida de Buda
Tire suas Dúvidas!
O que o Budismo não é
Como meditar
5 Preceitos para Virtude
Meditação altera genes
Dúvidas Frequentes
Budismo é religião?
Budismo é ateísta?
Como virar budista?
O que é Fé no Budismo?
Preciso ser vegetariano?
O que significa o Lótus?
Votação
Atualmente, qual preceito você tem mais dificuldade para manter?

 
Abstenção de matar intencionalmente.

 
Abstenção de tomar o que não foi dado (roubar).

 
Abstenção de conduta sexual imprópria.

 
Abstenção de linguagem incorreta.

 
Abstenção de tomar álcool e outros embriagantes.
Exibir resultados
Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante :: 1 Motor de busca

Nenhum






Compartilhe | .
 

 Palden Dorje, o incrível meditador.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Convidado

avatar


Mensagem Dom 25 Ago 2013 - 11:29

Palden Dorje, nome budista de Ram Bahadur Bomjon, (Ratanapuri, Nepal, 9 de abril de 1990) é um jovem budista que ficou famoso por ficar meditando durante meses seguidos e dizem sem consumir alimentos ou água. Chegou até a ser filmado durante cinco dias ininterruptos quando meditava entre as raízes de um árvore, e foi comprovado que ele sequer se moveu neste período, que mesmo fazendo muito frio durante a noite ainda escorriam gostas de suor do seu rosto.
Há um vídeo também no qual aparentemente ele está meditando em meio a chamas de um fogueira sem se queimar: http://www.youtube.com/watch?v=7Hx8_34I8KI
Bom,  será possível a meditação conferir tais poderes a uma pessoa?
Ou ele é apenas um ilusionista?
Quem tem mais informações sobre este jovem, posta ai.
Texto completo: Wikipédia
Voltar ao Topo Ir em baixo
Administrador

Admin
avatar

Masculino
Local : SP
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 485

Mensagem Dom 25 Ago 2013 - 14:38

Obrigado por postar sobre o Palden Dorje, Shaka! Ele é um dos, ou o budista mais polêmico atualmente.
De acordo com o Cânone em Páli e do depoimento de vários monges, mestres e discípulos, a meditação pode orientar ao desenvolvimento de vários poderes psíquicos como a telepatia, levitação e a capacidade de enxergar vidas passadas. É curioso que o Cânone Budista fala até mesmo da capacidade de caminhar sobre a água alguns séculos antes do nascimento de Jesus Cristo. 
Mesmo atualmente sabe-se de evidências de muitos monges exercendo poderes supra-humanos, especialmente nas tradições Theravada e Tibetana, sendo essa última Escola aquela que envolve o ambiente em que vive Palden Dorje.
O fato é que Buda aconselhou os monges através do Código de Conduta Monástico a não 'divulgarem' seus poderes supra-humanos para os leigos, e é por isso que geralmente só se sabe dessas habilidades através de monges discípulos daqueles que desenvolveram tais poderes.
Através dessas evidências atuais e de algumas poucas coisas que sei, vou acrescentar algumas curiosidades com base no texto da Wikipédia:
Citação :
Palden Dorje, nome budista de Ram Bahadur Bomjon, (Ratanapuri, Nepal, 9 de abril de 1990) é um jovem budista nepalense que vem recebendo milhares de visitantes e a atenção da mídia por estar meditando durante meses seguidos sem, aparentemente, consumir alimentos ou água.
Muitos dizem que Bahadur Bomjon é a reencarnação de Buda, isso porque algumas tradições Budistas alegam que o Buda não é alguém que alcançou o Parinirvana e nunca mais retornará, como o Cânone em Páli fundamenta. É curioso que ele nasceu no mesmo país em que Buda nasceu - talvez o Nepal seja uma região de muita riqueza espiritual? rs
Quanto ao fato de meditar sem a necessidade de alimento na verdade não é muita novidade. Há diversas histórias de pessoas que meditavam sem precisar de comida e água, sendo que o tempo de resistência de cada uma variava. Como a própria Ciência já comprovou, a meditação reduz o metabolismo - é por isso que os monges budistas conseguem se manter com apenas uma refeição por dia. Como sabemos, o Buda alcançou tamanho relaxamento e desaceleração metabólica com sua meditação, que ele também ficou muitos dias sem comer, assim como uma ou mais semanas sem qualquer alimentação depois que ele realizou Nirvana.
Citação :
Em um documentário produzido pela Discovery Channel, Dorje foi filmado meditando ao lado das raízes de uma imensa árvore por cinco dias consecutivos, tempo que acredita-se que o ser humano é capaz de sobreviver sem consumo de água. Além da Discovery Channel comprovar que ele sequer se moveu durante esse período, especialistas em nutrição ficaram pasmos com o fato de que sua pele não ficou ressecada e que, mesmo estando a no máximo 15 graus Celsius (e talvez abaixo de zero durante a noite), por vezes gotas de suor escorriam pelo seu rosto.
Clicando aqui vocês podem conferir um trecho desse documentário da Discovery, mostrando horas passando com o garoto sentado em meditação sem se mover (no final do vídeo vocês podem ver seus membros afetados pelo veneno de cobras que o picaram uma vez. Sabe-se que ele não tomou nada, mas continuou em meditação e assim se curou do veneno).
Quanto a parte que fala que ele suava apesar do frio, eu já vi um vídeos de monges do templo Shaolin que desenvolviam uma meditação que elevava a temperatura do corpo em até mais 8 graus Celsius! Considerando que a temperatura normal do nosso corpo é de 36 ºC, então eles alcançavam temperatura corporal de 44 ºC sem morrerem.
Citação :
Discurso do Palden Dorje: Estou meditando no desapego deste mundo caótico do oceano da emoção, no nosso desinteresse da raiva e tentação, sem sair do caminho por um só momento, estou renunciando a minha própria ligação à minha vida e a minha casa para sempre, estou trabalhando para salvar todos os seres vivos. Mas neste mundo indisciplinado, a prática da minha vida é reduzida ao mero entretenimento.
Jamais ofereça obstáculos, raiva e descrença, no caminho da missão da minha meditação. Só lhes estou mostrando o caminho; vocês devem buscá-lo em vocês próprios.

No final das contas, ele disse palavras com a mesma essência que nos têm sido passada por todos esses séculos através dos ensinamentos de Buda e outros mestres. Sem o silenciar e o desapegar de toda emoção e movimento desesperado pela cobiça ou aversão, ficaremos atados a um ciclo interminável de sofrimento. Somente quando começarmos a silenciar nossas mentes por nós mesmos poderemos ver. Palden Dorje disse "Só lhes estou mostrando o caminho; vocês devem busca-lo em vocês próprios." e isso me lembra um trecho do Dhammapada que diz que um Buda só aponta o caminho, agora seguir o caminho depende de cada um.

Quanto ao que você disse se a meditação realmente pode desenvolver tais poderes, há muitos indícios que sim. Há o Cânone em Páli e vários acontecimentos recentes. Apesar da maioria ser do século passado, também há vários fatos intrigantes desse século, como o de um leigo na Sangha de Ajahn Brahm, se não me engano, que entrou em Jhana. A esposa dele achou que ele tinha morrido porque o coração dele não batia e por isso ele foi levado ao hospital mas, de repente, ele abriu os olhos totalmente feliz e pacífico depois de emergir daquela meditação profunda.
A Ciência tem descoberto muito sobre a Meditação, mas também se vê limitada, porque a conclusão correta só pode vir da própria prática - o caminho é apontado, mas cada um deve segui-lo para ver por si mesmo.
Como disse uma médica no documentário sobre o Palden Dorje, não há base na medicina que possa explicar como o garoto conseguiu ficar meditando sem alimento por tanto tempo. Somente a espiritualidade poderia explicar isso.

Eu penso que nós sabemos muito pouco sobre nós mesmos. Acho q somos fenômenos incríveis, capazes de muitas coisas através do treinamento e prática constantes. Acho que se cada um treinar um pouco a si mesmo poderá ver isso na própria experiência.
Creio que os limites dos nossos corpos, do nosso cérebro e, por fim, das nossas mentes, podem ser expandidos através da prática do exercício físico e, especialmente, da meditação.
Com um pouco de prática de meditação, você já começa a perceber que pode se mudar interiormente. Portanto, eu penso que praticando por pouco tempo a meditação e a virtude, podemos ter um gostinho bem pequeno do que o Buda e tantos outros mestres disseram. Como Ajahn Chah dizia, não importa se o Buda está vivo ou não, o caminho que ele apontou continua dentro de todos nós, basta que nós o trilhemos. A partir desse pequeno gostinho, podemos nos encorajar a continuar a prática pacientemente e de forma diligente, e aí veremos gradualmente como nosso conhecimento de nós mesmos e, consequentemente, do universo, é muito pequeno.
Essa é a minha opinião Feliz 

* Eu vi que disseram que o Palden Dorje emanava uma luz azul da sua cabeça. Se não me engano, eu já li de pessoas que viram que monges como Ajahn Mun apresentavam a mesma 'característica'.
Além disso, vou colocar aqui o documentário completo sobre o Palden Dorje, só que só há áudio em inglês:


Há alguns especialistas comentando no início do vídeo. Alguns dizem que a medicina não pode explicar isso. Teve uma que disse que não aceita esses acontecimentos porque vão contra o que ela sabe e, portanto, ele deve estar conseguindo água e comida de alguma forma. Teve uma nutricionista que disse que através da meditação ele entra em estados de hibernação e sobrevive baseado em energia espiritual.


Última edição por Administrador em Qui 12 Dez 2013 - 21:25, editado 2 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://sangha-online.forumeiros.com
allanfelix

Discípulos
avatar

Masculino
Idade : 22
Local : São Paulo
Mensagens : 10

Mensagem Seg 26 Ago 2013 - 19:07

Administrador escreveu:
Muitos dizem que Bahadur Bomjon é a reencarnação de Buda, isso porque algumas tradições Budistas alegam que o Buda não é alguém que alcançou o Parinirvana e nunca mais retornará, como o Cânone em Páli fundamenta. É curioso que ele nasceu no mesmo país em que Buda nasceu - talvez o Nepal seja uma região de muita riqueza espiritual? rs
Então na verdade Buda pode não ter alcançado o Nirvana e ainda pode estar renascendo?
Estou confuso agora, Buda é um "simbolo" de um ser que conseguiu total desapego deste mundo, das emoções, do corpo e da mente, não havendo mais karma para seu renascimento.

Buda não foi nenhum Deus, mas é um simbolo para nós de um ser que alcançou o Nirvana, então cremos nas palavras dele. É basicamente uma "inspiração" para nós, mas então por que alguns dizem que ele ainda renasce? 
Com dúvidas

_________________________________________________________________________________________________
"É apenas depois de perder tudo que somos livres para fazer qualquer coisa"
Voltar ao Topo Ir em baixo
Administrador

Admin
avatar

Masculino
Local : SP
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 485

Mensagem Seg 26 Ago 2013 - 20:11

Essa questão é uma das controvérsias entre as Escolas do Budismo Felix, então precisamos analisa-las primeiro.
Elas são resumidas de forma muito básica em duas: Theravada e Mahayana; esta última tem várias ramificações, sendo a Zen e a Tibetana bastante peculiares e, por isso, geralmente separadas de tal forma que a Ciência das Religiões divide o Budismo em 4 ramificações.
Mas usando o resumo mais básico, a diferença entre Theravada e Mahayana nesse aspecto é que o Theravada só segue o Cânone em Páli, o Tipitaka que são as escrituras budistas mais antigas, ao passo que as escolas Mahayana também aceitam vários Sutras que vieram depois como fontes do que o Buda disse. Exemplos desses são o Sutra do Coração e o Sutra do Lótus, não aceitos pelo Theravada.
O problema é que algumas coisas nos Sutras Mahayana não existem no Cânone Theravada, e aí surgem as controvérsias.

No Theravada, o Buda não dizia se um Buda renasce depois da morte, não renasce depois da morte, tanto renasce como não renasce ou nem renasce como não renasce. Veja o Aggivacchagotta Sutta, onde o Buda responde alguém que o pergunta o que acontece com um Tathagata (o Buda) quando ele morre:
[Buda]: "O termo ‘renasce’ não se aplica, o termo ‘não renasce’ não se aplica, o termo ‘ambos, renasce nem não renasce’ não se aplica, o termo ‘nem renasce, nem não renasce’ não se aplica."
Para esclarecer, o Buda fala que é como um fogo que queima na dependência de capim. Se não há mais capim, o fogo é extinto e assim você não pode dizer "o fogo foi para leste ou oeste", ele simplesmente cessou e não surgirá de novo. Da mesma forma, cessando o apego e a ignorância que são os combustíveis do renascimento, um ser não renasce mais de acordo com o Theravada.

Já o Sutra do Lótus Mahayana fala algo diferente. Veja alguns versos do Jigague no site Shunya clicando aqui:
[Buda]: "Desde que atingi o estado de Buda, infindáveis asamkhya de kalpas transcorreram. Constantemente venho pregando, ensinando e propagando a Lei a milhares de seres vivos. Fazendo com que entrem no Caminho do Buda, e tudo isso durante intermináveis kalpas.
Como um meio hábil aparento entrar no nirvana para salvar todas as pessoas. Mas, na realidade, não entro em extinção. Sempre estou aqui ensinando a Lei.
[...] Nesse momento, digo à multidão de seres: Eu sempre estou aqui, jamais entro em extinção.No entanto, como um meio hábil, algumas vezes aparento entrar no nirvana. E outras vezes, não. Quando em outras terras há seres que desejam respeitosa e sinceramente crer, então eu também, junto a eles, pregarei esta Lei insuperável. Porém, não compreendendo minhas palavras, todos aqui insistem em pensar que eu morri. Quando vejo os seres afogados em um mar de sofrimentos eu não me exponho, para dessa forma fazer com que anseiem contemplar-me."

Entretanto, você lê no Sutta Theravada que passei acima:
[Buda]: “Se alguém lhe perguntasse, Vaccha: ‘Quando esse fogo à sua frente foi extinto, para qual direção ele se foi: para o leste, para o oeste, para o norte, ou para o sul?’ – tendo sido perguntado dessa forma, o que você responderia?”
[Vaccha]: “Isso não se aplica, Mestre Gotama. O fogo queimou na dependência do seu combustível, capim e gravetos. Quando ele foi consumido, se não há mais combustível, não tendo combustível, ele é extinto.”
[Buda]: “Assim também, Vaccha, o Tathagata abandonou aquela forma material pela qual alguém, descrevendo o Tathagata, o descreveria."


Leia esse Sutta do Theravada no acessoaoinsight e depois veja o Sutra do Lótus no Shunya. Você vê que há muita controvérsia. No Theravada se diz que o Buda comparou o Nirvana com a extinção de uma chama. No Mahayana se diz que o Buda aparenta entrar em Nirvana mas nunca é extinto, então, isso é algo que no Budismo é meio obscuro.
Mas é importante ressaltar que para o Theravada o Nirvana ainda não é uma extinção, porque não há um "eu" para ser extinto - por isso que a linguagem e a filosofia muitas vezes são frágeis e especulativas para o Budismo que fala de doutrinas nunca faladas antes. Só há um processo e um fenômeno que, ao ter seu combustível acabado, simplesmente termina. Esse processo é o processo de renascimento. Por isso a posição mais conhecida é de que o Nirvana é a "libertação do Samsara, o ciclo de Renascimentos". Mas algumas escolas Mahayana não acreditam nisso com base no Sutra do Lótus, que diz que o Buda não é "extinto" quando alcança o Nirvana, mas 'continua a existir'.

Assim, para alguns, o Buda renascerá outra vez para nos passar o Dharma outra vez, e assim o fará por muitos kalpas e eras para que mais seres se iluminem. Essa posição é adotada por algumas escolas Mahayana, e como Palden Dorje se encontra no Nepal, onde predomina o Mahayana e o Tibetano, muitos têm essa crença de que ele seja a reencarnação do Buda.
Compreendeu? Feliz 
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://sangha-online.forumeiros.com
Convidado

avatar


Mensagem Sex 27 Set 2013 - 12:04

O próprio Dorje negou ser a reencarnação do Buda: "Diga ao povo para não me chamar Buda. Não tenho a energia do Buda". Mas com certeza ele é um grande e dedicado praticante.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado



Mensagem

Voltar ao Topo Ir em baixo
 

Palden Dorje, o incrível meditador.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Budismo - Sangha Online :: Comunidade :: Chat-