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 [Vídeo] As 8 posições para meditar

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AutorMensagem
Administrador

Admin
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Masculino
Local : SP
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 472

Mensagem Ter 17 Set 2013 - 20:25

As 8 posições para meditar
No vídeo abaixo disponibilizado pelo canal CentrodeDharma, Lama Michel, budista tibetano brasileiro, explica numa demonstração com o próprio corpo como devemos nos posicionar e relaxar devidamente para meditarmos. Ele fala de 8 posições: pernas, coluna, ombros, cabeça, mãos, boca, olhos e a respiração; incluindo aí a língua, as nádegas e outros detalhes que facilitam a execução da meditação. Aplicando esses conselhos a mente pode fluir corretamente.


Última edição por Administrador em Sab 21 Set 2013 - 8:07, editado 1 vez(es)
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Angely

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Define-se budista? : Sim
Mensagens : 29

Mensagem Qui 19 Set 2013 - 14:07

Adorei! Caminho do meio com o corpo é importante para o caminho do meio na mente, muito obrigada! Grato 
Os ombros foi uma coisa que eu não pensei sobre... da próxima vez vou me obnservar nesse quesito!
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Convidado

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Mensagem Seg 13 Out 2014 - 17:47

Tenho um dúvida sobre meditação...

Realmente é necessário a posição de lótus ou meia lótus?
Por exemplo, eu não consigo executar nenhuma das duas.

Tenho meditado da seguinte forma, sento-me na ponta da cama ou de uma cadeira sem usar o apoio das costas, mantenho a coluna ereta, ombros relaxados, e as mãos apoiadas sobre a coxa...

A posição de lótus e mesmo tão importante assim ?

Se sim existe algum treinamento para que eu possa conseguir executa-la com o tempo?


Desde já, grato a todos  Agradecimento
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Mente Purificada

Discípulos
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Masculino
Idade : 27
Local : Teresópolis - RJ
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 88

Mensagem Seg 13 Out 2014 - 18:34

Pedro J. Silva escreveu:
Realmente é necessário a posição de lótus ou meia lótus?


Olá, Pedro!


Segue abaixo duas perguntas que fizeram para o Bhante Henepola Gunaratana. O trecho desse texto foi retirado do livro Plena Atenção à Morte.

Pergunta: Como deve ser a posição durante a meditação sentada, e por que é tão importante?

Bhante G: A melhor posição sentada é em posição de lótus completo. Quando você se senta nessa postura, seu corpo fica muito reto e firme, a expansão e contração dos pulmões são bem suaves, você não terá dor nos ombros e inalará bastante oxigênio, que é muito bom para o cérebro e lhe dá uma concentração muito boa. A próxima melhor posição é a de meio lótus, que também é muito boa, pois se obtém os mesmos efeitos que a de lótus completo.

Mas algumas pessoas não conseguem sentar-se nem nesta postura, então elas se sentam na chamada postura de relaxamento, em que se põe um pé entre a panturrilha e a coxa, e o outro pé para fora. Esta também é uma boa postura.

Se assim também não for possível, pode-se sentar num banquinho, e se isso também não for possível, pode-se sentar numa cadeira. Essa é a classificação das posturas, da melhor para a mais simples. Mas não se deve sentir-se mal ou culpado por não conseguir sentar na melhor postura. Se a pessoa consegue certa concentração profunda, então é aceitável.

Agora, eu encorajo as pessoas a tentarem o melhor, e você tem que ter confiança que pode atingir o melhor de si, o segredo de alcançar o melhor é a prática constante. Você não pode ir para as Olimpíadas só praticando uma vez; apenas aqueles que praticam constantemente, todos os dias, podem se tornar os melhores. Eu lhes falo isso apenas para os encorajar; eu só me sentava em postura simples e, então, em postura de meio-lótus durante muitos e muitos anos.

Aí, quando fiz 65 anos, eu decidi me sentar em postura de lótus completo. No princípio, era tão doloroso, eu quase não podia me sentar nem mesmo por cinco minutos, mas eu nunca desisti; cinco, seis, sete minutos, minuto por minuto eu aumentei.

Agora eu me sento muito confortavelmente durante uma hora; se tudo for bem eu posso me sentar durante duas horas, até mesmo três horas em lótus completo às vezes. É muito interessante, conforme eu fico mais velho, mais fácil fica. Assim, não sinta que você não pode fazer isso, eu acho que muitos de vocês alcançarão minha idade, então eu encorajo que vocês comecem, não reclamem que suas pernas são grandes, que seu corpo é grande, que você é muito alto, todas essas desculpas.

Pergunta: E por que é importante?

Bhante G: É importante, como eu disse no princípio, porque essa postura faz bem à circulação, e seus pulmões se contraem e se expandem facilmente, você pode respirar facilmente, absorve muito oxigênio, é uma postura muito firme, e é chamado padmasana. Padma é lótus. Ou vajrasana. Vajra quer dizer diamante, assim, entre as pedras preciosas, a mais preciosa é vajra, diamante. Da mesma forma, entre as posturas, essa é a mais elevada, mais elevada para meditação porque, uma vez que você se senta nessa postura, você fica firme, bem posicionado e consegue uma boa concentração muito depressa. Algumas pessoas tendem a “voar” em meditação e, se lhe acontecer, você não perderá a postura.


Pedro J. Silva escreveu:
Se sim existe algum treinamento para que eu possa conseguir executa-la com o tempo?

Isso eu não sei responder. Acredito que você possa aplicar os ensinamentos do Bhante Henepola Gunaratana. Ele é um dos monges mais famosos que temos hoje em dia na tradição Theravada, e mesmo ele que tem tanta experiência disse que também teve dificuldades com a lótus completa. Parece que o segredo, conforme ele disse, é tentar aos poucos e ir aumentando gradativamente. Pelo que eu pude entender, o mais importante é o nível de concentração.
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Mensagem Seg 13 Out 2014 - 18:56

Obrigado Mente Purificada,

Vou me empenhar mais, acredito que alongamentos também ajuda, o segredo é a paciência, Yoga também seria ótimo, e gostaria de praticar, porém não tenho tempo...
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Convidado

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Mensagem Sex 31 Out 2014 - 13:59

Pulando e aplaudindo
O vídeo é muito bom, me tirou algumas dúvidas.
Buddha
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Maurício Dévé

Discípulos
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Masculino
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 1

Mensagem Qua 10 Dez 2014 - 15:13

Aplausos Aplausos Muito bom o vídeo!!
Administrador escreveu:
As 8 posições para meditar
No vídeo abaixo disponibilizado pelo canal CentrodeDharma, Lama Michel, budista tibetano brasileiro, explica numa demonstração com o próprio corpo como devemos nos posicionar e relaxar devidamente para meditarmos. Ele fala de 8 posições: pernas, coluna, ombros, cabeça, mãos, boca, olhos e a respiração; incluindo aí a língua, as nádegas e outros detalhes que facilitam a execução da meditação. Aplicando esses conselhos a mente pode fluir corretamente.
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