Budismo - Sangha Online
DÚVIDAS SOBRE O BUDISMO?

Registre-se e nos envie sua pergunta que talvez possamos ajuda-lo, independente de sua religião!
Todos são bem-vindos para dialogarem e pesquisarem aspectos do Budismo. Registrando-se você poderá enviar suas dúvidas particularmente à Administração ou à Comunidade, como exemplos:

No Budismo não podemos ter desejos?
Como o Buddha comia carne? E o vegetarianismo?
O Nirvana é o vazio? É eterno e é uma extinção do ser?
O que significa não-eu? O Budismo é niilista?
O que é prazer no Budismo? E paz interior?
Budismo crê em Devas, logo ele é Politeísta?
No Budismo nos isolamos? Como se relacionar com pessoas?
Como meditar? Budismo crê em super-poderes?!
Posso praticar sem crer no renascimento?
Budismo é religião ou filosofia? Por que há tanta idolatria?


Dialogue sobre essas e outras questões aqui.


Comunidade dedicada a simpatizantes e seguidores (de todas as escolas) do Budismo, visando à pesquisa e ao diálogo. Participe!
 
InícioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Se você já se registrou, apresente-se aqui e tire suas dúvidas sobre Budismo!
Registre-se para expor seus pontos de vista - isso independe de sua religião!
Bem-vindo
Bem-vindo ao Fórum Sangha Online!

Registre-se para dialogar com outras pessoas interessadas no Budismo e para ter acesso a todo o conteúdo para pesquisa sobre o mesmo.

Qualquer dúvida, ficaremos felizes em ajudar!
Últimos assuntos
» Grupo, sobre Budismo, no Whatsapp
por  matheus_ps
Ontem à(s) 0:26

» O Samsara
por  Erick
Qua 28 Jun 2017 - 12:46

» A Meditação e o Mosquito: Uma Reflexão Sobre Concentração e Virtude
por  Erick
Qua 28 Jun 2017 - 12:41

» A descrição de Arahants e Ariyas para Nirvana
por  Administrador
Dom 11 Jun 2017 - 8:07

» Bom dia - pergunta
por  Erick
Qui 1 Jun 2017 - 8:25

» Oferendas
por  Administrador
Sab 13 Maio 2017 - 13:54

» Meditação altera genes
por  Administrador
Sab 13 Maio 2017 - 13:16

» Sobre este Fórum: Fale sobre sua Experiência Meditativa
por  Administrador
Sab 13 Maio 2017 - 13:03

» Quem somos - Objetivos do Fórum
por  Administrador
Sab 13 Maio 2017 - 12:53

» Nova Tradição Kadampa [+Seita?]
por  Nyendrag Yeshe
Qua 10 Maio 2017 - 22:40

Geral
Quem somos
Regras Gerais
Apresente-se
Precisa de ajuda?
Por que Sangha Online?
O Básico do Budismo
Introdução ao Budismo
A Vida de Buda
Tire suas Dúvidas!
O que o Budismo não é
Como meditar
5 Preceitos para Virtude
Meditação altera genes
Dúvidas Frequentes
Budismo é religião?
Budismo é ateísta?
Como virar budista?
O que é Fé no Budismo?
Preciso ser vegetariano?
O que significa o Lótus?
Votação
Atualmente, qual preceito você tem mais dificuldade para manter?

 
Abstenção de matar intencionalmente.

 
Abstenção de tomar o que não foi dado (roubar).

 
Abstenção de conduta sexual imprópria.

 
Abstenção de linguagem incorreta.

 
Abstenção de tomar álcool e outros embriagantes.
Exibir resultados
Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante

Nenhum






Compartilhe | .
 

 Júlio Melo - Apresentação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Júlio Melo .'.

Discípulos
avatar

Masculino
Idade : 24
Local : Maceió-AL
Define-se budista? : Não
Mensagens : 11

Mensagem Qui 19 Set 2013 - 15:35

Olá. Saudações a todos do Fórum,

Sou Júlio César Oliveira de Melo, de Maceió-AL e tenho 20 anos.

Já estudei algumas religiões e suas instituições religiosas, ordens iniciáticas e etc. O budismo de tempos em tempos chama minha atenção, lembro quando criança eu pensava em ser um monge e ir para a Asia, sem saber sequer o que era isso. A alguns dias ao observar alguns fatos, por não acreditar no acaso, decidir fazer um estudo do que seria o budismo e descobri um universo totalmente diverso daquele que eu imaginava. Existem diversas ramificações, ensinamentos diversos em cada ramo desse, modos de atuação, meditação e foco.

Pretendo continuar estudando o budismo e quem sabe daqui a alguns tempo me dizer budista,para tanto vejo que preciso nesse exato momento decidir que escola seguir para ter um estudo mais direcionado e preciso. Para tanto conto com o auxilio de todos do fórum da mesma forma que digo poderem contar comigo, agradecendo desde já a cada um e em especial ao administrador pelo brilhante trabalho e por ter me mandado o convite para fazer parte do Sangha Online.

Fraternalmente,
Júlio César Oliveira de Melo .'.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Administrador

Admin
avatar

Masculino
Local : SP
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 472

Mensagem Qui 19 Set 2013 - 21:17

Olá Júlio Melo .'., seja bem-vindo ao Fórum Sangha Online! Bem-vindo! 
Conhecer bem todas as religiões e filosofias é muito importante, não tenha pressa! Demorei 6 meses para escolher minha Escola Budista e por fim me definir também como seguidor do Budismo, então, não tenha pressa. Fiquei muito tempo pesquisando sobre Escolas, estudando as bases de cada uma e ouvindo palestras de mestres de tradições diferentes.

Mas seja paciente, pois a paciência é o caminho mais curto. Terei o prazer em te ajudar até onde meu conhecimento alcançar! Feliz 
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://sangha-online.forumeiros.com
Júlio Melo .'.

Discípulos
avatar

Masculino
Idade : 24
Local : Maceió-AL
Define-se budista? : Não
Mensagens : 11

Mensagem Qui 19 Set 2013 - 23:19

Essa é uma grande verdade e em muitos momentos é exatamente dessa virtude que eu mais necessito.
Obrigado pela recepção e oportunidade!

Fraternalmente,
Júlio César Oliveira de Melo .'.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Administrador

Admin
avatar

Masculino
Local : SP
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 472

Mensagem Sex 20 Set 2013 - 14:39

Olá Júlio... tinha mais uma coisa que eu queria te dizer no outro tópico mas não tive tempo, pode ser uma forma útil de você visualizar como a Theravada sofre um pouco de preconceito.
Ajahn Chah, monge da Tailândia considerado um iluminado, disse certa vez: "Não importa aonde você vá estudar o Dharma, ele está, de fato, na mente."
Aí você pode ir ler a compilação dos ensinamentos dele e em um dos discursos você lê que a vida monástica é a ideal para alcançar a iluminação.
Num outro discurso você lê que não é preciso se tornar monge para alcançar o estado de Arahant.
Mas como assim? Ele não está se contrariando? Aí, muitos vão na segunda afirmação e falam: "Esses monges theravada são todos egoístas e isolados! Acham que só monges podem se iluminar. Mahayana dá mais valor aos leigos...", só que isso é um entendimento muito fragmentado.
Isso é peculiar no Zen e mesmo o Buda fazia isto: se contradizia. Por que isso? Porque os mestres falam de acordo com a capacidade daqueles que o ouvem. Um exemplo: o caminho budista pode ser resumido como segue:
Mau condicionamento -> Bom condicionamento -> Incondicionado (Nirvana)
Ou seja, você tem que desenvolver virtudes e se condicionar de forma benéfica, mas o objetivo final é conseguir algo além de virtude, algo Incondicionado. Então, você lê no Dhammapada, como coloquei no topo do site: "Abandonar o mal, cultivar o bem, purificar a mente...". De repente, você lê um discurso de Ajahn Chah dado a monges avançados e ele diz: "No final das contas, nós abandonamos tanto o mal quanto o bem." Ele está errado? Ele não entendeu os ensinamentos de Buda? Não, a frase do Dhammapada fala desse trecho: Mau condicionamento -> Bom condicionamento. Ajahn Chah falou mais além: Bom condicionamento -> Incondicionado
Só que nem todos estão prontos para entender essa parte, por isso os mestres falam a parte mais fácil, e mesmo o Buda fazia isso. Só que aí alguém ouve uma parte avançada dos ensinamentos Theravada e acha muito pessimista: "Como assim abandonar não só o mal como o bem também? O bem deve ser praticado!", mas tudo isso é má interpretação do que significa Nirvana.

No exemplo que passei acima, como exemplo, o que os grandes mestres concordam? Todos podem alcançar Nirvana. A verdadeira prática acontece na mente. Mesmo se você estivesse perto do Buda em pessoa mas não estivesse disposto a praticar, Nirvana não seria possível. Contudo, a Iluminação requer uma prática de desapego muito contínua, por isso pode ser difícil para um leigo realizar isso, pois a vida em sociedade requer atingir metas e realizar sonhos, o que faz a prática demorar mais e a vida de um monge ser mais "ideal" como Ajahn Chah disse. Quando você tem esse entendimento mais sábio e correto de como ocorre o desenvolvimento espiritual, você consegue perceber porque Ajahn Chah disse aquelas três frases diferentes. No final das contas, elas se referem a mesma coisa. A vida de monge é mais ideal? É, mas um leigo pode se iluminar também. A prática ocorre na mente? Ocorre, mas em locais onde o apego é muito estimulado isso é mais demorado. Quando você tem esse Entendimento Correto, você percebe que não há pessimismo na abordagem do Theravada, é a realidade "lógica" das coisas, e não que a Theravada isola os leigos, discrimina os leigos ou é egocêntrica.
As pessoas cuja capacidade era limitada, o Buda dizia: "Evite a mentira, fale para o benefício dos outros e disso você tirará muitos frutos.". Para pessoas mais avançadas, em geral os monges, ele dizia: "Quando o monge percebe que todas essas emoções são impermanentes, ele fica desencantado com elas.". A primeira afirmação é mais agradável, não? Só que ela só é uma parte do caminho. Quando ouvimos de uma parte que está mais a frente, nós ficamos assustados, porque ainda não estamos prontos para entender. Só com uma mente leve enxergamos as coisas e entendemos o que é "Desencanto", mas não, muitos já falam: "Budismo prega inação. Theravada prega aversão. Buda falou para ser indiferente." mas tudo isso é Entendimento Incorreto.
Na forma como eu vejo, isso é o que acontece no preconceito para com a Theravada. Mas se você largar sua mente preconceituosa e olhar mais profundamente, vai perceber o que os mestres theravada querem dizer, e compreenderá porque às vezes eles parecem se contradizer, algo comum no Zen e no Budismo Tibetano também.

De qualquer forma, há mestres maravilhosos em todas as Escolas, mas aquela que você escolher vai definir muita coisa na sua prática. Continue lendo mais sobre, mas já tome cuidado com isso que eu disse. Tenha essa nova compreensão do quão profundo é o ensinamento de Buda, e assim você não ficará tão perdido quando ver mestres se contrariando, sejam eles da mesma Escola ou não. Como você disse, paciência é muito importante.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://sangha-online.forumeiros.com
Júlio Melo .'.

Discípulos
avatar

Masculino
Idade : 24
Local : Maceió-AL
Define-se budista? : Não
Mensagens : 11

Mensagem Sex 20 Set 2013 - 22:51

Agradeço novamente pelas "dicas", todas muito importantes.

Acho que a melhor forma de chegar a escolher uma escola, no meu caso, será estudar um pouco a fundo cada uma delas... Começarei com a Theravada.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado



Mensagem

Voltar ao Topo Ir em baixo
 

Júlio Melo - Apresentação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» Apresentação Jefté
» Apresentação de meu neto
» apresentaçao atrasada
» Apresentação atrasada
» Apresentação - Caique Freitas

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Budismo - Sangha Online :: Comunidade :: Apresentações-