- NatanMarques98 escreveu:
- Só que eu queria saber se esse ato iria ter uma consequência em outra vida...
Acho que é muito difícil responder esse tipo de pergunta. Para mim, isso tem muito a ver com a motivação e somente a pessoa que cometeu o ato sabe das suas próprias motivações.
Isso vai depender do ponto de vista. Se você pensar a partir do ponto de vista do suicídio, esse ato pode ser negativo e portanto pode ser um obstáculo para
nibbana ou
nirvana.
Não acredito que o suicídio seja algo totalmente ruim, porque como eu disse isso vai depender muito da motivação da pessoa. Existe um sutta em que um bhikku comete suicídio, veja a seguir:
Retirado da Wikipédia:
Para o Budismo, já que o primeiro preceito é que não se destrua nenhuma forma de vida, incluindo a sua própria, o suicídio é visto como uma ação negativa.
Nos ensinamentos budistas, o passado dos indivíduos atua fortemente na influência que experimentam no presente; atos presentes, por sua vez, tornam-se a influência de fundo para experiências futuras (carma). As ações produzidas pela mente, pelo corpo e pela reação, ou repercussão, por sua vez, são a causa das condições (boas e más) de que nos deparamos no mundo de hoje.
No entanto, alguns suttas mostram que a questão não é tão simples:
No Samyutta Nikaya IV.23, o Buda fala sobre o suicídio do venerável Godhika:
"Assim de fato é como os determinados agem:
eles não têm apego à vida.
Extirpando o desejo pela raiz,
Godhika realizou o paranibbana."
No Majjhima Nikaya 144, o Buda fala sobre o suicídio do bhikkhu Channa:
"Sariputta, quando alguém deita este corpo e se apega a um novo corpo, então eu digo que esse alguém é censurável. Não houve nada disso no bhikkhu Channa; o bhikkhu Channa usou a faca de modo puro."
Isso não significa que o Buda aprovasse o suicídio; o que estes dois suttas mostram é que existem circunstâncias em que o suicídio pode ser aceitável, por exemplo quando ele conduz ao paranibbana. [Creio que a Wikipédia escreveu errado aqui, acho que o certo seria parinibbana ao invés de paranibbana]
Entretanto, monges tibetanos já foram entrevistados sobre esse assunto. Alguns tem uma visão mais negativa, enquanto outros enxergam um acúmulo de virtude. Veja o trecho abaixo falando dos monges vietnamitas. Caso deseje ler a entrevista completa, basta clicar no link, um documento pdf será aberto.
Retirado de shiwalha.org.br, Viajando Habilidosamente De Vida a Vida:
Durante a guerra do Vietnã, muitos monges budistas imolaram-se, aparentemente com a motivação de chamar atenção para o sofrimento do Vietnã. Tratava-se de uma ação negativa desses monges?
Dilgo Khyentse Rinpoche: A auto-imolação parece absolutamente contrária ao modo budista de agir.
Geshe Lamrimpa: Aos Bodhisattvas é permitido realizar ações que são consideradas negativas para as pessoas comuns. Contudo os textos do Hinayana ou do pequeno veículo não fazem exceções. Assim sendo, o suicídio seria sempre entendido como ação negativa nessa tradição. Quando analisamos mais estritamente, a motivação dos monges era virtuosa, mas a
ação era não-virtuosa. Portanto, houve uma mistura de branco e preto.
Um dos sutras do cânone budista conta a história de um monge noviço e uma mulher que exigiu fazer sexo com ele. Por um lado, o noviço sabia que fazer sexo com ela seria a quebra de votos, e por outro, sabia que se recusasse a mulher diria às pessoas que ele havia agido de forma errada de qualquer maneira. Para resolver a situação sem quebrar sua própria moralidade, ele decidiu se matar.
Ele concordou com a solicitação da mulher, disse que esperasse um momento e, dirigindo-se ao quarto, cortou sua própria garganta. Antes de morrer, prosternou-se três vezes para o Buda, o Dharma e a Sangha dizendo que em
respeito a eles e para preservar a sua moralidade, ele se mataria e abandonaria o corpo.
Nesse sutra está dito que essa foi uma ação virtuosa. Se os monges vietnamitas tiveram uma motivação justa, sua ação seria entendida como virtuosa.
Garje Khamtul Rinpoche: Os monges budistas que se queimaram fizeram isso pelo seu país, pelo bem do povo etc. Portanto, de uma forma ajudaram o povo, ajudaram o país, mas ainda assim isso é considerado um ato negativo.