igor
Define-se budista? : Não Mensagens : 1
| Sex 23 Dez 2016 - 0:43 | |
| Ola, paz a todos.
Minha duvida é a seguinte: como um ser que nasceu animal, consegue mérito para renascer em um nível superior de existência(humano)?
Me refiro ao fato de que a maioria dos animais, principalmente os selvagens, agem naturalmente por extinto tendo que matar para comer e etc, como que nesta forma de vida eles iram conseguir mérito para "evoluir" e atingir outro nível de existência?
Obrigado por tudo, excelente site!! |
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William - Admin
Local : SP Define-se budista? : Sim Mensagens : 504
| Sáb 31 Dez 2016 - 8:57 | |
| Olá igor, seja bem-vindo ao Fórum Sangha Online! Karma e Renascimento são assuntos complicados no Budismo, porque para compreendê-los verdadeiramente só com uma mente treinada que seja capaz de reconhecer esses fatos por si mesma em meditações profundas. Apesar disso, o Buddha deixou alguns ensinamentos sobre isso para que possamos entender, pelo menos em teoria, as consequências difíceis de se agir inapropriadamente. Primeira coisa a se entender, é que todos os seres têm frutos kármicos bons e ruins consigo. Independente de sua condição. O ser em maior sofrimento, no reino mais inferior do Samsara, até o Buddha, o ser mais iluminado e liberto - ambos têm frutos bons e ruins consigo. Portanto, mesmo um ser que renasça no reino animal diversas vezes, dificilmente ele chegará ao ponto em que não possua mais nenhum fruto kármico bom consigo. Porque Karma é um negócio muito complexo. Pode ser que agora eu esteja colhendo os frutos de um Karma que eu cultivei 10 vidas atrás, por exemplo. É por isso que às vezes vemos pessoas ruins se dando bem, e pessoas boas se dando mal rsrs... Então, dependendo das circunstâncias, às vezes ocorre de um ser que está em muito sofrimento devido a suas más ações, conseguir despertar algum Karma bom, ou conseguir fazer algo bom, ou cultivar por um instante uma boa intenção como sabedoria ou perdão para consigo mesmo... Existem muitas possibilidades. E nesse momento pode ser que o Karma bom cresça e se fortaleça, podendo, em uma das milhares de mortes, levar o animal a renascer como ser humano. Só que isso é muito difícil, o Buddha dizia. Ele dava símiles exagerados e que assustavam, para evidenciar aos seus seguidores que, uma vez que alguém cai no reino animal devido a ações e intenções de ignorância (que é o fator kármico que mais favorece o renascimento no mundo animal), é muito difícil do ser sair daquele reino, porque qualquer bom karma que ele tenha é encoberto por más ações incessantes, uma após a outra. E mais - mesmo que ele consiga renascer como um ser humano, geralmente ele renasce em condições precárias (aparência ruim, poucos recursos, em lugares perigosos, numa família pobre, entre outros fatores)... Leia o Balapandita Sutta, especialmente este trecho: 23. "Bhikkhus, eu poderia descrever o reino animal de muitas formas. Tanto assim que é difícil encontrar um símile para o sofrimento no reino animal.24. “Suponham que um homem lançasse no oceano uma bóia com um único furo. Um vento do leste a empurraria para o oeste, um vento do oeste a empurraria para o leste. Um vento do norte a empurraria para o sul, um vento do sul a empurraria para o norte. E suponham que houvesse uma tartaruga cega. Ela viria para a superfície uma vez a cada cem anos. Agora o que vocês pensam: aquela tartaruga cega, vindo para a superfície uma vez a cada cem anos, colocaria o seu pescoço naquela bóia com um único furo?”“Ela poderia, venerável senhor, uma vez ou outra ao final de um longo período.”“Bhikkhus, a tartaruga cega demoraria menos tempo para colocar o pescoço naquela bóia com um único furo do que um tolo, uma vez na perdição, demoraria para recuperar o estado humano, eu digo. Por que isso? Porque ali não há a prática do Dhamma, não há a prática do que é virtuoso, não se age de forma benéfica, não se realizam méritos. Prevalece o devorar mútuo e o massacre dos mais fracos.25. “Se, uma vez ou outra, ao final de um longo período, aquele tolo retornar ao estado humano, será numa família inferior que ele irá renascer - uma família de sudras, de cesteiros de bambu, de caçadores, de consertadores de carruagens ou de lixeiros – uma família pobre na qual há pouco para comer e beber e que sobrevive com dificuldades, na qual a comida e roupas são obtidas com dificuldades; e ele será feio, antiestético, deformado, doente crônico - peticego ou com as mãos deformadas ou coxo ou paralítico. Ele não será um daqueles que ganham comida, bebida, roupas e veículos; grinaldas, perfumes e ungüentos; cama, moradia e lamparinas. Ele se dedica à conduta imprópria com o corpo, linguagem e mente. Tendo feito isso, com a dissolução do corpo, após a morte, ele renasce num estado de privação, num destino infeliz, na perdição, até mesmo no inferno.http://www.acessoaoinsight.net/sutta/MN129.phpEntão, não é impossível um animal renascer como um humano, só que é muito difícil e geralmente em condições precárias. Mas não podemos generalizar nem analisar Karma de forma redutiva, porque realmente o funcionamento de Karma é algo muito complexo. Existem animais, como exemplo, que são extraordinários - que demonstram sentimentos de carinho, compaixão e consideração com os outros que os levam a terem maiores chances de renascerem como seres humanos. Especialmente animais que convivem com seres humanos - isso é um fato que potencializa um renascimento mais afortunado. E mesmo aqueles que renasçam humanos em condições precárias, ainda assim eles podem, com um pouco de visão, encontrar uma forma de trilhar um bom caminho em suas vidas. Apesar da pobreza e miséria, pode ser que cultivem qualidades como humildade, paciência, caridade, entre outros "karmas" que os auxiliem a se libertar de qualquer renascimento no reino animal, outra vez. Outros porém, pode ser que renasçam como humanos uma vez e logo depois já retornem ao reino animal de novo. É muito complicado... não dá para enumerar as várias possibilidades. Mas é sempre importante entender que todos tem frutos bons e ruins consigo. Mesmo os iluminados. Tome o exemplo de Angulimala. Ele foi um Serial Killer. O Buddha, de alguma forma, conseguiu ajudar o mesmo a abandonar essa prática e ele acabou tornando-se um monge sob a jurisdição do Buddha. Então, no mesmo Sutta em que essa história é contada, relata-se que certeza vez Angulimala, já como um monge iluminado, foi atacado com paus, pedras e outros materiais, acabando por cair no chão, sangrando. Então o Buddha o pede para aguentar firme, afirmando que isso tudo é consequência das más ações passadas de Angulimala, referindo-se claramente as diversas vezes em que ele privou muitos seres de sua vida. Veja: 17. Então, ao amanhecer, o venerável Angulimala se vestiu e tomando a tigela e manto externo, foi para Savathi para esmolar alimentos. Agora naquela ocasião alguém jogou uma pedra e atingiu o corpo do venerável Angulimala, outra pessoa jogou um pau e atingiu o corpo dele e outra pessoa jogou um pedaço de cerâmica e atingiu o corpo dele. Então, com o sangue jorrando da sua cabeça cortada, com a sua tigela quebrada e com o seu manto externo rasgado, o venerável Angulimala foi até o Abençoado. O Abençoado o viu chegando à distância e lhe disse: “Agüente, brâmane! Agüente, brâmane! Você está experimentando aqui e agora o resultado de ações pelas quais você poderia ser torturado no inferno durante muitos anos, por muitas centenas de anos, por muitos milhares de anos.”http://www.acessoaoinsight.net/sutta/MN86.phpEntão é mais ou menos isso. Karma é algo muito complexo, então a única coisa que podemos fazer é dar o nosso melhor a cada instante. Às vezes, o que mais ajuda um ser é o tempo. Com o tempo, ele vai vivenciando as consequências do seu mau karma e assim ele esgota um pouco dos frutos ruins que ele tinha, o que encobre menos os seus bons frutos. Mas claro que ao mesmo tempo que el esgota os frutos ruins, acaba criando novos... então, é muito complicado analisar Karma. Mas se você entender basicamente isto: que todos tem bom e mau karma consigo, e que eles podem frutificar vidas depois... então fica mais fácil compreender como pode haver "mobilidade" entre os reinos do Samsara. Sugiro também ler esse texto: "O Kamma pode ser mudado?" - https://noqueosbuddhistasacreditam.wordpress.com/2010/04/05/o-kamma-pode-ser-mudado/ Espero ter te ajudado a esclarecer um pouco sua dúvida. Que possamos nos esforçar em cultivar as boas intenções, mesmo que em difíceis circunstâncias. |
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