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| Autor | Mensagem |
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dntmartins
Define-se budista? : Sim Mensagens : 4
| Dom 27 Abr 2014 - 19:23 | |
| Olá boa noite, Estou iniciando meu conhecimento sobre o budismo, e ao ler sobre a história de Buda (Sidarta), já me deparo com uma dúvida: Antes de ler sobre a história do Buda, constatei através de leituras que o budismo não julga a existência de um Deus ou Deuses (Não os Deuses no sentido do Samsara), muito menos de Demônios, o que me deixa confuso é a que na história, Buda antes de atingir a iluminação se depara com o Demônio Mara. Bom, eis minhas dúvidas rs: 1- Mara seria mais uma figura mitológica do budismo, uma personificação dos nossos males? 2- Caso seja mitologia, sempre encontrarei mitologia no Budismo? 3- Por que definiram Deuses, como por exemplo o Buda Hotei, Deus da Boa Sorte, já que no budismo não existe tal crença. Muito Obrigado! |
| | | William - Admin
Local : SP Define-se budista? : Sim Mensagens : 504
| Dom 4 maio 2014 - 22:29 | |
| Olá dntmartins! Alguns apontamentos que devem te ajudar: 1- Tradicionalmente o que é ensinado inclusive por grandes mestres do Budismo - muitos vistos como Iluminados/ Arahants - é que Mara consiste tanto numa prosopopeia, numa personificação das impurezas do ser humano, como em uma entidade semelhante aos Devas, mas que objetiva instigar os seres que perambulam pelo Samsara a alimentarem suas impurezas e, assim, se manterem no Ciclo de Nascimento e Morte. De acordo com as implicações dos Sutras, qualquer um pode renascer como Mara - há um Sutta em que um dos principais monges discípulos do Buddha declara ter sido Mara numa vida anterior. 2- Depende de como você conceitua Mitologia. Se for no sentido de explicações sem embasamento científico para os fenômenos do mundo, Karma e Renascimento são teorias mitológicas. Agora, se você estiver se referindo a entidades mitológicas, como Deuses e outros seres cuja existência não é comprovada, a resposta é sim, porque Buddha alegou a existência de outros seres que também vivem no Samsara além dos seres humanos e dos animais - sejam eles invisíveis (microscópicos), visíveis, sem pernas, com duas, quatro ou várias pernas; como resumia o Buddha. 3- Esses que você citou são definições que surgiram muito depois dos primeiros Suttas terem sido escritos (o Cânone em Páli). Majoritariamente, esses "deuses" surgiram em outras culturas as quais o Budismo foi adaptado, como na China e na Coreia. Ajudou? Cuide-se! |
| | | dntmartins
Define-se budista? : Sim Mensagens : 4
| Seg 12 maio 2014 - 12:48 | |
| Olá! Ajudou sim, agradeço muito pela resposta. Apenas para retratar a fonte de onde tirei as informações, infelizmente está em espanhol, mas não está difícil de compreender. - Citação :
En la mitología budista, Mara es el regente del Cielo del Deseo y se encarga de tentar a la gente mediante los sentidos y el deseo de aprovecharse y/o dominar a los demás. Pero también y principalmente Mara es un ser simbólico que representa la ignorancia espiritual, el apego, el odio y cuanto se opone al logro de la iluminación y la liberación. Mara es el principal demonio de la mitología budista y su origen se remonta a algunos de los textos sagrados que hablan de la vida del primer buda histórico, introduciendo a Mara como la personificación del mal que, a manera de tentador, se hace presente en la lucha espiritual de Buda por conseguir la iluminación. Sin embargo, la creencia en Mara como un ser real pertenece a las poco letradas manifestaciones del Budismo en la cultura popular; ya que, los monjes y todo budista medianamente ilustrado, comprenden que Mara es en esencia un ser simbólico, una personificación del mal entendido básicamente como el conjunto de fuerzas (externas e internas) y tendencias que favorecen el anclaje del individuo en el samsara (ciclo de nacimiento, vida, muerte y resurrección), oponiéndose así a la iluminación, la liberación del sufrimiento y la realización espiritual.
Quem quiser ler mais a respeito, a referência é esta: http://www.demonologia.net/mara-el-demonio-del-budismo/
Mais uma vez obrigado : ) |
| | | dntmartins
Define-se budista? : Sim Mensagens : 4
| Ter 13 maio 2014 - 20:59 | |
| Olá! Mais um vez pesquisando sobre a vida de Buda me deparei com três questões que me deixaram em profundo pensamento rs
1 - Buda ao despertar hesitou antes de ensinar seu caminho de iluminação aos outros, como alguém pode atingir a iluminação e hesitar? 2 - No momento em que decidiu passar seus ensinamentos, de início apenas haviam discípulos homens, haja vista que Buda pensava que mulheres próximas poderiam "atrapalhar" e transmitir ideais sensuais aos seus discípulos. Mais tarde mudou de ideia. Minha pergunta sobre esse fato é parecida com a primeira pergunta, como alguém onisciente pode não pensar também nas mulheres em seu caminho de iluminação? 3 - Última pergunta rs, por que ele aceita um prato de comida estragada? Acho intrigante esses aspectos da vida de Buda. Agradeço a quem puder deixar suas ideias! Obrigado |
| | | William - Admin
Local : SP Define-se budista? : Sim Mensagens : 504
| Dom 8 Jun 2014 - 21:40 | |
| Ah sim! Essas perguntas são aquelas intrigantes que eu mesmo fiquei remoendo por muito tempo... Puxa, me lembro muito bem dessas perguntas Eu prefiro responde-las depois com mais tempo e, se possível, postando alguns Suttas para fundamentar melhor. Deixarei minha opinião em breve, ok? Espero que alguém mais compartilhe sua opinião! |
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