Budismo - Sangha Online
DÚVIDAS SOBRE O BUDISMO?

Registre-se e nos envie sua pergunta que talvez possamos ajuda-lo, independente de sua religião!
Todos são bem-vindos para dialogarem e pesquisarem aspectos do Budismo. Registrando-se você poderá enviar suas dúvidas particularmente à Administração ou à Comunidade, como exemplos:

No Budismo não podemos ter desejos?
Como o Buddha comia carne? E o vegetarianismo?
O Nirvana é o vazio? É eterno e é uma extinção do ser?
O que significa não-eu? O Budismo é niilista?
O que é prazer no Budismo? E paz interior?
Budismo crê em Devas, logo ele é Politeísta?
No Budismo nos isolamos? Como se relacionar com pessoas?
Como meditar? Budismo crê em super-poderes?!
Posso praticar sem crer no renascimento?
Budismo é religião ou filosofia? Por que há tanta idolatria?


Dialogue sobre essas e outras questões aqui.
Budismo - Sangha Online
DÚVIDAS SOBRE O BUDISMO?

Registre-se e nos envie sua pergunta que talvez possamos ajuda-lo, independente de sua religião!
Todos são bem-vindos para dialogarem e pesquisarem aspectos do Budismo. Registrando-se você poderá enviar suas dúvidas particularmente à Administração ou à Comunidade, como exemplos:

No Budismo não podemos ter desejos?
Como o Buddha comia carne? E o vegetarianismo?
O Nirvana é o vazio? É eterno e é uma extinção do ser?
O que significa não-eu? O Budismo é niilista?
O que é prazer no Budismo? E paz interior?
Budismo crê em Devas, logo ele é Politeísta?
No Budismo nos isolamos? Como se relacionar com pessoas?
Como meditar? Budismo crê em super-poderes?!
Posso praticar sem crer no renascimento?
Budismo é religião ou filosofia? Por que há tanta idolatria?


Dialogue sobre essas e outras questões aqui.


Comunidade dedicada a simpatizantes e seguidores (de todas as escolas) do Budismo, visando à pesquisa e ao diálogo. Participe!
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

Se você já se registrou, apresente-se aqui e tire suas dúvidas sobre Budismo!
Registre-se para expor seus pontos de vista - isso independe de sua religião!
Bem-vindo
Bem-vindo ao Fórum Sangha Online!

Registre-se para dialogar com outras pessoas interessadas no Budismo e para ter acesso a todo o conteúdo para pesquisa sobre o mesmo.

Qualquer dúvida, ficaremos felizes em ajudar!
Últimos assuntos
» Budismo
Um paralelo entre dois Suttas que evidencia como mudar de hábito Empty por  Liliane Nascimento
Qui 18 Out 2018 - 14:22

» Sobre este Fórum: Dúvidas sobre o Budismo
Um paralelo entre dois Suttas que evidencia como mudar de hábito Empty por  Convidado
Qua 17 Out 2018 - 10:46

» Templos
Um paralelo entre dois Suttas que evidencia como mudar de hábito Empty por  Vickimie
Qui 13 Set 2018 - 18:11

» Grupo, sobre Budismo, no Whatsapp
Um paralelo entre dois Suttas que evidencia como mudar de hábito Empty por  Vickimie
Qui 13 Set 2018 - 16:06

» Nova aqui
Um paralelo entre dois Suttas que evidencia como mudar de hábito Empty por  Vickimie
Qui 13 Set 2018 - 16:04

» Significado de uma palavra para o budismo
Um paralelo entre dois Suttas que evidencia como mudar de hábito Empty por  rodrigoL8
Ter 8 maio 2018 - 17:10

» Apresentação dum gaúcho
Um paralelo entre dois Suttas que evidencia como mudar de hábito Empty por  Roger Otavio
Ter 1 maio 2018 - 22:47

» Apresentação
Um paralelo entre dois Suttas que evidencia como mudar de hábito Empty por  douglinh4
Seg 23 Abr 2018 - 5:22

» Introduction - Introdução
Um paralelo entre dois Suttas que evidencia como mudar de hábito Empty por  ritthichai
Qua 28 Mar 2018 - 7:19

» Apresentação - Dúvida: história do Mahayana
Um paralelo entre dois Suttas que evidencia como mudar de hábito Empty por  Ciro_Vasconcelos
Qua 14 Mar 2018 - 14:04

» Newsletter: Do que você precisa para ser feliz?
Um paralelo entre dois Suttas que evidencia como mudar de hábito Empty por  leite_paulo
Qui 1 Mar 2018 - 6:16

» Praticar o budismo visando algum beneficio é apego?
Um paralelo entre dois Suttas que evidencia como mudar de hábito Empty por  Rian
Dom 25 Fev 2018 - 8:26

Geral
Quem somos
Regras Gerais
Apresente-se
Precisa de ajuda?
Por que Sangha Online?
O Básico do Budismo
Introdução ao Budismo
A Vida de Buda
Tire suas Dúvidas!
O que o Budismo não é
Como meditar
5 Preceitos para Virtude
Meditação altera genes
Dúvidas Frequentes
Budismo é religião?
Budismo é ateísta?
Como virar budista?
O que é Fé no Budismo?
Preciso ser vegetariano?
O que significa o Lótus?
Votação
Atualmente, qual preceito você tem mais dificuldade para manter?

Abstenção de matar intencionalmente.
Um paralelo entre dois Suttas que evidencia como mudar de hábito Empty7%Um paralelo entre dois Suttas que evidencia como mudar de hábito Empty
 7% [ 56 ]

Abstenção de tomar o que não foi dado (roubar).
Um paralelo entre dois Suttas que evidencia como mudar de hábito Empty3%Um paralelo entre dois Suttas que evidencia como mudar de hábito Empty
 3% [ 21 ]

Abstenção de conduta sexual imprópria.
Um paralelo entre dois Suttas que evidencia como mudar de hábito Empty22%Um paralelo entre dois Suttas que evidencia como mudar de hábito Empty
 22% [ 177 ]

Abstenção de linguagem incorreta.
Um paralelo entre dois Suttas que evidencia como mudar de hábito Empty44%Um paralelo entre dois Suttas que evidencia como mudar de hábito Empty
 44% [ 344 ]

Abstenção de tomar álcool e outros embriagantes.
Um paralelo entre dois Suttas que evidencia como mudar de hábito Empty24%Um paralelo entre dois Suttas que evidencia como mudar de hábito Empty
 24% [ 191 ]

Total de votos: 789
Quem está conectado?
5 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 5 visitantes

Nenhum






Compartilhe
 

 Um paralelo entre dois Suttas que evidencia como mudar de hábito

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
William - Admin

Admin
William - Admin

Masculino
Local : SP
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 504

Um paralelo entre dois Suttas que evidencia como mudar de hábito Empty
Mensagem Um paralelo entre dois Suttas que evidencia como mudar de hábito EmptyDom 18 maio 2014 - 22:35

Um paralelo entre dois Suttas que evidencia como mudar de hábito
Uma das dificuldades iniciais na prática budista consiste na questão da mudança de hábitos - como depender menos de prazeres externos? Como abandonar vícios de longa data? Como aprender a praticar de maneira virtuosa, obedecendo os 5 preceitos e se libertando das influências dos julgamentos de outras pessoas?
Uma das práticas elogiadas pelo Buddha é a reflexão - podemos criar a tendência de que, em um dado momento, em vez de respondermos rapidamente com um impulso habitual, nos lembremos de reflexões prévias para agirmos de maneira inovadora. Exemplo: suponhamos que eu estou habituado a reclamar em voz alta quando alguém me pede um favor enquanto realizo uma tarefa. Ao perceber a inadequação desse comportamento, posso construir a tendência de que Sati, Atenção Plena, se lembre do perigo dessas ações ao refletir diversas vezes - especialmente após uma meditação - da futilidade da raiva, dos perigos provenientes da Má Vontade e da impermanência dessa emoção. Eu poderia meditar e usar a mente para visualizar essas situações que me incitam revolta, apenas para recriar esse sentimento e observá-lo - quão concreto ele é? Este é o primeiro passo para mudar de hábito: gerar desejo para abandonar o que é inábil ao reconhecer os perigos contidos em tal comportamento inadequado.
[Buda]: “E como é que ao praticar ele pratica o caminho para a cessação dos hábitos prejudiciais? Aqui um bhikkhu gera desejo para que não surjam estados ruins e prejudiciais que ainda não surgiram e ele se aplica, estimula a sua energia, empenha a sua mente e se esforça. Ele gera desejo em abandonar estados ruins e prejudiciais que já surgiram e ele se aplica, estimula a sua energia, empenha a sua mente e se esforça. Ele gera desejo para que surjam estados benéficos que ainda não surgiram e ele se aplica, estimula a sua energia, empenha a sua mente e se esforça. Ele gera desejo para a continuidade, o não desaparecimento, o fortalecimento, o incremento e a realização através do desenvolvimento de estados benéficos que já surgiram e ele se aplica, estimula a sua energia, empenha a sua mente e se esforça. Aquele que assim pratica está praticando o caminho para a cessação dos hábitos prejudiciais." - (retirado de Samanamandika Sutta - acessoaoinsight)
Com isso, posso me lembrar de reflexões prévias e, no momento da raiva, empenhar o primeiro esforço correto - o abandono do que é inábil. Abandonar é diferente de retaliar - não significa "destruir" o sentimento indesejado, mas larga-lo, parar de dar atenção a ele, permitir que ele cesse. Mas isso não pode parar por aí - deve-se seguir para os outros esforços corretos, especialmente o de estimular o surgimento de uma qualidade hábil que ainda não surgiu e, em seguida, sustenta-la, independente se a raiva continuar ali ou não.
Então, ao ouvir alguém me pedindo um favor, assim que surgisse a raiva eu poderia me lembrar das minhas reflexões e, com isso, pensar: "Essa raiva já foi motivo de sofrimento para mim durante muito tempo. A morte se aproxima a cada momento (Samvega) - como posso atribuir tanta importância as minhas tarefas? Se não posso ajudar, se realmente não posso ajudar, que eu simplesmente responda que não posso. Se posso ajudar, que eu simplesmente ajude, sem manifestar essas reclamações através da linguagem. Não continuarei reclamando, porque não é assim que os nobres se comportam (vergonha de cometer transgressões), não é isso que orienta à felicidade (temor de cometer transgressões).". Depois, eu poderia desviar a mente para algo benéfico enquanto começo a ajudar: "Que renunciando ao meu egocentrismo, que eu possa me alegrar em ajudar a outras pessoas (Compaixão), visando a sua felicidade (Amor-bondade) e me alegrando quando ela se manifestar (Alegria altruísta). Satisfeito com a conduta virtuosa (Contentamento), convicto de que isso conduz à paz interior porque é incentivado pelos sábios nos quais me inspiro (Pasaada), que eu cultive esse caminho em paz.". Não são necessários pensamentos compridos, apenas pequenas reflexões e, depois, basta que se sustente o sentimento sem qualquer verbalização. Essa mudança de posicionamento e ideia, de entendimento, estimula a mudança de comportamento e, assim, eu poderia mesmo que de maneira um pouco forçada questionar a pessoa que me chamou: "No que mais posso ajuda-lo?", mesmo que a mente queira retornar ao seu isolamento confortável. Mas como já se refletiu no que é realmente benéfico, as reclamações da mente perdem o domínio sobre nós e, assim, podemos agir de acordo com o Dhamma independente de suas contestações. Sempre que a mente se desvia, a retornamos para a conduta e pensamentos desejáveis, como retornamos a atenção à respiração quando ela se desvia para um pensamento fantasioso.
Mas, basicamente, a mudança de hábito só pode ocorrer quando nos convencemos, constantemente, de que o que estávamos habituados a fazer conduz ao sofrimento (porque só é hábito aquilo que a mente vê como prazeroso), ao passo que o novo hábito desejado é o que, de fato, conduz a uma felicidade duradoura. Visando o segundo, também devemos gerar desejo por sustentar qualidades hábeis.
Esse gerar desejo deve ser fundamentado no Entendimento Correto do que é sofrimento e do que é felicidade, baseado nos ensinamentos do Buddha acerca do Apego e da Renúncia, como retratado no Tapussa Sutta:
[Buda]: ‘Se, tendo visto as desvantagens dos prazeres sensuais, eu insistisse nesse tema; e se, tendo entendido as recompensas da renúncia, eu me familiarizasse com isso, existiria a possibilidade de que meu coração ficasse excitado com a renúncia, ganhasse confiança, decisão e firmeza, vendo-a como estar em paz.’ - (retirado de Tapussa Sutta - acessoaoinsight)
Isso evidencia que a mudança de hábito requer tempo. É preciso insistir em refletir que os apegos não são benéficos, que os prazeres que encontramos nas intrigas e nos momentos de raiva são ilusórios e com péssimas consequências; mas que aquilo que é difícil praticar - a renúncia - é o que de fato conduz à paz e à liberdade das flutuações dos eventos externos, evidências da impermanência dos fenômenos condicionados.
Somente através da insistência nessas reflexões, da insistência em despertar desejo e energia em praticar de acordo com o que reconhecemos nessas reflexões, podemos mudar de hábitos. Esse é um bom paralelo entre 2 Suttas de como a prática de Sila é sustentada pela reflexão na prática do Dhamma.
Ir para o topo Ir para baixo
https://sangha-online.forumeiros.com
 

Um paralelo entre dois Suttas que evidencia como mudar de hábito

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Estudo sugere que Buda viveu dois séculos antes do que se pensava
» Peculiaridades e Diferenças entre as Escolas
» O equilíbrio entre a fé e a investigação no Budismo
» Como buda usava o poder dele? Como ele usava a luz dele?
» O que acontece com a sua alma se alcançar o Nirvana? Entre outras

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Budismo - Sangha Online :: Estudos sobre a Meditação e Prática Budista :: Conselhos para a Prática-