Budismo - Sangha Online
DÚVIDAS SOBRE O BUDISMO?

Registre-se e nos envie sua pergunta que talvez possamos ajuda-lo, independente de sua religião!
Todos são bem-vindos para dialogarem e pesquisarem aspectos do Budismo. Registrando-se você poderá enviar suas dúvidas particularmente à Administração ou à Comunidade, como exemplos:

No Budismo não podemos ter desejos?
Como o Buddha comia carne? E o vegetarianismo?
O Nirvana é o vazio? É eterno e é uma extinção do ser?
O que significa não-eu? O Budismo é niilista?
O que é prazer no Budismo? E paz interior?
Budismo crê em Devas, logo ele é Politeísta?
No Budismo nos isolamos? Como se relacionar com pessoas?
Como meditar? Budismo crê em super-poderes?!
Posso praticar sem crer no renascimento?
Budismo é religião ou filosofia? Por que há tanta idolatria?


Dialogue sobre essas e outras questões aqui.
Budismo - Sangha Online
DÚVIDAS SOBRE O BUDISMO?

Registre-se e nos envie sua pergunta que talvez possamos ajuda-lo, independente de sua religião!
Todos são bem-vindos para dialogarem e pesquisarem aspectos do Budismo. Registrando-se você poderá enviar suas dúvidas particularmente à Administração ou à Comunidade, como exemplos:

No Budismo não podemos ter desejos?
Como o Buddha comia carne? E o vegetarianismo?
O Nirvana é o vazio? É eterno e é uma extinção do ser?
O que significa não-eu? O Budismo é niilista?
O que é prazer no Budismo? E paz interior?
Budismo crê em Devas, logo ele é Politeísta?
No Budismo nos isolamos? Como se relacionar com pessoas?
Como meditar? Budismo crê em super-poderes?!
Posso praticar sem crer no renascimento?
Budismo é religião ou filosofia? Por que há tanta idolatria?


Dialogue sobre essas e outras questões aqui.


Comunidade dedicada a simpatizantes e seguidores (de todas as escolas) do Budismo, visando à pesquisa e ao diálogo. Participe!
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

Se você já se registrou, apresente-se aqui e tire suas dúvidas sobre Budismo!
Registre-se para expor seus pontos de vista - isso independe de sua religião!
Bem-vindo
Bem-vindo ao Fórum Sangha Online!

Registre-se para dialogar com outras pessoas interessadas no Budismo e para ter acesso a todo o conteúdo para pesquisa sobre o mesmo.

Qualquer dúvida, ficaremos felizes em ajudar!
Últimos assuntos
» Budismo
The Matrix Empty por  Liliane Nascimento
Qui 18 Out 2018 - 14:22

» Sobre este Fórum: Dúvidas sobre o Budismo
The Matrix Empty por  Convidado
Qua 17 Out 2018 - 10:46

» Templos
The Matrix Empty por  Vickimie
Qui 13 Set 2018 - 18:11

» Grupo, sobre Budismo, no Whatsapp
The Matrix Empty por  Vickimie
Qui 13 Set 2018 - 16:06

» Nova aqui
The Matrix Empty por  Vickimie
Qui 13 Set 2018 - 16:04

» Significado de uma palavra para o budismo
The Matrix Empty por  rodrigoL8
Ter 8 maio 2018 - 17:10

» Apresentação dum gaúcho
The Matrix Empty por  Roger Otavio
Ter 1 maio 2018 - 22:47

» Apresentação
The Matrix Empty por  douglinh4
Seg 23 Abr 2018 - 5:22

» Introduction - Introdução
The Matrix Empty por  ritthichai
Qua 28 Mar 2018 - 7:19

» Apresentação - Dúvida: história do Mahayana
The Matrix Empty por  Ciro_Vasconcelos
Qua 14 Mar 2018 - 14:04

» Newsletter: Do que você precisa para ser feliz?
The Matrix Empty por  leite_paulo
Qui 1 Mar 2018 - 6:16

» Praticar o budismo visando algum beneficio é apego?
The Matrix Empty por  Rian
Dom 25 Fev 2018 - 8:26

Geral
Quem somos
Regras Gerais
Apresente-se
Precisa de ajuda?
Por que Sangha Online?
O Básico do Budismo
Introdução ao Budismo
A Vida de Buda
Tire suas Dúvidas!
O que o Budismo não é
Como meditar
5 Preceitos para Virtude
Meditação altera genes
Dúvidas Frequentes
Budismo é religião?
Budismo é ateísta?
Como virar budista?
O que é Fé no Budismo?
Preciso ser vegetariano?
O que significa o Lótus?
Votação
Atualmente, qual preceito você tem mais dificuldade para manter?

Abstenção de matar intencionalmente.
The Matrix Empty7%The Matrix Empty
 7% [ 56 ]

Abstenção de tomar o que não foi dado (roubar).
The Matrix Empty3%The Matrix Empty
 3% [ 21 ]

Abstenção de conduta sexual imprópria.
The Matrix Empty22%The Matrix Empty
 22% [ 177 ]

Abstenção de linguagem incorreta.
The Matrix Empty44%The Matrix Empty
 44% [ 344 ]

Abstenção de tomar álcool e outros embriagantes.
The Matrix Empty24%The Matrix Empty
 24% [ 191 ]

Total de votos: 789
Quem está conectado?
4 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 4 visitantes

Nenhum






Compartilhe
 

 The Matrix

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
digitalgreen

Discípulos
digitalgreen

Masculino
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 21

The Matrix Empty
Mensagem The Matrix EmptyQui 16 Out 2014 - 10:12

Já disse por este fórum que sou um grande fã de Matrix, com 11 anos eu vi esse filme e a minha vida mudou.
Quando foi crescendo, percebi que havia detalhes muito importantes que me escapavam aqui e ali, mensagens subliminares que me abriram para o caminho da espiritualidade.

Foi com 21 anos que eu despertei mais ainda para a espiritualidade e quis conhecer mais sobre a cultura oriental e me encantei totalmente pelo budismo !

Tenho os meus momentos altos e baixos e aprendi que somos realmente responsáveis por aquilo que nos acontece quando fazemos as nossas ESCOLHAS e daí eu sinto-me mais controlado, sereno e consciente que muitas pessoas que se debatem com as suas vidas.

O livro Siddartha de Herman Hesse, foi outro grande passo, senti que o meu espelho embaciado de ilusões ficava cada vez mais claro, ainda assim estou preso no Samsara.

O Matrix fala de muitas coisas relacionadas com o budismo, desde a escolha dos comprimidos azul e vermelho, às grandes lições explicadas por Morpheus...
Hoje eu estava num shopping e tive de me sentar ao lado de umas meninas que são da minha faculdade, elas não falaram comigo o tempo todo e ficaram a mexer no celular, a mostrar as fotos que tem das festas do facebook, uma futilidade pensei eu, sinto revolta quando devia sentir calma..
Olhei ao redor e vi a quantidade imensa de gente que anda de um lado para o outro, totalmente afastados mas sem se olhar na cara sequer, como verdadeiros programas !! senti que estou dentro da Matrix !

Para mim faz muito sentido, que como o filme diz... Há algo mais para além daquilo que podemos enxergar, tudo é uma vida fisica futil e uma grande ilusão, senti que tinha de sair do shopping e vim para aqui escrever, porque tal como o Neo, eu quero sair da Matrix

Entendi que... The Matrix Has You..

E agora pessoal ? o que voces acham das semelhanças entre Matrix e o Budismo ? Obrigado!

Gostava de contar tudo aquilo que eu acho fascinante e que me despertou neste filme mas fica para um próximo post ! Abraços !
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado

Anonymous


The Matrix Empty
Mensagem The Matrix EmptyQui 16 Out 2014 - 10:18

Bom dia amigo
Já tinha pensado nisso também... 

Ir para o topo Ir para baixo
Mente Purificada

Discípulos
Mente Purificada

Masculino
Idade : 33
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 87

The Matrix Empty
Mensagem The Matrix EmptyQui 16 Out 2014 - 11:48

Esse filme é muito bom. Todos os outros filmes deviam ser inteligentes assim também.

Infelizmente, existem duas coisas nesse filme que não me agradaram: a violência desnecessária e o amor baseado em puro romantismo. Vocês enxergaram isso também?

Gostaria de saber se vocês sabem se esse filme foi produzido baseado no Budismo. Pergunto isso porque esse filme é muito utilizado nas escolas, aulas de filosofia. Existem pessoas que usam o filme para mostrar os ensinamentos de Buda, mas também existem aqueles que usam esse filme para explicar ensinamentos de outras religiões tais com o cristianismo, espiritismo, entre outras.

Quem elaborou a história de Matrix? Ele se inspirou no Budismo?
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado

Anonymous


The Matrix Empty
Mensagem The Matrix EmptyQui 16 Out 2014 - 12:11

Mente Purificada escreveu:
Esse filme é muito bom. Todos os outros filmes deviam ser inteligentes assim também.

Infelizmente, existem duas coisas nesse filme que não me agradaram: a violência desnecessária e o amor baseado em puro romantismo. Vocês enxergaram isso também?

Gostaria de saber se vocês sabem se esse filme foi produzido baseado no Budismo. Pergunto isso porque esse filme é muito utilizado nas escolas, aulas de filosofia. Existem pessoas que usam o filme para mostrar os ensinamentos de Buda, mas também existem aqueles que usam esse filme para explicar ensinamentos de outras religiões tais com o cristianismo, espiritismo, entre outras.

Quem elaborou a história de Matrix? Ele se inspirou no Budismo?

Concordo com sua opinião quanto parte da violência desnecessária e o amor romântico, mas creio que quem fez o filme pensava também na audiência, e é isso que infelizmente a maioria gosta....


Eu achei um texto na internet no site sobre o assunto de religiões e o filme Matrix, http://anaomente.blogspot.com.br/2014/03/matrix-cristianismo-budismo-e-gnose.html
Ir para o topo Ir para baixo
digitalgreen

Discípulos
digitalgreen

Masculino
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 21

The Matrix Empty
Mensagem The Matrix EmptyQui 16 Out 2014 - 13:38

artigo fantástico ! vou imprimir para o ler com atenção ! obrigado por compartilhar Grato
Ir para o topo Ir para baixo
Mente Purificada

Discípulos
Mente Purificada

Masculino
Idade : 33
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 87

The Matrix Empty
Mensagem The Matrix EmptyQui 16 Out 2014 - 21:25

Belo link Pedro J. Silva! Esse trecho respondeu a minha pergunta: "Quando perguntado por um fã se as idéias buddhistas os influenciaram na produção do filme, os irmãos Wachowski responderam com um simples "sim"."



digitalgreen escreveu:
Hoje eu estava num shopping e tive de me sentar ao lado de umas meninas que são da minha faculdade, elas não falaram comigo o tempo todo e ficaram a mexer no celular, a mostrar as fotos que tem das festas do facebook, uma futilidade pensei eu, sinto revolta quando devia sentir calma..
Olhei ao redor e vi a quantidade imensa de gente que anda de um lado para o outro, totalmente afastados mas sem se olhar na cara sequer, como verdadeiros programas !! senti que estou dentro da Matrix !
Isso também acontece comigo. Também percebo que as pessoas são confusas e distraídas.

digitalgreen escreveu:
E agora pessoal ? o que voces acham das semelhanças entre Matrix e o Budismo ? The Matrix 3373096111


Acho que o papel do despertar é uma semelhança. Temos que tentar despertar, acordar para a realidade. Parar de viver em ilusões.

O Budismo fala em interdependência enquanto nós, principalmente nós ocidentais, temos o costume de isolar pessoas e fatos. Somos treinados para sermos independentes e 'ser uma pessoa de sucesso'. Isso é uma ilusão!

A ciência, assim como o Budismo, descobriu que a realidade não existe sem o observador. Existe uma relação entre o objeto observado e o observador. Um não existe sem o outro. Acredito que isso tenha alguma a ver nesse vídeo em que o menino sábio ensina que a colher não existe. O que ele quis dizer é que a colher existe sim, porém, não da maneira como estamos acostumados a perceber os objetos: sólidos e independentes. A colher está dentro de nossas mentes. Nós criamos a realidade. Acho que é mais ou menos isso...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado



The Matrix Empty
Mensagem The Matrix Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

The Matrix

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Budismo - Sangha Online :: Comunidade :: Chat-