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O Nirvana é o vazio? É eterno e é uma extinção do ser?
O que significa não-eu? O Budismo é niilista?
O que é prazer no Budismo? E paz interior?
Budismo crê em Devas, logo ele é Politeísta?
No Budismo nos isolamos? Como se relacionar com pessoas?
Como meditar? Budismo crê em super-poderes?!
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Budismo é religião ou filosofia? Por que há tanta idolatria?
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Budismo - Sangha Online
DÚVIDAS SOBRE O BUDISMO?
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Segue abaixo um vídeo disponibilizado pelo canal Losel Boon Hong Chuah com várias citações de algumas declarações de Ajahn Chah, monge theravada muito conhecido pela sua sabedoria. Discípulo de Ajahn Mun, que reviveu as práticas monásticas de Tradição das Florestas na Tailândia, Ajahn Chah foi um monge considerado por seus discípulos um iluminado.
Portanto, vale a pena conferir seus dizeres e contemplar acerca de suas palavras. Entretanto, o vídeo está em inglês, por isso as citações seguem traduzidas pelo Fórum Sangha Online abaixo do vídeo. Façam bom proveito e, para aqueles que não souberem inglês, ainda assim vale ligar o vídeo para ouvir as belas músicas de fundo e para conferir algumas imagens de Ajahn Chah.
O vídeo está em inglês. Se você não souber o idioma, confira a tradução disponibilizada pelo site logo abaixo.
[00:01] Introdução do Editor: A seguir se encontram algumas citações, retiradas de várias palestras publicadas dadas pelo Venerável Ajahn (Luang Por)1 Chah, relacionadas ao termo geral de “Ensinamento”.
1 "Luang Por" é uma expressão alternativa para "Venerável Ajahn", em tailandês.
[00:17] Início da apresentação das mensagens: Alguns de nós começamos a praticar e mesmo depois de um ou dois anos ainda não sabemos o que é o que. Ainda estamos inseguros acerca da prática.
[00:37] Quando nós ainda estamos inseguros, nós não percebemos que tudo a nossa volta é puro Dharma1, e assim nos dirigimos aos ensinamentos dos Ajahns (professores).
1 As leis, expostas pelo Buda, que regem o Universo e nossas mentes.
[00:57] Porém, na verdade, quando nós conhecemos nossas próprias mentes, quando há Sati (consciência)1 para observar a mente de perto, há Sabedoria.
1 Samma-sati, a penúltima senda do Nobre Caminho Óctuplo que traduzimos como Atenção Plena Correta ou também Vigilância Correta.
[01:17] Todos os momentos e lugares se transformam em ocasiões para que nós ouçamos o Dharma (o ensinamento de Buda, a verdade sobre como as coisas são).
[01:30] No começo, vocês devem acreditar em um professor para que ele lhes instrua e lhes aconselhe.
[01:42] Quando vocês compreenderem, então pratiquem. Quando o professor tiver lhes instruído, sigam as instruções.1
1 Em uma das suas palestras, Ajahn Chah disse que muitos dos seus alunos não faziam o que ele pedia porque sempre questionavam a prática - assim eles não conseguiam avançar. O Venerável gostava de lembrar que no começo nós ainda não temos muita sabedoria, mas que temos que experimentar a prática durante um bom tempo com treinamento constante, mesmo que não vejamos resultados até que, no momento certo, a sabedoria começará a brotar e enfim começaremos a compreender porque a prática é como é.
[02:02] Se vocês compreenderem a prática, já não será mais necessário que um professor lhes ensine: apenas façam o trabalho vocês mesmos.
[02:17] Em qualquer momento em que qualidades negligentes ou prejudiciais surgirem, saibam por si mesmos, ensinem a si mesmos. Façam a prática vocês mesmos.
[02:34] A mente é aquela que sabe, que testemunha. A mente já sabe por ela mesma se você ainda está muito ou apenas um pouco deludido.
[02:51] Você pode desejar viajar, visitar outros professores e experimentar outros sistemas – esse é um desejo natural.
[03:05] Você descobrirá que milhares de questões perguntadas e compreendidas de muitos sistemas não lhe levarão à Verdade. Eventualmente, você ficará aborrecido.
[03:25] Você verá que somente parando e examinando a sua própria mente você poderá descobrir sobre o que o Buda estava falando.
[03:45] Não há necessidade de procurar fora de você. Afinal, você deve se voltar a si mesmo para encarar a sua própria natureza. Aqui é onde você pode compreender o Dharma.
[04:02] Se você tiver algumas perguntas, você será bem-vindo para questioná-los1 a qualquer momento. Mas nós não precisamos de entrevistas diárias por aqui.
1 Ajahn Chah se refere aos mestres e professores.
[04:15] Se eu responder todas as suas poucas perguntas, você nunca compreenderá o processo da dúvida1 em sua própria mente.
1 Um dos 5 obstáculos para a Meditação declarados pelo Buda.
[04:33] Mesmo se o professor disser a verdade, não apenas acredite, porque você ainda não sabe a verdade por si mesmo.
[04:53] É essencial que você aprenda a examinar a si mesmo, entrevistar a si mesmo. Ouça cuidadosamente as palestras de todos os poucos dias, e então as utilize para compará-las com a sua própria prática.
[05:14] Ela continua a mesma? Está diferente? Por que você tem dúvidas? Quem é que duvida? Somente através da autoexaminação você poderá compreender.
[05:31] Se você somente seguir as suas próprias opiniões e tentar praticar de acordo com as mesmas, você começará a pensar e a duvidar demais.
[05:50] Essas dúvidas nunca desaparecerão se você ficar pensando, teorizando, especulando ou discutindo. As dúvidas sequer desaparecerão ao não se fazer nada.
[06:10] Quando nós ouvimos o Dharma, talvez nós desejemos escuta-lo até que todas as nossas dúvidas sejam esclarecidas. Mas a dúvida não é superada apenas por ouvir ou pensar: primeiro nós devemos limpar a mente.
[06:36] Não importa por quanto tempo ouçamos um professor falar sobre a Verdade, nós não entenderemos ou perceberemos essa Verdade apenas ouvindo. Se entendêssemos, isso seria somente através de suposições ou conjecturas.
[07:08] Mesmo que simplesmente ouvir o Dharma não possa conduzir à realização, ouvi-lo é benéfico.
[07:40] No tempo de Buda houve aqueles que atingiram a mais alta realização enquanto ouviam um discurso. Mas aquelas pessoas já estavam altamente desenvolvidas.
[08:14] Isso é como uma bola de futebol. Quando uma bola de futebol é bombeada com ar ela se expande. Agora o ar nessa bola de futebol está pressionando-a para sair, mas não há orifício algum pelo qual ele possa sair. Logo, sem a necessidade de furar a bola de futebol com uma agulha, o ar irrompe para fora.
[08:43] Não sejam apressados em julgar se esse ensinamento está certo ou errado. Apenas ouçam-no primeiro.
[09:07] Se eu lhes oferecesse uma fruta inteira dizendo que ela é deliciosa, vocês deveriam memorizar as minhas palavras, mas sem acreditar em mim imediatamente, porque vocês ainda não a experimentaram.
[09:39] O ensinamento que eu lhes ofereço hoje é o mesmo. Se vocês desejam saber se a fruta1 é doce ou amarga, vocês terão que cortar um pedaço e saboreá-lo. Só então vocês saberão o seu sabor por si mesmos.
1 De forma figurada, o Nirvana.
[10:01] Então, se vocês estiverem falando sobre o Dharma ou escutando-o, vocês não precisam se preocupar sobre onde ele possa estar: ele está logo aqui.
[10:17] Não importa aonde você vá estudar, ele está, de fato, na mente.
[10:45] A mente é aquela que se apega, aquela que especula, ela é aquela que transcende, que se desapega.
[11:05] Se vocês praticarem desta forma, vocês terão Sati em todos os momentos, em todas as posturas.
[11:34] Com Sati, recordação1, e Sampajañña, autoconsciência, vocês saberão o que é certo e errado, felicidade e sofrimento. Conhecendo essas coisas, vocês compreenderão como negociar com elas.
1 A Atenção Plena implica em duas atitudes importantes: estar atento e, o destacado por Ajahn Chah, sempre se lembrar dos ensinamentos para que não sejamos enganados por nossos apegos. Geralmente, esse último aspecto de sempre se lembrar de estar atento, de se desapegar, é o mais relacionado a Sati. O aspecto de estar consciente geralmente é relacionado ao termo Sampajañña.
[11:50] Para falar sobre o Dharma nós usamos símiles, porque o Dharma não tem forma: ele é quadrado ou redondo? Você não pode dizer.
[12:20] Não pense que o Dharma está longe de você, ele se encontra em você, em tudo a sua volta.
[12:51] Dê uma olhada... Um minuto feliz, no próximo triste, no próximo nervoso... Tudo isso é Dharma. Olhe para isso e compreenda. O que quer que seja que cause sofrimento você deve remediar.
Última edição por Administrador em Ter 19 Nov 2013 - 11:36, editado 17 vez(es)
William - Admin
Local : SP
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 504
Sáb 27 Jul 2013 - 23:54
Eu encontrei esse vídeo num momento em que eu estava muito cético e desanimado com a prática. Mas ao assisti-lo, eu percebi que eu estava sendo muito tolo... Espero que muitos possam contemplar essas palavras para que deem continuidade ao desenvolvimento da mente!
Convidado
Dom 28 Jul 2013 - 12:51
Citação :
10:17 Não importa aonde você vá estudar, ele está, de fato, na mente.
Citação :
12:20 Não pense que o Dharma está longe de você, ele se encontra em você, em tudo a sua volta. 12:51 Dê uma olhada... Um minuto feliz, no próximo triste, no próximo nervoso... Tudo isso é Dharma. Olhe para isso e compreenda. O que quer que seja que cause sofrimento você deve remediar.
Gostei bastante destes...
Parece que os discípulos dele tinham muitos problemas com a dúvida, rs.
Citação :
05:50 Essas dúvidas nunca desaparecerão se você ficar pensando, teorizando, especulando ou discutindo. As dúvidas sequer desaparecerão ao não se fazer nada.
William - Admin
Local : SP
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 504
Dom 28 Jul 2013 - 14:11
Geralmente, nas primeiras vezes em que praticamente todos sentem vontade de desistir do Budismo, a maior vilã é a dúvida rs... É ela também um dos primeiros obstáculos a serem superados no caminho para o Nirvana, de acordo com o Buda.
Aliás, legal saber que você gostou dessas frases. No final das contas, apontam outra vez para nós mesmos!