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Sobre converter-se ao Budismo, não é necessário nada formal. Se você quiser formalizar isso, precisará ir a um templo budista, mas realmente a "conversão" mais importante é aquela que é feita de coração. o Buddha dizia que quem praticasse os seus ensinamentos estava muito mais próximo dele do que alguém que dormisse ao lado dele, porém sem praticar seus ensinamentos.
A base do Budismo são as 4 Nobres Verdades e as 3 Características, além de Karma (Intenção). Em resumo, aponta-se que tudo é impermanente e, portanto, não podemos encontrar plena satisfação em nada através do Desejo (Tanha). Quando o Buddha diz que Tanha (Desejo) causa sofrimento, por Tanha ele se refere a 3 tipos de desejos: Desejo por ser existir, desejo por não-ser existir, desejo pela sensualidade (prazeres do mundo). Sempre quando preferimos outra coisa que não aquela que temos agora (Cobiça), ou quando não queremos aquilo que estamos sentindo no presente (Aversão), ou quando ficamos buscando felicidade nas coisas do mundo (dinheiro, elogios, conceitos e discussões), nos envolvemos num ciclo sem fim em que nunca alcançaremos a plena satisfação, mas, em vez disso, só fortaleceremos cada vez mais os nossos desejos.
Partindo desse pressuposto (Entendimento Correto - primeiro fator do chamado Nobre Caminho Óctuplo), podemos começar a mudar nossa forma de lidar com as coisas observando nossas Intenções. A base é INTENÇÃO -
por que estou fazendo isso? Qual o motivo? É para conseguir algo de alguém? Quero que vejam eu fazendo isso por quê? O que eu espero dessa situação? A partir disso vamos descobrindo o que o Buddha disse - sempre quando fazemos algo baseados nesse Tanha, causamos sofrimento agora ou futuramente. Claro que vamos entendendo o que é Tanha aos poucos. Assim, começamos a ir fazendo o que temos defazer e desenvolvendo uma intenção de Generosidade - fazemos as coisas em benefício dos outros seres. Descobrimos que quanto menos fazemos as coisas por nosso Ego, mais leves nos sentimos. Como a felicidade já não está tanto no mundo, podem acontecer muitas coisas lá fora - tudo bem, o que quer que aconteça lá fora é bom o suficiente para ser generoso. A felicidade passa a estar não mais tanto no mundo, mas mais na intenção - é assim que se desenvolve a Paz Interior.
Com isso, nos envolvemos em nossas tarefas mundanas com energia, por generosidade. Quando temos um tempo, permitimos a mente descansar e se lembrar de que tudo isso é impermanente - vamos para a Meditação, onde a mente se acalma e abandona esse mundo gradualmente. Quanto maior a nossa alegria, generosidade e virtude na vida diária, mais profunda a nossa meditação. Quanto mais pacífica a mente na meditação, mais afiada fica a nossa atenção e assim despertamos a Sabedoria - com a mente em paz que passamos a ver as coisas em profundidade. Assim alcançamos a Paz Suprema dentro de nós.
E como a felicidade está na intenção, temos que tomar cuidado rs... Às vezes a mente está tão pacífica, e de repente a meditação fica obscura ou cometemos um erro no mundo. Aí ficamos frustrados, inquietos, fugimos por meio da preguiça, do sono, da raiva ou de um prazer sensual - como comer ou roer as unhas rs. E aí pegamos Tanha de novo e, quando isso ocorre, olhamos para a nossa intenção e nos lembramos que QUALQUER EXPERIÊNCIA É BOA O SUFICIENTE para continuar simplesmente fazendo nossas tarefas mundanas por generosidade e, quando houver um tempo, apenas nos sentamos e abandonamos Tanha. Mesmo que a mente não aquiete, vamos deixando os pensamentos gritarem, mas não lhes damos muita atenção. Não tentamos expulsá-los nem acariciá-los - apenas permitimos que entrem e que saiam quando quiserem. Vemos que esses humores depressivos e agitados passam sozinhos, e aí enxergamos a Impermanência bem ali. Enxergamos que quando há Tanha, Desejo por que essas experiências passem logo, há sofrimento. Quando não há Desejo, mas simplesmente continuamos nossa prática esteja a mente em êxtase ou em depressão, continuamos contentes, e tudo passa de novo.
Portanto, a prática é basicamente Entendimento Correto - Intenção Correta - Generosidade - Meditação que leva a Sabedoria. Cuidado com o Desejo (mesmo Desejo pela Paz), e cultivo de intenções generosas e de abrir mão. Basicamente isso. Agora, entender como praticar isso leva muito tempo. É como aprender a nadar, dirigir ou pedalar uma bicicleta. Fazendo e aprendendo.
Sobre livros para iniciantes, não sei muito rs... No meu início foi tão bagunçado rs... Mas comece pelo site Acessoaoinsight, é muito bom. Você pode ver este link: http://www.acessoaoinsight.net/caminho_liberdade/dharma.php
Busque também os textos não só das escrituras, mas também dos monges atuais. Dois bons textos do Ajahn Brahm para iniciantes, a meu ver, só para conhecer um pouco as ideias Budistas são:
http://www.acessoaoinsight.net/arquivo_textos_theravada/contentamento.php
http://www.acessoaoinsight.net/arquivo_textos_theravada/morrer_alegria.php
E um vídeo, este:
https://www.youtube.com/watch?v=e1DLuMieyk4
Sobre os 5 preceitos, são nada mais nada menos do que uma base para pararmos de agir tão impulsionados pelos nossos desejos, mas não leve-os como mandamentos rígidos. O quarto preceito diz para não mentir, mas a essência é a intenção. Se você mentir para salvar uma vida, qual a intenção? Se você mentir para tirar proveito de alguém, aí sim a intenção é perigosa. Se você mata alguém por ódio, raiva ou diversão, essa intenção vai contra o primeiro preceito. Se você sacrifica um animal para ajudá-lo a se livrar do sofrimento, há intenção egoísta aí? Há Tanha? Essa investigação que o Buddha pediu que fizéssemos, e ela é aprofundada via meditação.
Paz!