Yasmin
Define-se budista? : Sim Mensagens : 1
| Qui 11 Ago 2016 - 0:49 | |
| Olá, eu tenho algumas dúvidas sobre o budismo espero que possa me ajudar. Se supostamente eu alcançar o Nirvana o que aconteceria com meu espírito viraria um deva? Se sim o meu espírito estaria descansando? Pq segundo Buda nem um dos reinos é eterno
Se eu comer carne eu estarei cometendo um erro que poderia ser um karaokê que faria meu espírito entrar no inferno?
As almas humanas já passaram por todo-poderoso os outros reinos?
O que seria o reino do inferno? Uma alma vagando por lugares ruins? | |
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William - Admin
Local : SP Define-se budista? : Sim Mensagens : 504
| Dom 21 Ago 2016 - 10:27 | |
| - Yasmin escreveu:
Olá, eu tenho algumas dúvidas sobre o budismo espero que possa me ajudar. Se supostamente eu alcançar o Nirvana o que aconteceria com meu espírito viraria um deva? Se sim o meu espírito estaria descansando? Pq segundo Buda nem um dos reinos é eterno
Se eu comer carne eu estarei cometendo um erro que poderia ser um karaokê que faria meu espírito entrar no inferno?
As almas humanas já passaram por todo-poderoso os outros reinos?
O que seria o reino do inferno? Uma alma vagando por lugares ruins? | |
Olá Yasmin! Nirvana é algo difícil para se falar sobre... É algo difícil para compreender... Nirvana é a libertação de todo o sofrimento. Então, para compreender o que é Nirvana, você precisa compreender o que é sofrimento. E é aí que está o problema, porque muitas coisas que são insatisfatórias, nós vemos como prazerosas, como dignas de desejo, como objetos de apego, como metas a serem alcançadas... Isso é Ignorância. É não saber o que é sofrimento. E quando não reconhecemos as coisas insatisfatórias tais como são, então temos Desejo (Tanha) por essas coisas. E é assim que o Desejo só nos leva a mais sofrimento. Você poderia dizer: "Ok! Então vá direto ao ponto: o que é sofrimento e o que não é?", mas não sei bem se convém eu responder rsrs... Nós geralmente não queremos mudar o ponto de vista, porque nos apegamos a forma com que comumente vemos o mundo. Porém, a resposta do Buddha seria que qualquer coisa que você experienciar por meio dos 5 agregados (Forma - os 5 sentidos; Sensação; Percepção; Formações Mentais (pensamentos etc) e Consciência) são sofrimento. Aí fica a questão: o que é que podemos experienciar fora desses 5 agregados e que, portanto, não seria sofrimento? O que é que podemos experienciar sem os 5 sentidos e sem a consciência?! É um ensinamento difícil de compreender. Mas, basicamente, Nirvana é simplesmente a cessação dos 5 agregados, ou o completo desapego dos mesmos. Quando nos libertamos do apego e do desejo por qualquer coisa que se possa experienciar por meio deles, então não teremos mais frustrações, desilusões, ciúmes, inveja, a raiva que quer mudar algo ou o desejo que não se satisfaz com aquilo que tem. Isso é a paz, isso é a serenidade, a alegria, o contentamento, a gratidão e o amor incondicional - isso é Nirvana. No Budismo não existe bem essa ideia de espírito ou alma. Existe um processo mental que é capaz de se manifestar de corpos em corpos, em diferentes vidas. Mas não há nenhum lugar ou nenhum reino em que essa mente realmente possa descansar, porque nenhum reino é permanente ou estável: tudo passa, tudo muda - inclusive o que gostamos ou odiamos. Sobre se a mente de cada um já percorreu todos os reinos possíveis, não dá para responder. Cada um é cada um. Mas isso é possível. Possivelmente, quase todos nós já subimos aos mais belos paraísos e já decaímos aos piores infernos. Isso é Samsara. O Inferno é descrito pelo Buddha como um lugar de muito sofrimento, onde os seres são torturados e torturam uns aos outros. É um reino de muita dor e desprazer, onde cada um recebe os reflexos do sofrimento que causou em outras vidas. Sobre comer carne, é uma questão sempre polêmica. O Buddha não proibiu ninguém de comer carne, mas proibiu que as pessoas matassem ou que negociassem com carne. No meu entender, eu prefiro evitar comprar carne. Mas se alguém me oferece, não recuso. Desculpe se a resposta não foi clara, mas como o Buddha dizia: “Este Dhamma que eu alcancei é profundo, difícil de ver e difícil de compreender, pacífico e sublime, que não pode ser alcançado através do mero raciocínio, ele é sutil, para ser experimentado pelos sábios.Mas, esta população se delicia com a adesão, está excitada com a adesão, desfruta da adesão. É difícil para uma população como esta ver esta verdade, isto é, a condicionalidade isto/aquilo e a origem dependente. E também é difícil de ver esta verdade, isto é, o cessar de todas as formações, o abandono de todas aquisições, o fim do desejo, desapego, cessação, Nibbana." - http://www.acessoaoinsight.net/sutta/SNVI.1.php |
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