Budismo - Sangha Online
DÚVIDAS SOBRE O BUDISMO?

Registre-se e nos envie sua pergunta que talvez possamos ajuda-lo, independente de sua religião!
Todos são bem-vindos para dialogarem e pesquisarem aspectos do Budismo. Registrando-se você poderá enviar suas dúvidas particularmente à Administração ou à Comunidade, como exemplos:

No Budismo não podemos ter desejos?
Como o Buddha comia carne? E o vegetarianismo?
O Nirvana é o vazio? É eterno e é uma extinção do ser?
O que significa não-eu? O Budismo é niilista?
O que é prazer no Budismo? E paz interior?
Budismo crê em Devas, logo ele é Politeísta?
No Budismo nos isolamos? Como se relacionar com pessoas?
Como meditar? Budismo crê em super-poderes?!
Posso praticar sem crer no renascimento?
Budismo é religião ou filosofia? Por que há tanta idolatria?


Dialogue sobre essas e outras questões aqui.


Comunidade dedicada a simpatizantes e seguidores (de todas as escolas) do Budismo, visando à pesquisa e ao diálogo. Participe!
 
InícioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Se você já se registrou, apresente-se aqui e tire suas dúvidas sobre Budismo!
Registre-se para expor seus pontos de vista - isso independe de sua religião!
Bem-vindo
Bem-vindo ao Fórum Sangha Online!

Registre-se para dialogar com outras pessoas interessadas no Budismo e para ter acesso a todo o conteúdo para pesquisa sobre o mesmo.

Qualquer dúvida, ficaremos felizes em ajudar!
Últimos assuntos
» Apresentação
por  Nove
Ter 12 Dez 2017 - 23:39

» Sobre este Fórum: Dúvidas sobre o Budismo
por  Nove
Ter 12 Dez 2017 - 23:00

» Cosmologia budista Dúvidas
por  William - Admin
Ter 12 Dez 2017 - 20:55

» Sutra de Lótus / BSGI
por  William - Admin
Ter 12 Dez 2017 - 20:14

» Grupo, sobre Budismo, no Whatsapp
por  brunoc.araujo
Sex 24 Nov 2017 - 13:49

» preciso de um esclarecimento aqui, por favor
por  William - Admin
Qua 22 Nov 2017 - 21:02

» [Vídeo] O Fim do Mundo: Vidamorte
por  jean F Carvalho
Sab 28 Out 2017 - 22:10

» FELIZ NATAL! Mas... Budistas podem comemorar o Natal?
por  frank Knarf
Seg 16 Out 2017 - 11:14

» apresentaçao
por  William - Admin
Sab 14 Out 2017 - 20:23

» Dharma e Lamrim
por  William - Admin
Dom 1 Out 2017 - 23:20

» Dúvida sobre a NÃO ação
por  William - Admin
Dom 1 Out 2017 - 23:11

» Caridade baseada em desejos mundanos
por  William - Admin
Dom 1 Out 2017 - 22:57

Geral
Quem somos
Regras Gerais
Apresente-se
Precisa de ajuda?
Por que Sangha Online?
O Básico do Budismo
Introdução ao Budismo
A Vida de Buda
Tire suas Dúvidas!
O que o Budismo não é
Como meditar
5 Preceitos para Virtude
Meditação altera genes
Dúvidas Frequentes
Budismo é religião?
Budismo é ateísta?
Como virar budista?
O que é Fé no Budismo?
Preciso ser vegetariano?
O que significa o Lótus?
Votação
Atualmente, qual preceito você tem mais dificuldade para manter?

 
Abstenção de matar intencionalmente.

 
Abstenção de tomar o que não foi dado (roubar).

 
Abstenção de conduta sexual imprópria.

 
Abstenção de linguagem incorreta.

 
Abstenção de tomar álcool e outros embriagantes.
Exibir resultados
Quem está conectado
2 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 2 Visitantes

Nenhum






Compartilhe | .
 

 Apresentação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Nina C

Discípulos
avatar

Feminino
Define-se budista? : Não
Mensagens : 1

Mensagem Ter 8 Ago 2017 - 0:25

Olá, me chamo Karina.

Eu não me considero budista, porém desde o fim do ano passado que venho buscando informações sobre o budismo e como praticá-lo. Tentei ir a um grupo budista e não consegui me adaptar a algumas regras. Eu estou me sentindo um pouco pedida, pois quando eu entrei nesse grupo e fui pesquisando vi que existem várias escolas budistas e que cada uma tem suas particularidades.

Acho que esse fórum vai me ajudar a ter um olhar mais claro sobre todas as escolas. Infelizmente algumas pessoas do grupo que entrei afirmavam que eles praticavam o verdadeiro Budismo e que os demais eram errados. E isso fez a minha visão sobre o budismo ficar super confusa.
Voltar ao Topo Ir em baixo
William - Admin

Admin
avatar

Masculino
Local : SP
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 494

Mensagem Dom 13 Ago 2017 - 19:26

Olá Nina C (Karina), seja bem-vinda ao Fórum Sangha Online  Bem-vindo!
É normal essa confusão no início das pesquisas, quando descobrimos que o Budismo se subdivide em várias escolas. Não se preocupe - pesquise com calma e curiosidade, e aos poucos as coisas irão se esclarecendo!
Um conselho é que você primeiro conheça os ensinamentos do Buddha de fato, que você poderá encontrar nos Sutras do Cânone em Páli. Não estou aqui favorecendo a escola Theravada (minha escola rs) que se limita aos suttas desse cânone, mas é consenso que esses suttas são os mais antigos e, portanto, remontam aos ensinamentos básicos do Buddha, isto é: 4 Nobres Verdades, Nobre Caminho Óctuplo, Caminho do Meio, 4 Moradas Divinas (Amor, Compaixão, Altruísmo e Equanimidade), Contemplação da Morte, 3 marcas do mundo (Impermanência, Insatisfatoriedade, Não-eu), Desapego, Contentamento, Virtude, Meditação e Sabedoria.

Primeiro tente entender essa base lendo os sutras. Se não entender muito também, tudo bem. A partir daí, procure estudar como cada escola aborda esses assuntos, partindo principalmente das 4 Nobres Verdades, que é a base. Como a Escola Theravada ensina as 4 Nobres Verdades? Como a Vajrayana ensina? Qual o método de ensino do Budismo Zen? Do Budismo da Terra Pura?

Depois, busque ouvir representantes de cada uma das escolas ensinando. Escute monges de cada Escola, e contemple como os ensinamentos condizem ou não com os ensinamentos do Buddha.

Você vai descobrir que há várias maneiras de falar sobre um único ensinamento, de tal forma que mesmo essas maneiras sendo diferentes, não significa que não sejam legítimas.

Perceberá que algumas acrescentaram ensinamentos de outros mestres junto aos ensinamentos do Buddha, e que em alguns casos isso deu certo sim, ao contrário do que os budistas mais tradicionais dizem.

Talvez também perceba que algumas escolas vão mais a fundo do que outras.

E só com o tempo poderá notar também que nem todas as escolas do Budismo são de fato budistas, porque não são todas que ensinam de fato o que o Buddha ensinou. Algumas distorceram demais os ensinamentos.

Mas não existe isso de que uma escola só está correta, ou só quem estiver numa dada escola "será salvo" ou "é de fato budista". De fato há escolas ruins ou que se desviam dos ensinamentos, mas boa parte delas são legítimas, ensinam valores budistas e têm bons professores e monges traduzindo os ensinamentos de forma prática e atual. Na verdade não tem como o ensinamento do Buddha não ser atual, porque sua doutrina é basicamente sobre as intenções que cultivamos no coração e a forma como vemos o mundo. Cada ação que você realiza é baseada no que você gosta ou não gosta, ou baseada no que é benéfico ou prejudicial? Você aposta nas suas percepções subjetivas, ou reconhece que tanto experiências como preferências são impermanentes? E que a única certeza objetiva que podemos ter sobre a realidade é que tudo é impermanente? Você reconhece que há um sentimento de contentamento e alegria interior, lá no fundo, que pode coexistir com tristeza ou felicidade que se manifestam na parte superficial da mente-coração? Logo, o ensinamento do Buddha é muito atual.

Então, estude primeiro as palavras do próprio Buddha. Investigue isso na sua vida e no coração. Depois, estude como ensina cada escola e os monges de cada escola. Investigue isso comparando com os ensinamentos, e também na sua vida e no coração. O que você perceber que conduz à renúncia e à libertação desse vício de achar que a felicidade está em conseguir o que desejo e evitar o que odeio, levando-a a reconhecer a alegria de fazer o que é benéfico independente dos seus gostos ou desgostos, esse é o caminho. Porque no interior de todos nós já há um gosto natural e latente pela generosidade, pela caridade e pela sabedoria. Só temos que descobrir (literalmente, tirar o que cobre), cultivar e realizar. 

Sinta-se à vontade! É um benefício estudar o que torna bom o coração. Pode ser difícil no começo, mas vale a pena descobrir que mais do que viver a vida seguindo nossas preferências, podemos vivê-la seguindo valores que beneficiam a todos os seres, incluindo a nós mesmos. Então entendemos que sofremos porque sempre achamos que a felicidade estaria em atender nossas preferências, mas como se nossas preferências estão sempre mudando? Estamos aqui para correr atrás de experiências que mudam, baseados em preferências que mudam? Ou estamos aqui para algo maior?  Reverência

O que você acha? Leia os ensinamentos do Buddha e pergunte-se isso. Leia os ensinamentos da escola e pergunte-se isso. Ouça os monges e pergunte-se isso. Teste os ensinamentos de cada escola olhando para sua vida, para sua mente e como as coisas funcionam. Isso é investigar na prática com os ensinamentos como pano de fundo.  Feliz
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://sangha-online.forumeiros.com
 

Apresentação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» Apresentação Jefté
» Apresentação de meu neto
» apresentaçao atrasada
» Apresentação atrasada
» Apresentação - Caique Freitas

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Budismo - Sangha Online :: Comunidade :: Apresentações-