Budismo - Sangha Online
DÚVIDAS SOBRE O BUDISMO?

Registre-se e nos envie sua pergunta que talvez possamos ajuda-lo, independente de sua religião!
Todos são bem-vindos para dialogarem e pesquisarem aspectos do Budismo. Registrando-se você poderá enviar suas dúvidas particularmente à Administração ou à Comunidade, como exemplos:

No Budismo não podemos ter desejos?
Como o Buddha comia carne? E o vegetarianismo?
O Nirvana é o vazio? É eterno e é uma extinção do ser?
O que significa não-eu? O Budismo é niilista?
O que é prazer no Budismo? E paz interior?
Budismo crê em Devas, logo ele é Politeísta?
No Budismo nos isolamos? Como se relacionar com pessoas?
Como meditar? Budismo crê em super-poderes?!
Posso praticar sem crer no renascimento?
Budismo é religião ou filosofia? Por que há tanta idolatria?


Dialogue sobre essas e outras questões aqui.


Comunidade dedicada a simpatizantes e seguidores (de todas as escolas) do Budismo, visando à pesquisa e ao diálogo. Participe!
 
InícioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Se você já se registrou, apresente-se aqui e tire suas dúvidas sobre Budismo!
Registre-se para expor seus pontos de vista - isso independe de sua religião!
Bem-vindo
Bem-vindo ao Fórum Sangha Online!

Registre-se para dialogar com outras pessoas interessadas no Budismo e para ter acesso a todo o conteúdo para pesquisa sobre o mesmo.

Qualquer dúvida, ficaremos felizes em ajudar!
Últimos assuntos
» Novo por aqui!
por  Bruno Kyber
Qua 13 Set 2017 - 12:11

» Professores leigos
por  Ed
Ter 5 Set 2017 - 19:32

» Grupo, sobre Budismo, no Whatsapp
por  Pedro
Seg 4 Set 2017 - 21:51

» Apresentação
por  Administrador
Dom 13 Ago 2017 - 19:26

» O Samsara
por  Erick
Qua 28 Jun 2017 - 12:46

» A Meditação e o Mosquito: Uma Reflexão Sobre Concentração e Virtude
por  Erick
Qua 28 Jun 2017 - 12:41

» A descrição de Arahants e Ariyas para Nirvana
por  Administrador
Dom 11 Jun 2017 - 8:07

» Bom dia - pergunta
por  Erick
Qui 1 Jun 2017 - 8:25

» Oferendas
por  Administrador
Sab 13 Maio 2017 - 13:54

» Meditação altera genes
por  Administrador
Sab 13 Maio 2017 - 13:16

Geral
Quem somos
Regras Gerais
Apresente-se
Precisa de ajuda?
Por que Sangha Online?
O Básico do Budismo
Introdução ao Budismo
A Vida de Buda
Tire suas Dúvidas!
O que o Budismo não é
Como meditar
5 Preceitos para Virtude
Meditação altera genes
Dúvidas Frequentes
Budismo é religião?
Budismo é ateísta?
Como virar budista?
O que é Fé no Budismo?
Preciso ser vegetariano?
O que significa o Lótus?
Votação
Atualmente, qual preceito você tem mais dificuldade para manter?

 
Abstenção de matar intencionalmente.

 
Abstenção de tomar o que não foi dado (roubar).

 
Abstenção de conduta sexual imprópria.

 
Abstenção de linguagem incorreta.

 
Abstenção de tomar álcool e outros embriagantes.
Exibir resultados
Quem está conectado
2 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 2 Visitantes

Nenhum






Compartilhe | .
 

 Os 10 mal-entendidos sobre o budismo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
NatanMarques98

Discípulos
avatar

Masculino
Idade : 18
Local : Sergipe
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 22

Mensagem Qui 9 Out 2014 - 11:36

Texto retirado do site: http://sobrebudismo.com.br/os-10-mal-entendidos-sobre-o-budismo/
Sobre os autores:  Robert E. Buswell Jr. detém o Irving e Jean Pedra cadeira dotada em Humanidades da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, onde também é Professor Emérito de budista Estudos e diretor fundador do Centro de Estudos Budistas. Donald S. Lopez Jr. , um tricicloeditor contribuinte, é o professor universitário Arthur E. Ligação Distinguished de budistas e tibetanos Studies da Universidade de Michigan. Eles são co-autores do recém-lançadoDicionário Princeton do budismo.

(Artigo traduzido da Revista Tricycle – http://www.tricycle.com/blog/10-misconceptions-about-buddhism Nota do Rev. Mauricio Hondaku: Abaixo alguns pontos populares sobre o budismo que criaram alguns mitos, os quais em alguns casos não correspondem ao que é ensinado pelo budismo.  Alguns pontos abaixo, possuem artigos com detalhamentos que serão traduzidos em seguida.


-

1. Todos os budistas meditam.  
A meditação é muitas vezes identificada como a prática central do budismo. No entanto, a maioria dos budistas ao longo da história não meditaram! A meditação tem sido tradicionalmente considerada uma prática monástica e, mesmo assim, como uma especialidade apenas de certos monges. É somente a partir do século 20 que a prática da meditação começou a ser amplamente praticada por leigos. (Nota: há um artigo que será traduzido explicitando esse ponto, quando acabado, haverá um link neste ponto para ele, link para o artigo ainda em inglês: http://www.tricycle.com/blog/biggest-misconception-about-buddhism)

2. A principal forma de meditação budista é a Atenção Plena. 
Na verdade, existem centenas de formas de meditação budista, para o desenvolvimento de alguns estados profundos de concentração e êxtase mental, algumas para análise dos constituintes da mente e do corpo para descobrir que não existe um eu, alguns para encontrar o Buda face-a-face. A prática da Atenção Plena como é ensinada na América de hoje começou na Birmânia no início do século 20.  (Nota: há um artigo que será traduzido explicitando esse ponto, quando acabado, haverá um link neste ponto para ele, link para o artigo ainda em inglês: http://www.tricycle.com/blog/which-mindfulness)


3. Todos os budistas são vegetarianos.  

Bhikshu, é o termo sânscrito traduzido como “monge”, significa literalmente “mendigo”. Monges e monjas budistas originalmente mendigaram por sua refeição diária (alguns ainda o fazem) e, portanto, deveriam comer o que foi oferecido a eles, incluindo carne. Segundo algumas fontes, a disenteria que o Buda sofreu antes de entrar no nirvana ocorreu após ele ter ingerido carne de porco. Nos séculos após a morte do Buda, o vegetarianismo começou a ser promovido em alguns textos budistas. No entanto, ainda hoje nem todos os monges e monjas budistas são vegetarianos. Por exemplo, na China, são; no Tibete, não.  


4. Todos os budistas são pacifistas.  

Costuma-se dizer que uma guerra nunca foi travada em nome do budismo. Não está claro o que “em nome de” possa significar, mas tem havido muitas batalhas entre os budistas (com alguns mosteiros budistas terem seus próprios exércitos). Também houveram guerras de budistas contra os não-budistas. Os budistas tibetanos lutaram bravamente contra as forças britânicas que invadiram o Tibete. Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos sacerdotes japoneses apoiaram a expansão militar do império japonês.  


5. O Budismo é uma filosofia e não uma religião.  

O Budismo tem muitas escolas filosóficas, com uma sofisticação igual ao de qualquer escola filosófica que se desenvolveu na Europa. No entanto, o budismo é uma religião em qualquer definição desse termo, a menos que se defina a religião como crença em um Deus criador. A grande maioria da prática budista ao longo da história, tanto para os monges e leigos, tem sido focada em um renascimento na próxima vida, se para si mesmo, para sua família ou para todos os seres do universo.  

6. O Buda era um ser humano, não um deus e a religião que ele fundou não tem lugar para a adoração dos deuses. O Budismo tem um panteão elaborado de seres celestiais (devas, o nome é etimologicamente relacionada com a palavra em Inglês divindade) e avançados seres espirituais (bodhisattvas e budas), que ocupam vários céus e terras puras e que respondem às orações dos devotos.  

7. Zen Budismo rejeita convencional.  
É dito, que os mestres zen queimaram estátuas de Buda, desprezaram os sutras. Mas, os monges zen seguem um rigoroso conjunto de regras, chamadas de “regras puras”, que são baseadas na disciplina monástica importada da Índia. A maioria dos monges Zen se envolveram em extenso estudo de escrituras budistas antes de começar seu treinamento na sala de meditação. E apesar de um poema célebre no Zen fala de “não depender de palavras e letras,” o Zen tem o maior volume de literatura budista escrita de qualquer tradição do budismo Asiático.  

8. As quatro nobres verdades são nobres.  
A famosa frase “quatro nobres verdades” é um erro de tradução. O termo “nobre” em sânscrito é ariano , uma palavra perfeitamente boa que significa “nobre” ou “superior” que foi arruinado pelos nazistas. Ariano é um termo técnico no budismo, referindo-se a alguém que teve experiência direta da verdade e da volição de  nunca mais renascer como um animal, fantasma ou ser do inferno. As Quatro Verdades:  o sofrimento, a origem, a cessação e o caminho óctuplo são verdadeiras para esses seres iluminados. Eles não são verdadeiras para nós pois ainda não entendemos que a vida é sofrimento [vivemos na ilusão]. Assim, o termo significa “quatro verdades para aquele que é [espiritualmente] nobre.”  


9. O Zen é dedicado à experiência de “iluminação súbita”, que libera seus seguidores dos regimes prolongados de treinamento em ética, meditação e sabedoria encontrados em formas convencionais de budismo.  

Os monges zen rotineiramente esperaram passar décadas de prática em tempo integral antes de serem capaz de fazer um progresso real em sua meditação.  


10. Todas as tradições espirituais, o budismo incluído, são caminhos diferentes para a mesma montanha.  

Muitos pensadores budistas afirmam de forma inequívoca que a iluminação é acessível apenas para aqueles que seguem o caminho budista. Seguindo outras religiões, pode-se obter apenas até o momento, em geral, o renascimento em um “céu” ou “paraíso”; mas só o budismo tem o caminho para a libertação do sofrimento. Todos os caminhos podem levar ao acampamento base, mas apenas o budismo leva até o cume.
Voltar ao Topo Ir em baixo
digitalgreen

Discípulos
avatar

Masculino
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 21

Mensagem Qui 9 Out 2014 - 12:49

Muito útil ! Sempre pensei que meditar fosse ESSENCIAL em todas as escolas Budistas !

Eu gosto de meditar e sinto-me transformado, mais calmo, mais concentrado e mais afectuoso quando medito, por isso escolhi o Budismo !
Voltar ao Topo Ir em baixo
NatanMarques98

Discípulos
avatar

Masculino
Idade : 18
Local : Sergipe
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 22

Mensagem Qui 9 Out 2014 - 14:59

digitalgreen escreveu:
Muito útil ! Sempre pensei que meditar fosse ESSENCIAL em todas as escolas Budistas !

Eu gosto de meditar e sinto-me transformado, mais calmo, mais concentrado e mais afectuoso quando medito, por isso escolhi o Budismo !
Boa tarde Digital!
A escola Shin do Budismo Terra Pura não pratica a meditação.

Veja o vídeo:



Abraços!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Eduardo Frizzo

Discípulos
avatar

Masculino
Idade : 23
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 5

Mensagem Dom 2 Ago 2015 - 14:37

Gosto muito do Zen budismo tenho afinidade pelo que sinto. :palmas:muito bom o texto
Voltar ao Topo Ir em baixo
Eduardo Frizzo

Discípulos
avatar

Masculino
Idade : 23
Define-se budista? : Sim
Mensagens : 5

Mensagem Dom 2 Ago 2015 - 14:38

Gosto muito do Zen budismo tenho afinidade pelo que sinto. :palmas:muito bom o texto
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado



Mensagem

Voltar ao Topo Ir em baixo
 

Os 10 mal-entendidos sobre o budismo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» AAAS: O que os cientistas pensam sobre religião?
» Sobre este Forum de Bibliologia...
» Sobre sites de Química!
» Problema sobre conjuntos 2
» [Ajuda] Questão sobre Triângulo.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Budismo - Sangha Online :: Comunidade :: Chat-